trilha
conhecimento

Diferença entre poupar e investir

Esses dois modelos de guardar dinheiro produzem resultados bem diferentes. Descubra porque.

Muita gente utiliza o termo poupar como sinônimo de investir! Isso é um grande erro, porque há uma diferença enorme entre essas duas palavras, embora elas sejam complementares! Para que você possa entender e colocar em prática em sua vida financeira, vamos explicar a diferença entre elas.

Poupar, significa guardar parte do dinheiro que você não gastou. Para poupar, é preciso mudar o hábito de consumo e planejar o orçamento pessoal, de tal maneira que as receitas (o que você ganha) sejam maiores que as despesas (o que você gasta).

Normalmente, o objetivo de um poupador é utilizar todo o dinheiro poupado, inclusive os rendimentos, para custear a aquisição de algum produto ou serviço (viagem, carro, curso, faculdade etc.) ou ter à mão uma reserva financeira para cobrir imprevistos (reparo do carro, da casa, desemprego etc.).

Investir, significa aplicar o dinheiro poupado para que ele se multiplique e gere renda para o futuro. Aqui, normalmente, o objetivo do investidor é conquistar a liberdade financeira, pois ao colocar seu dinheiro para trabalhar em seu benefício, o investidor ganha uma renda passiva.

Por que conhecer esses conceitos é importante?

Porque poupar e investir são práticas fundamentais para se obter tranquilidade e equilíbrio financeiro e mental. Você só consegue investir se tiver uma quantia para aplicar. Da mesma maneira, você só consegue aumentar o seu patrimônio financeiro e realizar os seus objetivos de vida se souber economizar, poupar e investir.

Ter o controle da vida financeira, saber lidar com o dinheiro e ter hábitos saudáveis de consumo são práticas muito importantes, mas se você não tiver o hábito de poupar e investir, poderá prejudicar o seu futuro financeiro.

Para investir, não é preciso ter muita grana. Basta ter o hábito de poupar e disponibilidade para conhecer um pouco mais sobre investimentos.

Para você começar a poupar, coloque a sua vida financeira em ordem: faça um orçamento financeiro para obter equilíbrio necessário entre as receitas e as despesas; quite suas dívidas, porque não dá para guardar dinheiro pagando juros abusivos; e abandone o hábito do consumo imediatista. Depois, estabeleça seus objetivos e passe a guardar parte do que você ganha.

Procure separar 10% do seu salário para poupar. Separe esse valor logo que o dinheiro cair em sua conta e viva com os 90% que sobraram. Se for difícil separar esse percentual, então, estabeleça um valor de acordo com as suas possibilidades. O importante é começar.

Se você estiver na dúvida entre poupar ou investir, aqui vai uma dica: pense o que quer fazer com a sua grana. Se o objetivo é adquirir, no curto prazo, um produto ou serviço, então, a melhor opção é poupar, pois você conseguirá atingir o valor desejado para gastar. Agora, se o seu plano é ter no futuro um rendimento maior, a melhor opção é investir o dinheiro guardado.

Fique ligado aqui no Investir Bem, porque vamos disponibilizar muito conteúdo bacana especialmente para você.

Continue sua jornada nesta trilha! Leia mais:

O conteúdo do Programa Investir Bem é dedicado exclusivamente à propósitos educativos. As informações aqui disponibilizadas não devem ser entendidas como recomendações específicas de investimento nem garantia de rentabilidade.

Este site não é compatível com o navegador

Microsoft Internet Explorer

Por favor copie o link abaixo e utilize um outro navegador

https://investirbem.prevpepsico.com.br