treino #2

trilha
conhecimento
Série:
1
Tempo:
4
minutos

Educação financeira para jovens

Quando se é jovem, há a impressão de que o tempo é apenas um detalhe e que ele existe apenas para nos permitir experimentações! Há a certeza de que “teremos todo o tempo do mundo” para corrigir o que der errado.

Outra ideia que costumamos considerar em nossa juventude é que podemos gastar o que queremos, porque sempre teremos dinheiro à disposição. Afinal, nossa carreira profissional está só no começo e tem tudo para ser um grande sucesso.

Bem, essas ideias podem estar equivocadas, principalmente no âmbito financeiro, porque o tempo pode ser um poderoso aliado, quando utilizado de maneira inteligente. O dinheiro nem sempre estará disponível e o sucesso pode ser muito relativo!

Precisamos considerar sempre que a idade não é um limitador das nossas finanças, pois quanto antes começarmos a cuidar do nosso dinheiro, mais cedo teremos condições de realizar nossos objetivos de vida e atingir o bem-estar financeiro.

Saber controlar o dinheiro é saber planejar a vida financeira. É tomar as rédeas das finanças, é conquistar mais confiança e segurança, é ter hábitos saudáveis, consumo consciente e uma vida financeira mais tranquila. Isso é ter educação financeira! Fala sério! Isso é bom demais!

Mas, como começar a praticar a Educação Financeira?

Separamos algumas dicas que podem lhe ajudar a colocar as contas em ordem. Elas são sugestões que você pode testar, aprimorar e ver se fazem sentido para você.

Primeiro, é importante que você se conheça melhor, entenda quais são os seus gastos, vontades, objetivos e desejos. Avalie se o que você quer hoje será importante para o seu futuro. Tente se imaginar daqui a algum tempo. Como gostaria de estar?

Seja sincero e verdadeiro nessa avaliação, pois assim será mais fácil estabelecer limites para seus gastos e definir seus investimentos.

Procure entender qual é a sua realidade, o momento em que vive e veja se o que você gasta está dentro do que recebe. Se está de acordo com o seu padrão de vida atual. Além disso, verifique onde você deve mexer para ter mais equilíbrio em suas contas. Por exemplo, quando for adquirir algum produto, pense se ele realmente é necessário para o momento em que vive. Faça também seu orçamento financeiro, planeje e mantenha seus gastos dentro do que pode pagar.

Quando você gasta mais do que recebe, a tendência é consumir as reservas para quitar as contas. Se não houver reservas, o cenário fica pior ainda: você entra no cheque especial, cujos juros são abusivos; parcela a fatura do cartão de crédito, cujos juros são mais abusivos ainda ou faz um empréstimo pessoal, com parcelas a perder de vista. Em todas essas opções, você acaba ficando sem dinheiro no fim do mês e corre o risco de “ficar no vermelho”. Então, o mais fácil ainda é controlar as finanças!

Se você quer ter grana no fim do mês e investir em seus objetivos, sejam eles quais forem, então comece agora a organizar suas finanças. Para isso, poderá utilizar um caderno para anotar tudo o que recebe e o que gasta ou usar um ou mais aplicativos (tanto no seu smartphone quanto em seu computador), como GuiaBolso, Meu Dinheiro, Expense IQ, entre outros.

Procure um aplicativo que tenha sua cara e seu jeito. O importante é fazer a gestão do seu orçamento. Você tem capacidade para isso!

Depois, faça seu planejamento financeiro, definindo suas metas de curto, médio e longo prazo. Pense que essas metas serão importantes para você ter uma organização financeira. Comece com metas alcançáveis, como a formação de uma reserva de emergência, pagar uma viagem ou até mesmo quitar uma dívida. O importante é ter metas racionais, com prazo de conclusão e custos estabelecidos.

Adquira bons hábitos, afinal, agora você já se conhece melhor! Pense duas vezes antes de adquirir um bem; não consuma por impulso ou somente porque o bem está em promoção; faça pesquisa de preço para obter o melhor custo-benefício; corte os gastos com supérfluos; passe a poupar; enfim, cuide do seu dinheiro.

Procure conhecer mais sobre investimentos. Você precisa fazer com que o seu dinheiro trabalhe para você. Há soluções de investimentos adequadas para cada bolso e situação de vida. Informe-se.

Ah, e utilize o tempo a seu favor: se organizando e investindo sempre, você terá dinheiro para realizar o seu sonho tão esperado! E, o melhor ainda, sem ficar no vermelho!

Fique ligado aqui no Investir Bem, porque vamos disponibilizar para você muito conteúdo bacana!

trilha
planejamento
Série:
2
Tempo:
minutos

Como sair das dívidas

Sair das dívidas é o desejo de muita gente. Mas, a grande maioria não sabe como. Essas pessoas ficam tão envolvidas nesse pesadelo que não conseguem ver uma luz no fim do túnel. Mas, a luz está lá!

Não há uma fórmula mágica que possa ser adotada por todas as pessoas, mas é possível sim sair dessa situação. Basta ter disciplina, determinação e um bom planejamento financeiro.

Então, é isso que vamos ver aqui: algumas dicas e passos que você pode seguir para se livrar dessa situação de uma vez por todas. Bora lá!

1. Pare de ter medo da sua conta bancária

Muitas pessoas param de acompanhar a conta bancária por terem medo de ver como a situação está crítica ou já saiu do controle. Porém, essa atitude só vai fazer tudo ficar ainda mais complicado. Crie o hábito de acompanhar frequentemente a sua conta no banco, mesmo em momentos de crise. Encarar o problema de frente é o primeiro passo para você sair dessa.

2. Liste todas as suas dívidas

Liste todas as suas dívidas, inclusive aquelas que estão com o pagamento atrasado. Coloque:

  • tipo de dívida (água, luz, cartão de crédito, cheque especial etc.)
  • nome do credor (para qual empresa ou pessoa você está devendo)
  • valor inicial
  • valor do pagamento mensal
  • valor total devido
  • taxas de juros
  • prazo de pagamento (em meses)

Esse trabalho pode ser bem chato, mas é importante para você sair das dívidas.

3. Monte seu orçamento pessoal

É muito importante que você saiba quanto ganha e gasta por mês e para onde o seu dinheiro vai. Para isso, nada melhor do que montar um orçamento pessoal. Afinal, com ele você consegue identificar sua realidade financeira para fazer um bom planejamento financeiro; gastar melhor o seu dinheiro definindo suas prioridades e suprindo suas necessidades, e ainda custear a realização de seus sonhos. Além disso, ele pode mostrar seus hábitos de consumo.

Então, monte seu orçamento. Para isso, siga as dicas de Orçamento financeiro: como fazer o seu que publicamos aqui no Investir Bem.

4. Corte gastos desnecessários

Enquanto estiver com dívidas e o orçamento apertado, procure cortar gastos que são desnecessários. Aperte o cinto e mude seus hábitos!

Lembre-se de que você precisa abrir mão de determinadas despesas para se livrar das dívidas. Por exemplo, você pode viver um tempo sem TV por assinatura, cinema, barzinho etc.

Depois que você acertar as suas dívidas, poderá readquirir gradativamente e dentro do seu orçamento os serviços e hábitos que você abriu mão.

5. Monte um plano de ação

Pegue sua lista de dívidas e as coloque em ordem de prioridade de pagamento e negociação. Dê preferência para aquelas que têm juros maiores, como o rotativo do cartão de crédito e o cheque especial. Isso porque esses dois são os vilões do seu dinheiro. Eles chegam a taxas absurdas de juros: algo na casa de 400% ao ano.

Depois de colocar as prioridades, analise as suas dívidas e identifique se é possível trocar uma ou mais com juros altos por uma nova dívida com taxa de juros mais em conta. Aqui você troca uma dívida cara por uma mais barata.

Pode ser que você não tenha o dinheiro necessário para pagar todas as dívidas de uma única vez, por conta do seu orçamento apertado. Mas, é importante saber o que deve ser priorizado para não sair do controle.

6. Negocie com os credores

Agora, chegou o momento de negociar suas dívidas com seus credores. Assim, em ordem de prioridade, entre em contato com eles e mostre que você quer chegar a um acordo que seja bom para ambos os lados. Mas, só negocie e se comprometa com o pagamento de dívidas que de fato poderá cumprir.

Em sua negociação, estabeleça um valor limite para as parcelas de tal maneira que elas caibam em seu orçamento, e leia com atenção o contrato que assinará.

Lembre-se: a prioridade é pagar as dívidas que têm juros maiores. Além dessas, você precisa ter atenção com as dívidas de serviços essenciais, como água, luz e gás, e com o aluguel e condomínio, pois elas podem atrapalhar a vida familiar.

Uma boa dica é ficar de olho nos feirões de negociação promovidos por instituições como o Serasa e SPC. Muitas vezes é possível obter até 90% de desconto.

Agora, muita atenção para não cair em golpes que prometem limpar o seu nome sem pagar a dívida.

Bem, após a negociação, atualize sua lista de dívidas e lance os novos valores em seu orçamento mensal. Assim, saberá quanto do seu orçamento está comprometido com dívidas.

Seja prudente

Para não vacilar e se endividar novamente, seja prudente! Previna-se! Procure ter equilíbrio financeiro (com um bom orçamento e planejamento financeiro, isso é possível), uma reserva de emergência e bons hábitos de consumo.

Bem, agora que você viu como se livrar da situação de endividamento, é hora de agir! Organize sua vida e conquiste sua independência financeira.

Fique ligado aqui no Investir Bem, porque vamos disponibilizar muito conteúdo bacana especialmente para você.

trilha
compromisso
Série:
3
Tempo:
6
minutos

Hábitos e comportamentos para um consumo consciente

No início, talvez você tenha dificuldades para isso, até porque vivemos em uma sociedade de consumo. Mas, é perfeitamente possível policiar suas escolhas, se manter firme com o seu orçamento e planejamento financeiro e manter um hábito de consumo mais saudável.

Em suas compras

  • Compre na medida certa e o quanto você e sua família necessitam e podem pagar.
  • Não gaste mais do que você ganha. Não é possível realizar os seus sonhos se você gastar mais do que ganha. Assim, procure ter um padrão de vida sustentável, vivendo com menos e poupando mais.
  • Não compre por impulso ou por mérito. Lembre-se, você é merecedor sim, mas de uma vida financeira tranquila. Uma dica aqui é você aguardar um tempo, ao menos um dia, para fazer a compra. Assim, poderá tomar a decisão baseada na sua realidade e possibilidade financeira.
  • Cuidado com compras pela internet, pois elas podem fazer você cair nas tentações com as promoções e nas compras por impulso.
  • Compare sempre os preços antes de comprar e pechinche!
  • Se possível, compre à vista. Negocie um desconto e ganhe dinheiro.
  • Procure adquirir bens duráveis, de boa qualidade e com facilidade de conserto. Se for um eletrodoméstico, opte por aqueles com baixo consumo de energia.
  • Procure utilizar embalagens retornáveis ao invés de sacolas plásticas.
  • Reaproveite e recicle materiais. Você pode customizar roupas, sapatos, objetos de decoração etc. A ideia é aproveitar ao máximo os produtos que você tem, evitar a compra de novos e a formação de resíduos.
  • Para as compras em supermercados:
  • Faça uma lista de tudo que precisa e com quantidades equilibradas. Se os alimentos que você comprou estão estragando, isso significa que comprou mais do que necessitava.
  • Se possível, não leve as crianças com você. Elas podem querer produtos mais caros e supérfluos.
  • Antes de sair de casa, se alimente bem. Quando estamos com fome, temos a tendência de pegar mais produtos por impulso.
  • Defina um valor máximo que pode gastar sem comprometer o seu orçamento.
  • Aproveite os dias de promoção dos supermercados para adquirir os produtos com melhores preços.
  • Dê preferência às compras em “atacarejos”. Eles costumam ter melhores preços.
  • Confira sempre a data de validade dos produtos. Afinal, se comprar um produto vencido é dinheiro jogado fora.

Em suas finanças

  • Acompanhe sempre a sua conta bancária. Assim, você não será pego de surpresa com débitos não previstos.
  • Cuidado com o cartão de crédito e o cheque especial. Eles não são parte de suas receitas (ganhos). Essas facilidades devem ser utilizadas com cautela. O cheque especial deve ser utilizado somente para emergências das emergências, entendeu?
  • Faça e mantenha sempre em dia o seu orçamento e planejamento financeiro. São eles que lhe ajudam a manter o equilíbrio entre seus ganhos e gastos. Não abaixe a guarda e nem dê bobeira!
  • Antes de você gastar, poupe seu dinheiro! Estabeleça quantias coerentes com sua situação financeira. Mesmo que sejam pequenas. O importante é poupar. Tente 5% ou 10% do seu salário!
  • Use crédito conscientemente. Antes de comprar a prazo, pense se o produto é necessário e se as prestações cabem no seu orçamento.
  • Evite desperdícios! Procure economizar com serviços de água, luz, telefone, TV a cabo, entre outros. Avalie se você utiliza, de fato, o pacote que comprou da academia!
  • Invista seu dinheiro com consciência e tome cuidado com promessas de altas rentabilidades diárias ou mensais. Há muito estelionatário vendendo gato por lebre, como as pirâmides financeiras!


Em seu lazer

  • Aproveite ao máximo o que o lazer gratuito pode oferecer, como visitas a parques públicos, piqueniques, caminhadas, prática de esportes e andar de bicicleta ao ar livre.
  • Procure fazer suas pizzas e lanches em casa. Chame a família toda para ajudar. Assim, vocês poderão ter um momento único e feliz em família.
  • Planeje bem suas viagens para aproveitar ao máximo sem ficar endividado no fim do mês. Isso vale também para suas saídas para bares, lanchonetes, restaurantes, cinema e teatro.

Ter hábitos saudáveis de consumo não significa que você não possa comprar o que deseja e que deva economizar a qualquer custo. A ideia é que o consumo aconteça de maneira consciente e que considere os seus planos do presente e futuro.

Fique ligado aqui no Investir Bem, porque vamos disponibilizar muito conteúdo bacana especialmente para você.Ter hábitos cada vez mais saudáveis, adotar o consumo consciente e ser financeiramente organizado no seu dia a dia é benéfico para você, sua família, seu bolso e para o meio ambiente.Existe uma infinidade de bons hábitos, comportamentos e dicas de consumo consciente que poderíamos falar aqui, mas o nosso objetivo hoje é trazer alguns exemplos para você adotar e transformar a sua vida. Assim, aos poucos poderá reconhecer em você ou em sua família outros hábitos e comportamentos que podem ser mudados, para melhor.

Ainda está com energia!? Temos mais treinos para você!
treino #1treino #3treino #4treino #5

Este site não é compatível com o navegador

Microsoft Internet Explorer

Por favor copie o link abaixo e utilize um outro navegador

https://investirbem.prevpepsico.com.br