trilha
conhecimento

Você sabe quanto pagamos de impostos?

Boa parte da população brasileira não faz ideia da quantidade de impostos que paga ao adquirir qualquer mercadoria ou serviço. Saiba quais são eles.

Em tudo o que compramos, existe uma taxa referente aos impostos. Aliás, não é exagero algum dizer que pagamos impostos o tempo todo.

O problema todo é que uma grande parte da população brasileira não faz ideia da quantidade de impostos que paga ao adquirir qualquer mercadoria ou serviço.

Só para ter uma ideia, se você for comprar arroz, dependendo do estado do País em que mora a carga tributária relativa ao ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) pode ser de 12%. Na prática, significa dizer que 12% do valor que você paga pelo arroz refere-se ao ICMS.

Mencionamos o ICMS, mas existem outros tipos de impostos. Entenda melhor a seguir.

Tipos de impostos existentes no Brasil

Os impostos podem ser Federais, Estaduais ou Municipais. Listamos alguns dos principais para você ficar por dentro:

  • Imposto federal: é destinado à manutenção do país. Exemplos incluem: IRPF (Imposto sobre a renda das pessoas físicas), IRPJ (Imposto sobre a renda das pessoas jurídicas), IOF (Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros), IPI (Imposto sobre produtos industrializados, para a indústria).
  • Imposto estadual: destinado à infraestrutura dos estados, como escolas e faculdades estaduais e as rodovias estaduais. Alguns exemplos: ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual, Intermunicipal e de Comunicação) e IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).
  • Imposto municipal: os valores são usados para manter a administração pública local, como escolas municipais e unidades de pronto atendimentos. Como exemplos desse tipo de imposto, citamos o ISS (Imposto sobre Serviços) e o IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana).

Exemplos

Para trazer um exemplo prático, imagine que você vá ao cabeleireiro da sua cidade. Uma parte do dinheiro que você pagou pelo serviço prestado pelo profissional vai para o ISS e o IPTU (a porcentagem destinada a cada imposto varia de município para município). Sendo assim, note que em um mesmo produto ou serviço são cobrados diversos tipos de impostos.

Outro exemplo bem fácil de entender é a fatura do cartão de crédito. Caso você atrase o pagamento, existe uma taxa de IOF cobrada. O IOF também é cobrado quando uma compra é feita no exterior, quando houver uma transação financeira, renovação de seguro, contratação de empréstimos, entre outros.

Atenção: pagar a fatura do cartão atrasada se traduz em um grande prejuízo para o seu bolso, porque além da taxa de IOF existem os juros rotativos que podem ultrapassar os 20%.

Não é à toa que especialistas em finanças dizem que o cartão é o pior lugar para dívidas. Portanto, não recomendamos o pagamento atrasado de faturas.

Qual é o valor que pagamos em impostos?

Como você entendeu, existe o imposto federal, que vale para todo Brasil, e existem os impostos estaduais e municipais. Os valores referentes aos dois últimos variam de acordo com o estado e a cidade em que você mora.

Bom, mas se formos dar um número para você, segundo o Impostômetro, que é um painel instalado pela Associação Comercial de São Paulo, os impostos pagos pelos brasileiros em 2022 somaram a quantia de R$ 2.890.489.835.290,32. Ou seja, quase 3 trilhões de reais.

No site do Impostômetro também estão relacionados diversos itens com suas respectivas tributações. Separamos alguns exemplos:

  • Achocolatado: 38,06% de tributação
  • Carne: 29% de tributação
  • Geleia: 40,39% de tributação
  • Maisena: 33,87% de tributação
  • Pão francês: 16,86% de tributação
  • Ração para gato e cão: 41,26% de tributos
  • Gasolina: 61,95% de tributos

Sempre que vamos à padaria ou ao supermercado comprar um pão, 16,86% do valor que pagamos são tributos. Ou, ainda, mais da metade do preço pago pela gasolina são impostos.

Para ver uma lista mais completa de mercadorias e seus tributos, clique aqui.

Dica: sabia que é possível saber o quanto os(as) brasileiros(as) estão pagando de imposto durante o ano? Para isso, basta acessar o site do Impostômetro.

Para mais dicas como essa e mais materiais para ajudar você a entender sobre dinheiro e investimentos, acesse o site do Investir Bem.

Continue sua jornada nesta trilha! Leia mais:

O conteúdo do Programa Investir Bem é dedicado exclusivamente à propósitos educativos. As informações aqui disponibilizadas não devem ser entendidas como recomendações específicas de investimento nem garantia de rentabilidade.

Este site não é compatível com o navegador

Microsoft Internet Explorer

Por favor copie o link abaixo e utilize um outro navegador

https://investirbem.prevpepsico.com.br