trilha
compromisso

Comprar parcelado ou à vista?

Bem, depende da situação financeira do comprador e de alguns outros fatores que devem ser analisados. Descubra mais.

Qual é a melhor forma de pagamento: à vista ou parcelado? Bem, depende da situação financeira do comprador e de alguns outros fatores que devem ser analisados para não escorregar.

Segundo os especialistas, a melhor forma de pagamento é à vista quando você tem dinheiro. Isso porque, com essa modalidade de pagamento você pode conseguir bons descontos, que geralmente superam os rendimentos de aplicações financeiras. Se for em dinheiro vivo, esses descontos podem ser melhores ainda, porque o vendedor não terá que pagar taxas de utilização das máquinas de cartões.

Mas, nem sempre é possível obter descontos no pagamento à vista. Nesse caso, parcelar a compra pode ser mais vantajoso, pois você manterá o seu dinheiro aplicado.

Entretanto, se você não tem dinheiro, deve considerar: limite do cartão de crédito para esta compra, outras prestações que se acumularão no fim do mês, o quanto vai comprometer o seu orçamento e por quanto tempo.

Então, antes de tomar qualquer decisão, você precisa saber qual é a sua situação financeira atual e como está o seu orçamento e planejamento financeiro!

Bem, vamos ver alguns pontos que você deve considerar em sua decisão sobre pagar uma compra à vista ou a prazo.

1. Considere o valor da compra

O valor da compra é um dos definidores da forma de pagamento. Isso porque, muitas vezes, não temos prazo e dinheiro suficiente para adquirir aquilo que queremos, como um carro, um imóvel, uma moto, enfim, bens com preços mais altos.

Se o valor do bem for baixo, aí vale a pena considerar o pagamento à vista se você estiver com sua situação financeira em dia.

Entretanto, vale a pena adiar a aquisição, independentemente do valor do bem, se você estiver com seu orçamento comprometido e no vermelho.

2. Considere os juros e os descontos

Em qualquer compra parcelada há incidência de juros, mesmo quando o vendedor anuncia “10x sem juros”. Então, é preciso ficar atento às taxas que podem ser cobradas.

Para saber se é vantajoso ou não o desconto dado ao pagamento à vista, é preciso comparar os juros embutidos do pagamento a prazo com o rendimento da aplicação financeira que você colocou as suas economias. Se os juros do parcelamento forem maiores que os rendimentos da sua aplicação, então, a melhor forma de pagamento é à vista. Caso contrário, opte pelo parcelamento.

Mas, sempre considere a sua situação financeira e comprometimento do seu orçamento mensal!

Para calcular os juros de uma compra, você pode usar, por exemplo, a calculadora disponível no site do Banco Central.

3. Considere sua capacidade de pagamento e tempo de parcelamento

Independentemente da forma de pagamento, considere sua situação financeira atual e sua capacidade de pagamento.

Pergunte a você mesmo: tenho reserva suficiente para pagar o produto à vista e ainda honrar com todos os meus compromissos mensais? Esta parcela cabe em meu orçamento mensal?

Considere que, ao pagar a prazo sua compra, você comprometerá seu orçamento até quitar o parcelamento. Se comprou em 10 vezes, seu orçamento ficará comprometido durante 10 meses. Além disso, considere outras compras parceladas que já estão no seu orçamento.

Bem, vimos aqui importantes pontos a serem considerados no momento de decidir por pagar uma compra à vista ou parcelada. As duas formas têm vantagens e desvantagens, mas não se pode negar que o pagamento à vista é sempre mais garantido. Afinal, é sempre melhor comprar tendo o dinheiro para pagar.

Mas, independentemente da forma que escolher para pagar sua compra, tenha sempre em mente que o ideal é ter hábitos saudáveis de consumo e cuidado com o seu orçamento.

É melhor se organizar e escolher de maneira consciente a melhor opção para o seu planejamento financeiro.

E, sempre faça seus cálculos considerando: desconto de pagamento à vista, os juros do parcelamento, o rendimento de sua aplicação financeira e se você pode esperar um tempo até adquirir o produto.

Continue ligado aqui no Investir Bem, porque vamos disponibilizar muito conteúdo bacana especialmente para você.

Continue sua jornada nesta trilha! Leia mais:

O conteúdo do Programa Investir Bem é dedicado exclusivamente à propósitos educativos. As informações aqui disponibilizadas não devem ser entendidas como recomendações específicas de investimento nem garantia de rentabilidade.

Este site não é compatível com o navegador

Microsoft Internet Explorer

Por favor copie o link abaixo e utilize um outro navegador

https://investirbem.prevpepsico.com.br