trilha
compromisso

Como parar de perder dinheiro sem perceber

Dinheiro voando? Aprenda a manter o controle com 4 dicas simples.

Você tem aquela sensação de que o seu dinheiro cria asas e some? Chega ao fim do mês, o salário acabou e, quando tenta entender para onde foi, não encontra resposta?

Isso acontece por algo simples: falta de controle. Quando não acompanhamos os gastos, o dinheiro escapa em pequenas despesas, taxas e hábitos que parecem inofensivos, mas que, no fim das contas, fazem diferença no bolso.

Como por aqui gostamos de trazer soluções, neste conteúdo compartilhamos 4 dicas básicas, mas essenciais. Elas irão ajudá-lo(a) a segurar o seu dinheiro e evitar que ele desapareça sem que você perceba.

1 – Revise os pequenos gastos do dia a dia

A maioria de nós fica preocupada com os gastos de valores elevados: a compra de um celular novo, da televisão de última geração ou até de uma geladeira. Mas e se falarmos para você que na grande maioria dos casos, o vilão são os gastos diários pequenos?

Um cafezinho aqui, um lanche ali ou uma corrida rápida de aplicativo acolá parecem inofensivos, mas, quando somados ao longo do mês, podem representar um valor alto.

Por isso, a primeira dica para parar de perder dinheiro sem perceber é ficar de olho nesses gastos. Eles são chamados de gastos invisíveis porque, individualmente, quase não pesam. Justamente por esse motivo, tendemos a não prestar atenção neles. E é aí que eles acabam esvaziando o bolso.

Para entender quais gastos você tem e que se encaixam nessa categoria, a melhor maneira é anotar tudo em uma planilha, aplicativo ou até em um simples caderno. Dessa forma, você consegue visualizar para onde está indo seu dinheiro e identificar o que pode ser ajustado.

2 – Atenção aos serviços e assinaturas que não utiliza

Cuidar bem do dinheiro para não perdê-lo por aí significa também ficar de olho nos serviços que você contratou, mas não aproveita de verdade. Pode ser a academia que quase nunca frequenta, o pacote extra de internet que não usa, ou até aquela assinatura de streaming que você esqueceu de cancelar.

Normalmente, esses serviços e assinaturas possuem um valor menor, o que faz com que eles entrem na categoria de “gastos invisíveis”. O problema é que eles consomem o seu dinheiro sem trazer nenhum benefício real.

Sendo assim, vale a pena revisar periodicamente as suas assinaturas e cortar o que não está sendo utilizado. Para aqueles serviços que você usa, mas que não tira proveito total, uma boa dica é verificar se existe a possibilidade de reduzir o plano ou trocar por uma versão mais econômica.

3 – Pague suas contas em dia

Atrasar contas gera multas e juros que, mesmo pequenos, comem uma fatia do orçamento mês a mês. Esse é um dos jeitos mais fáceis de perder dinheiro sem perceber.

Para evitar, coloque contas em débito automático, separe uma data fixa no mês só para organizar os pagamentos ou crie um lembrete no seu celular. Assim, você mantém suas finanças em dia e, de quebra, economiza.

4 – Planeje as suas compras

Aqui estamos falando de vários tipos de compras: supermercado, datas comemorativas (como Natal), material escolar, roupas, entre outras.

Ter uma lista em mãos garante foco e ajuda a evitar gastos extras, especialmente quando há promoções. Anotar o que realmente precisa e seguir a lista ajuda a evitar desperdícios e a economizar.

Esse hábito, apesar de simples, evita gastos por impulso e garante que o seu dinheiro seja usado de forma consciente.

Gostou dessas dicas? Para mais conteúdos bacanas como este, fique de olho no Investir Bem e na plataforma nudge.

Continue sua jornada nesta trilha! Leia mais:

O conteúdo do Programa Investir Bem é dedicado exclusivamente à propósitos educativos. As informações aqui disponibilizadas não devem ser entendidas como recomendações específicas de investimento nem garantia de rentabilidade.

Este site não é compatível com o navegador

Microsoft Internet Explorer

Por favor copie o link abaixo e utilize um outro navegador

https://investirbem.prevpepsico.com.br