trilha
conhecimento

Controle financeiro: o que é e como fazer?

Confira o que você pode começar a fazer hoje para assumir o controle do seu dinheiro.

O que vem na sua mente quando o assunto é controle financeiro? Para muitas pessoas, controlar o dinheiro significa reduzir os gastos e comprar menos. Mas, na prática, vai muito além disso: é entender para onde ele está indo, planejar o que realmente importa e criar espaço para realizar seus sonhos sem sustos no caminho.

O resultado? Além de finanças organizadas, ter o bolso em ordem significa menos preocupação, mais tranquilidade e até qualidade de vida. A seguir, confira 5 ações simples para colocar em prática e assumir de vez o controle do seu dinheiro.

1 – Conheça seu padrão de consumo

O segredo do controle financeiro é simples: acompanhar de perto tudo o que entra e sai da conta bancária. Pode parecer básico, mas é justamente aí que muitas pessoas se perdem. Como não têm uma ideia mais precisa de como estão gastando o dinheiro, elas deixam de tomar boas decisões no dia a dia.

Por isso, comece entendendo o seu padrão de consumo, ou seja, como você costuma gastar: se prioriza lazer, alimentação fora de casa, compras online, transporte ou qualquer outro item que pese mais no seu orçamento.

Uma ótima maneira de fazer isso é anotando – em um caderno, planilha ou aplicativo no celular – todas as entradas e saídas de dinheiro. Isso significa desde o que foi gasto na padaria, até uma compra de valor mais alto.

2 – Separe os seus gastos em categorias

Com tudo anotado, defina categorias para cada gasto. Por exemplo:

  • Moradia: aluguel, IPTU, água, gás, luz, prestação da casa própria, telefones, TV a cabo etc.
  • Transporte: estacionamento, combustível, transporte público, prestação do carro, IPVA etc.
  • Alimentação: supermercado, feira, sacolão, restaurante etc.
  • Saúde: farmácia, dentista, academia etc.
  • Educação: mensalidade escolar, uniforme, material escolar, cursos etc.
  • Vestuário: roupas, calçados, acessórios etc.
  • Manutenção e prevenção: reparos na casa e no carro.
  • Cuidados pessoais: manicure, cabeleireiro, barbeiro, clube etc.
  • Lazer: viagens, cinema, restaurantes, bares etc.
  • Outros: presentes e dívidas pessoais.

3 – Coloque tudo em um orçamento

O orçamento pessoal é uma ferramenta que ajuda a planejar os gastos e, por isso, é um dos maiores aliados do controle financeiro. Com ele, você define quanto pode gastar em cada categoria identificada (alimentação, transporte, lazer etc.) e acompanha se está conseguindo manter o combinado.

É como montar um mapa para o seu dinheiro, pois ele mostra não só onde você está, mas também para onde quer ir. Para criar o seu orçamento, confira o seguinte conteúdo:

4 – Analise os gastos que podem ser eliminados ou reduzidos

Com a planilha em mãos e com a visão das categorias, no fim do mês, tire um tempo para analisar como o dinheiro foi utilizado. Existem compras que poderiam ser evitadas? Em quais áreas você gastou mais: lazer, saúde ou moradia, por exemplo? Quais gastos podem ser evitados nos próximos meses e quais podem ser reduzidos?

Fazer isso é um ótimo exercício para identificar os famosos “gastos invisíveis”, que são aqueles pequenos valores que parecem não pesar, mas que somados fazem diferença no orçamento. Um café todo dia, a assinatura de um serviço que você quase não usa ou as compras por impulso são bons exemplos.

Ao perceber esses pontos, você pode decidir se vale mesmo a pena mantê-los ou se é hora de eliminá-los da sua vida.

5 – Acompanhe seus gastos de perto

A quinta e última ação é tão importante quanto as demais. Depois de ter uma melhor visão de como você está gastando o seu dinheiro, faça um controle quinzenal ou mensal para garantir que os gastos não ultrapassem o que cabe no seu bolso.

O acompanhamento constante evita surpresas desagradáveis e ajuda a manter os gastos dentro de um padrão de vida que cabe no seu bolso. Além disso, ao revisar suas finanças com frequência, você consegue ajustar rapidamente qualquer deslize, em vez de descobrir tarde demais que perdeu o controle.

Esperamos que estas dicas sejam úteis para você. Para mais conteúdos bacanas, acesse o Investir Bem e a plataforma nudge.

Continue sua jornada nesta trilha! Leia mais:

O conteúdo do Programa Investir Bem é dedicado exclusivamente à propósitos educativos. As informações aqui disponibilizadas não devem ser entendidas como recomendações específicas de investimento nem garantia de rentabilidade.

Este site não é compatível com o navegador

Microsoft Internet Explorer

Por favor copie o link abaixo e utilize um outro navegador

https://investirbem.prevpepsico.com.br