trilha
planejamento

Como ter um padrão de vida que cabe no bolso?

Um padrão de vida que cabe no bolso é aquele em que a pessoa tem uma vida financeira saudável, isto é, sem ter um orçamento apertado. Veja mais!

Para começo de conversa, um padrão de vida que cabe no bolso é aquele em que a pessoa tem uma vida financeira saudável, isto é, sem ter um orçamento apertado.

Em uma sociedade de consumo é comum vivermos uma vida que não corresponde ao que ganhamos. Em médio e longo prazo isso pode afetar a saúde física e mental, as relações pessoais e até o desempenho no trabalho. Afinal, quem é que consegue ter uma boa noite de sono quando as dívidas se acumulam?

Por isso, todos(as) que desejam ter estabilidade nas finanças deveriam se preocupar em manter o padrão de vida equilibrado. Trata-se de um exercício diário e na maioria dos casos exige mudanças de comportamento.

Para ajudar, listamos alguns passos que você e sua família podem começar a seguir ainda hoje:

1. Entenda onde você está

Mesmo que você não seja uma pessoa endividada, pode ser que seu padrão de vida não seja o ideal. É o caso quando o mês termina no zero a zero, isto é, não sobra nem um centavinho no bolso.

Quando isso ocorre, qualquer imprevisto que surgir pode fazer com que você fique no vermelho. A melhor maneira para entender isso é observando o orçamento doméstico. Caso você ainda não tenha feito o da sua família, este artigo irá ajudar.

2. Controle os seus gastos

O orçamento dá uma visão clara do destino do dinheiro. É analisando-o com atenção que você tem uma ideia melhor dos pontos em que precisa economizar ou até de quais gastos precisa cortar para conseguir ter uma vida financeira saudável e equilibrada.

Lembramos que aqui não queremos dizer que é preciso levar uma vida sem prazeres. O que queremos é que você reflita sobre seus gastos e identifique o que pode estar fazendo mal para as finanças da família.

Muitas vezes, ao analisar o orçamento nos damos conta que nossos hábitos de consumo estão nos levando para uma direção perigosa. Lembre-se de que bons hábitos financeiros são fundamentais para ter um padrão de vida que caiba no bolso.

3. Construa uma reserva de emergência

Este assunto você já leu outras vezes no Investir Bem, mas ela é essencial para que você tenha uma vida tranquila, saudável e com dinheiro no bolso para aproveitar com sua família.

Se o mês termina no zero a zero, o que aconteceria se um imprevisto surgisse agora? Sem dinheiro sobrando no orçamento, para dar conta da emergência seria necessário gastar aquilo que você não tem.

São nessas horas que podem ocorrer os endividamentos em bancos ou no cartão de crédito, por exemplo. Como você pode imaginar, o perigo todo é que dívidas são uma bola de neve e acabam afetando o orçamento inteiro.

Para garantir que você tenha um dinheiro para ser usado em imprevistos, aprenda aqui a montar sua reserva de emergência.

4. Dê um passo de cada vez

Temos a tendência de achar que quando temos um alívio no orçamento podemos sair comprando. É nessa hora que corremos o risco de voltar para o início e criarmos dívidas. Por isso, é importante sempre lembrarmos de dar um passo de cada vez.

Mesmo que você tenha dinheiro para trocar de carro, não significa que este seja o momento ideal. Por que não esperar para dar uma boa entrada e, assim, pagar parcelas com valores mais baixos?

Então, antes de fazer uma compra, analise se não seria melhor investir o dinheiro primeiro para, depois de um tempo, adquirir o que desejava. Geralmente, quem tem dinheiro na mão consegue negociar melhores prazos, juros e mais desconto. Dependendo da compra, você poderá até pagar à vista, o que poderá ser uma vantagem ainda maior.

Para finalizar, destacamos que uma pessoa com um padrão de vida equilibrado entende que pode ter tudo o que quer, mas que para isso precisa ter um pouco de paciência e saber investir seu dinheiro.

É possível investir para sair do aluguel, fazer uma viagem com a família, reformar a casa, entre outros tantos objetivos. Que tal aprender agora mesmo como fazer isso?

Veja aqui como montar a sua estratégia de investimento e garanta um padrão de vida cada vez melhor! Continue sempre ligado aqui no Investir Bem.

Continue sua jornada nesta trilha! Leia mais:

O conteúdo do Programa Investir Bem é dedicado exclusivamente à propósitos educativos. As informações aqui disponibilizadas não devem ser entendidas como recomendações específicas de investimento nem garantia de rentabilidade.

Este site não é compatível com o navegador

Microsoft Internet Explorer

Por favor copie o link abaixo e utilize um outro navegador

https://investirbem.prevpepsico.com.br