trilha
planejamento

Estratégia de investimento: como montar uma

Uma boa estratégia vai ajudar você a fazer as escolhas certas de acordo com o seu perfil de investidor.

Você acha que “estratégia de investimento” é algo tão complicado, que somente quem tem muita grana e sabe tudo sobre finanças pode ter uma? Nada disso! Todo mundo pode e deve ter uma estratégia de investimento para ter sucesso em suas aplicações financeiras.

Isso pode até parecer bobagem, mas não é. Você pode perder dinheiro se escolher seus investimentos de maneira aleatória.

Tendo uma estratégia de investimento, por mais simples que ela seja, você conseguirá fazer as escolhas certas de acordo com o seu perfil de investidor, objetivos e prazos definidos. A ideia é ganhar dinheiro e não ter prejuízos.

Não há uma fórmula que você possa usar para montar sua estratégia, por isso, é muito importante que pesquise e conheça mais sobre o assunto. Assim, você conseguirá construir uma estratégia de investimento com a sua cara.

Antes de falar da estratégia em si, é importante que você conheça as três características dos investimentos:

  • Liquidez: é a capacidade de transformar em dinheiro um investimento, a qualquer momento e por um preço adequado. Por exemplo, os fundos de renda fixa e caderneta de poupança, com resgate imediato, são produtos de alta liquidez. Já os imóveis são de baixa liquidez, porque você pode levar muito tempo para vendê-los.
  • Risco: é a possibilidade de perdas. Quanto maior o risco, maior a possibilidade de você ter perdas em seus investimentos. A caderneta de poupança e os títulos do tesouro são exemplos de investimentos de baixo risco. Já as ações são de maior risco.
  • Rentabilidade: é o retorno que o investimento lhe dará, a remuneração. Quando você faz uma aplicação, há uma expectativa de rentabilidade que pode ou não acontecer. Geralmente, quanto maior a rentabilidade prometida, maior o risco de perder a quantia aplicada.

Bem, agora podemos falar sobre como montar uma estratégia de investimentos. Para iniciá-la, você precisa ter à mão os seus objetivos financeiros definidos, perfil de investidor e o orçamento organizado.

Definir os objetivos e organizar um orçamento pessoal, nós já vimos. Então, daqui para frente vamos apresentar quatro passos para você considerar na montagem da sua estratégia de investimento.

1. Momento de vida

É importante que você identifique em qual momento de vida está, ou seja, se está construindo, rentabilizando ou conservando o seu patrimônio.

A sua fase de vida será importante para definir sua carteira (cesta) de investimentos. Por exemplo, se você for jovem e estiver construindo seu patrimônio, então poderá escolher aplicações de longo prazo com maior risco.

2. Perfil de investidor

Todos somos diferentes, não é mesmo? Cada um com suas características físicas e emocionais que definem o seu perfil. Da mesma maneira é com o perfil de investidor. Cada um tem o seu, que é definido de acordo com o momento de vida, idade, preferência por liquidez, rentabilidade e disposição para aceitar os riscos específicos dos investimentos.

Uma maneira usual de classificação dos investidores é a seguinte:

  • Conservador: privilegia a segurança e faz todo o possível para diminuir o risco de perdas, aceitando, inclusive, receber uma rentabilidade menor.
  • Moderado: procura um equilíbrio entre segurança e rentabilidade e está disposto a correr certo risco para que o seu dinheiro renda um pouco mais do que as aplicações mais seguras.
  • Arrojado: privilegia a rentabilidade e é capaz de correr maiores riscos para que seu investimento renda o máximo possível.

Tenha em mente o seguinte:

  • Um investidor conservador tenderá a fazer 100% de suas aplicações em renda fixa, pois não estará disposto a correr risco na hora de investir. Entretanto, poderá ter baixo retorno.
  • Um investidor moderado tenderá a diversificar suas aplicações em renda fixa e variável, pois estará disposto a correr um pouco mais de risco. Geralmente, esse tipo de investidor aplicará de 20% a 40% de seu patrimônio em renda variável.
  • Um investidor arrojado tenderá a investir de 60% a 100% de seu patrimônio em renda variável, pois estará disposto a correr altos riscos para obter altas rentabilidades.

Não há perfil certo ou errado ou um que sirva para todos. Cada um deve ter o seu!

3. Classifique seus investimentos

Agora chegou o momento de você organizar seus investimentos, considerando seu perfil de investidor e objetivos financeiros que já definiu. Aqui, cada objetivo terá um ou mais investimentos dedicados à sua realização, de acordo com o seu perfil e quantidade de grana que você dispõe para aplicar.

4. Escolha os produtos

Há muitos produtos de investimentos no mercado. Por isso, é importante conhecê-los para fazer a melhor escolha. Você não precisa fazer isso sozinho. Poderá contar com a ajuda de um profissional do mercado ou do seu gerente de banco. Mas, é importante que você tenha em mente o que quer.

Escolha seus investimentos com critério, para que eles sejam os mais adequados para você. Identifique a liquidez, risco e rentabilidade de cada investimento e lembre-se de que você nunca terá as três características positivas ao mesmo tempo.

Agora que você conhece os principais passos para montar a sua estratégia de investimentos, de acordo com os seus objetivos, perfis e orçamento, é hora de colocar a mão na massa!

Fique ligado aqui no Investir Bem, porque vamos disponibilizar muito conteúdo bacana especialmente para você.

Continue sua jornada nesta trilha! Leia mais:

O conteúdo do Programa Investir Bem é dedicado exclusivamente à propósitos educativos. As informações aqui disponibilizadas não devem ser entendidas como recomendações específicas de investimento nem garantia de rentabilidade.

Este site não é compatível com o navegador

Microsoft Internet Explorer

Por favor copie o link abaixo e utilize um outro navegador

https://investirbem.prevpepsico.com.br