trilha
planejamento

Ano novo, finanças novas: o que você quer mudar em 2026?

Confira nossas dicas e comece 2026 com mais equilíbrio financeiro.

O fim do ano é sempre um ótimo momento para fazermos uma pausa, refletirmos sobre o que passou e planejarmos o que vem pela frente. Por isso, já que 2026 está chegando, temos uma pergunta: o que você deseja mudar para os 12 próximos meses que virão?

Pense nessa pergunta como uma oportunidade para fazer tudo diferente. E para ajudá-lo(a) a começar o ano com mais leveza financeira, reunimos algumas dicas. Confira e aproveite o conteúdo abaixo!

Comece 2026 com um orçamento

Se você ainda não tem um orçamento para chamar de seu, aproveite para criar um. O orçamento é essencial para quem quer controlar o dinheiro que entra e sai, analisar onde está gastando mais, fazer ajustes nos gastos, poupar e investir.

Para montar o seu, em um caderno ou planilha crie uma coluna chamada de “categorias”:

  • Habitação: Aluguel, condomínio, IPTU, luz, água, gás, internet, TV a cabo, manutenção e pequenas reformas.
  • Transporte: combustível, transporte público, estacionamento, manutenção do carro, IPVA, seguro, apps de mobilidade.
  • Alimentação: supermercado, feira, sacolão, delivery, restaurante etc.
  • Saúde: convênio médico, farmácia, dentista, academia, medicamento, exames etc.
  • Educação: mensalidade escolar, uniforme, material escolar, cursos etc.
  • Vestuário: roupas, calçados, acessórios etc.
  • Cuidados pessoais: manicure, cabeleireiro, barbeiro, clube etc.
  • Lazer e vida social: viagens, cinema, restaurantes, bares etc.
  • Outros: presentes e dívidas pessoais.

As categorias devem ter a ver com o seu estilo de vida e com a rotina da sua família.

Por exemplo, se você tem um animal de estimação, pode incluir a categoria “Pet”, com gastos como ração, veterinário, banho e tosa, remédios e acessórios.

Após criar as categorias, crie mais 12 colunas, cada uma correspondendo a um mês. Assim, você consegue registrar todos os seus gastos ao longo do ano e acompanhar a evolução mensalmente. Isso ajuda a identificar padrões, ajustar excessos e entender exatamente para onde seu dinheiro está indo.

Com esse mapeamento, fica muito mais fácil planejar, controlar e fazer escolhas financeiras mais conscientes em 2026.

Se precisar de ajuda, leia também:

Tenha um objetivo

Tire um tempo e pense no que você deseja para 2026. Pode ser quitar as dívidas, montar uma reserva de emergência, fazer uma viagem, reformar a casa, enfim, esse é o momento de pensar no que faz sentido para você e sua família.

Em seguida, deixe o objetivo em um local visível. Muitas pessoas fazem o “painel dos sonhos” e lá colocam gravuras relacionadas ao que querem alcançar.

Por exemplo: se você deseja construir uma reserva de emergência, pegue uma cartolina e cole uma foto de um cofrinho ou de algo que represente segurança. Se o plano é viajar, coloque uma foto do destino. Se a meta é reformar a casa, escolha imagens do ambiente que você quer transformar.

Visualizar o objetivo ajuda a manter o foco e traz motivação nos dias em que o impulso de gastar fala mais alto.

Viva no seu padrão

Quem aqui nunca olhou pro vizinho, amigo, colega ou algum familiar e acabou comprando o que não podia, só porque bateu aquela vontade de ter algo igual? Sabemos que isso acontece... e tá tudo bem!

O problema é quando vivemos no padrão dos outros e esquecemos do padrão que cabe no nosso bolso. Lembra do orçamento? Uma boa dica é, para cada categoria, estipular um valor máximo de gastos com base na sua realidade financeira.

Quando você sabe quanto pode gastar em cada área da sua vida (alimentação, lazer, vestuário, transporte…), fica muito mais fácil dizer “não” para compras por impulso e “sim” para aquilo que realmente importa.

No fim das contas, viver no seu padrão significa escolher com consciência e priorizar o que faz sentido para você e para a sua família.

Seja fã de listas

Se tem um hábito que poderá ajudar você e sua família a controlar os gastos, é a lista. Parece simples, e realmente é!

Por exemplo, antes de ir ao supermercado, faça uma lista do que realmente precisa comprar. Isso reduz desperdícios e ajuda a manter o foco no essencial. O mesmo vale para compras de farmácia, roupas, presentes, materiais escolares e tudo aquilo que você precisar e desejar comprar.

Quando você já sabe do que necessita, a chance de cair na tentação de colocar algo a mais no carrinho diminui.

Cuide da sua saúde financeira

A última dica que deixamos para um 2026 de mudanças é: cuide da sua saúde financeira.

Isso significa olhar com carinho para a sua conta bancária, evitar atitudes que façam você perder dinheiro e tomar decisões que tragam mais tranquilidade ao longo do ano.

Se você está com dívidas, crie um orçamento e faça um plano para quitá-las. Dívidas tiram o sono, aumentam o estresse e deixam tudo mais pesado. Por essa razão, começar por elas é um gesto de autocuidado.

Caso as suas contas estejam em ordem, aproveite para poupar ou investir o dinheiro extra.

Lembre-se: cuidar da saúde do seu bolso vai além de pagar contas. É ter bons hábitos financeiros e cuidar de você, da sua família e do seu futuro.

Esperamos que o seu 2026 seja incrível, cheio de coisas boas e com escolhas financeiras que deixem sua vida mais leve, organizada e tranquila.

Conte com o Investir Bem e com a plataforma nudge sempre que precisar de conteúdos claros, práticos e feitos para ajudar você a tomar as melhores decisões para o seu futuro!

Continue sua jornada nesta trilha! Leia mais:

O conteúdo do Programa Investir Bem é dedicado exclusivamente à propósitos educativos. As informações aqui disponibilizadas não devem ser entendidas como recomendações específicas de investimento nem garantia de rentabilidade.

Este site não é compatível com o navegador

Microsoft Internet Explorer

Por favor copie o link abaixo e utilize um outro navegador

https://investirbem.prevpepsico.com.br