trilha
planejamento

Como sair das dívidas

Não há uma fórmula mágica que possa ser adotada por todas as pessoas, mas é possível sim sair dessa situação. Saiba como.

Sair das dívidas é o desejo de muita gente. Mas, a grande maioria não sabe como. Essas pessoas ficam tão envolvidas nesse pesadelo que não conseguem ver uma luz no fim do túnel. Mas, a luz está lá!

Não há uma fórmula mágica que possa ser adotada por todas as pessoas, mas é possível sim sair dessa situação. Basta ter disciplina, determinação e um bom planejamento financeiro.

Então, é isso que vamos ver aqui: algumas dicas e passos que você pode seguir para se livrar dessa situação de uma vez por todas. Bora lá!

1. Pare de ter medo da sua conta bancária

Muitas pessoas param de acompanhar a conta bancária por terem medo de ver como a situação está crítica ou já saiu do controle. Porém, essa atitude só vai fazer tudo ficar ainda mais complicado. Crie o hábito de acompanhar frequentemente a sua conta no banco, mesmo em momentos de crise. Encarar o problema de frente é o primeiro passo para você sair dessa.

2. Liste todas as suas dívidas

Liste todas as suas dívidas, inclusive aquelas que estão com o pagamento atrasado. Coloque:

  • tipo de dívida (água, luz, cartão de crédito, cheque especial etc.)
  • nome do credor (para qual empresa ou pessoa você está devendo)
  • valor inicial
  • valor do pagamento mensal
  • valor total devido
  • taxas de juros
  • prazo de pagamento (em meses)

Esse trabalho pode ser bem chato, mas é importante para você sair das dívidas.

3. Monte seu orçamento pessoal

É muito importante que você saiba quanto ganha e gasta por mês e para onde o seu dinheiro vai. Para isso, nada melhor do que montar um orçamento pessoal. Afinal, com ele você consegue identificar sua realidade financeira para fazer um bom planejamento financeiro; gastar melhor o seu dinheiro definindo suas prioridades e suprindo suas necessidades, e ainda custear a realização de seus sonhos. Além disso, ele pode mostrar seus hábitos de consumo.

Então, monte seu orçamento. Para isso, siga as dicas de Orçamento financeiro: como fazer o seu que publicamos aqui no Investir Bem.

4. Corte gastos desnecessários

Enquanto estiver com dívidas e o orçamento apertado, procure cortar gastos que são desnecessários. Aperte o cinto e mude seus hábitos!

Lembre-se de que você precisa abrir mão de determinadas despesas para se livrar das dívidas. Por exemplo, você pode viver um tempo sem TV por assinatura, cinema, barzinho etc.

Depois que você acertar as suas dívidas, poderá readquirir gradativamente e dentro do seu orçamento os serviços e hábitos que você abriu mão.

5. Monte um plano de ação

Pegue sua lista de dívidas e as coloque em ordem de prioridade de pagamento e negociação. Dê preferência para aquelas que têm juros maiores, como o rotativo do cartão de crédito e o cheque especial. Isso porque esses dois são os vilões do seu dinheiro. Eles chegam a taxas absurdas de juros: algo na casa de 400% ao ano.

Depois de colocar as prioridades, analise as suas dívidas e identifique se é possível trocar uma ou mais com juros altos por uma nova dívida com taxa de juros mais em conta. Aqui você troca uma dívida cara por uma mais barata.

Pode ser que você não tenha o dinheiro necessário para pagar todas as dívidas de uma única vez, por conta do seu orçamento apertado. Mas, é importante saber o que deve ser priorizado para não sair do controle.

6. Negocie com os credores

Agora, chegou o momento de negociar suas dívidas com seus credores. Assim, em ordem de prioridade, entre em contato com eles e mostre que você quer chegar a um acordo que seja bom para ambos os lados. Mas, só negocie e se comprometa com o pagamento de dívidas que de fato poderá cumprir.

Em sua negociação, estabeleça um valor limite para as parcelas de tal maneira que elas caibam em seu orçamento, e leia com atenção o contrato que assinará.

Lembre-se: a prioridade é pagar as dívidas que têm juros maiores. Além dessas, você precisa ter atenção com as dívidas de serviços essenciais, como água, luz e gás, e com o aluguel e condomínio, pois elas podem atrapalhar a vida familiar.

Uma boa dica é ficar de olho nos feirões de negociação promovidos por instituições como o Serasa e SPC. Muitas vezes é possível obter até 90% de desconto.

Agora, muita atenção para não cair em golpes que prometem limpar o seu nome sem pagar a dívida.

Bem, após a negociação, atualize sua lista de dívidas e lance os novos valores em seu orçamento mensal. Assim, saberá quanto do seu orçamento está comprometido com dívidas.

Seja prudente

Para não vacilar e se endividar novamente, seja prudente! Previna-se! Procure ter equilíbrio financeiro (com um bom orçamento e planejamento financeiro, isso é possível), uma reserva de emergência e bons hábitos de consumo.

Bem, agora que você viu como se livrar da situação de endividamento, é hora de agir! Organize sua vida e conquiste sua independência financeira.

Fique ligado aqui no Investir Bem, porque vamos disponibilizar muito conteúdo bacana especialmente para você.

Continue sua jornada nesta trilha! Leia mais:

O conteúdo do Programa Investir Bem é dedicado exclusivamente à propósitos educativos. As informações aqui disponibilizadas não devem ser entendidas como recomendações específicas de investimento nem garantia de rentabilidade.

Este site não é compatível com o navegador

Microsoft Internet Explorer

Por favor copie o link abaixo e utilize um outro navegador

https://investirbem.prevpepsico.com.br