trilha
compromisso

Bons hábitos financeiros adquiridos na pandemia

Uma pesquisa mostra que 9 entre cada 10 brasileiros(as) mudaram os hábitos em relação ao dinheiro desde que a pandemia começou.

Uma pesquisa do Ibope Inteligência mostra que 9 entre cada 10 brasileiros(as) mudaram os hábitos em relação ao dinheiro desde que a pandemia começou. Muitos especialistas acreditam que esses hábitos serão mantidos, o que pode ajudar diversas pessoas endividadas a colocarem as finanças em ordem.

Como hábitos bons inspiram todos(as) nós, listamos aqui 4 que podem fazer a diferença para a sua saúde financeira e de sua família:

1. Pesquisa de preço

Muitos lares sentiram uma diminuição na renda, seja porque o salário do casal reduziu ou até porque um dos parceiros perdeu o emprego. Nesses casos, com menos dinheiro entrando foi preciso dar uma atenção especial ao consumo. É aí que diversas pessoas viram a necessidade de fazer pesquisas de preço.

Esse é um hábito que pode não fazer parte da sua rotina quando vai ao mercado, por exemplo, mas é fundamental para quem reconhece o valor do dinheiro. Como sabemos que você entende do que estamos falando, por que não fazer uma lista e começar a avaliar os preços dos itens em estabelecimentos diferentes?

Se analisarmos principalmente os locais que vendem alimentos – mercados, armazéns, fruteiras e outros – veremos que os preços variam muito. Não é à toa que, se antes uma pessoa tinha o costume de somente fazer suas compras no mesmo estabelecimento, agora passou a ficar mais atenta a outras possibilidades e opções mais atrativas.

O hábito de fazer pesquisa de preço cai bem em todas as compras que serão feitas e não somente àquelas do supermercado. Vai comprar algum bem de consumo ou serviço, faça pesquisa de preço e negocie descontos. Tem estabelecimentos que até cobrem o orçamento da concorrência.

2. Guardar dinheiro

Verdade seja dita: quando a pandemia começou os(as) brasileiros(as) começaram a consumir mais. As compras por impulso – aquelas que ocorrem quando compramos algo sem pensar – aumentaram consideravelmente. No entanto, depois de um tempo e com a crise sem sinais de acabar, muitas pessoas perceberam que não dava para continuar gastando da mesma maneira.

A pandemia também mostrou a todos(as) nós que os imprevistos acontecem. Foi então que aprendemos o quanto é fundamental ter uma reserva de emergência em caso de necessidade. Afinal, se tem algo que o coronavírus nos ensinou é que precisamos estar preparados para lidar com os problemas, não é mesmo?

Já que falamos sobre reserva financeira, destacamos que para construí-la é preciso saber economizar, poupar e investir o dinheiro, o que significa ter um consumo mais consciente.

Por isso, se você quiser seguir o hábito de guardar dinheiro, aproveite e veja neste artigo as diferenças entre poupar e investir.

3. Evitar desperdício

Especialmente quando a maioria dos(das) integrantes da família teve que ficar em casa, o consumo de energia, gás e água aumentou consideravelmente em vários lares. Esse é o motivo pelo qual em muitas residências as pessoas começaram a ficar mais atentas a hábitos como: apagar as luzes ao sair de um cômodo, não deixar a torneira aberta à toa, tomar banhos mais rápidos, entre outras ações.

O mesmo aconteceu com o desperdício de alimentos. O hábito de abrir produtos e esquecer que eles devem ser consumidos em poucos dias, por exemplo, foi eliminado em muitas famílias.

E o que dizer daquele pacote de TV a cabo que não vale a pena? Ou da academia que não é frequentada? Pois é, adaptar o pacote à realidade e, assim, pagar menos por ele, é outro hábito que tem tudo para ser mantido.

4. Acompanhar de perto a conta bancária

Este é outro bom hábito financeiro que a pandemia nos trouxe: o de checar constantemente o saldo para não correr o risco de cair no cheque especial. Isso porque ninguém gosta de verificar o saldo e ver uma surpresa desagradável, concorda?

Ao acompanhar de perto a conta bancária, aumentam também as chances de ter um consumo mais consciente, pois você terá uma noção melhor do quanto pode gastar. Aos poucos, todo esse cuidado ajudará você e sua família a olharem para o orçamento com muito orgulho.

Caso você queira mais dicas para melhorar o consumo, leia agora mesmo o artigo: Hábitos e comportamentos para um consumo consciente.

Continue sempre atento(a) aos conteúdos aqui do Investir Bem!

Continue sua jornada nesta trilha! Leia mais:

O conteúdo do Programa Investir Bem é dedicado exclusivamente à propósitos educativos. As informações aqui disponibilizadas não devem ser entendidas como recomendações específicas de investimento nem garantia de rentabilidade.

Este site não é compatível com o navegador

Microsoft Internet Explorer

Por favor copie o link abaixo e utilize um outro navegador

https://investirbem.prevpepsico.com.br