trilha
conhecimento

Stress Financeiro: o que é como evitá-lo

Não é só o bolso que sente quando algo não vai bem nas finanças. Saiba mais e não deixe ele pegar você!

O stress financeiro está relacionado aos problemas de dinheiro. No entanto, não é só o bolso que sente quando algo não vai bem nas finanças. As relações familiares, amizades, trabalho e saúde são também afetados.

Basta pensar nas noites mal dormidas por causa das contas para pagar. Com o passar dos dias, o trabalho não rende, a paciência com as pessoas queridas fica reduzida, o nervosismo aumenta, a cabeça dói e assim por diante.

Por essa razão, o stress financeiro é um problema real. Tão real que, segundo pesquisa  que mede o Índice de Saúde Financeira do Brasileiro (I-SFB), elaborado pela Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) e com apoio técnico do Banco Central (BC), infelizmente, para mais da metade dos respondentes (56,1%) as finanças são motivo de stress na família.

Para evitar que você sofra desse mal, preparamos este artigo. Aproveite!

Entendendo o stress financeiro

O stress financeiro é a tensão emocional causada pela falta de dinheiro para pagar as contas, dívidas e até mesmo ter as necessidades básicas supridas. Em outras palavras, refere-se aos eventos financeiros que geram preocupação, ansiedade ou sensação de escassez.

Normalmente, ele ocorre quando a balança do que entra na conta e do que sai está desequilibrada. É o caso de quando o dinheiro que uma pessoa recebe não é o suficiente para pagar o estilo de vida que ela está vivendo.

Quais são as principais causas do stress financeiro

Diversos problemas podem causar o stress financeiro. Alguns fogem do controle, como é o caso de um imprevisto. Outros, por sua vez, são frutos de decisões e escolhas erradas, como comprar algo sem ter dinheiro no orçamento para pagar.

Portanto, existem diversas causas que podem deixar uma pessoa estressada financeiramente. As mais comuns, são:

  • Falta de educação financeira: pessoas sem conhecimento sobre como lidar com o dinheiro não têm noção de como gastá-lo da melhor maneira e nem de como fazê-lo render. Consequentemente, não cuidam da conta bancária e acabam tendo problemas financeiros.
  • Pressão social: a vontade de pertencer a um grupo e a de consumir/comprar produtos só porque o(a) vizinho(a) comprou pode levar ao stress financeiro à medida que a pessoa vive um padrão de vida que não corresponde com a realidade.
  • Compras por impulso: comprar sem ter dinheiro e sem planejamento faz com que o dinheiro se esgote rapidamente.
  • Falta de dinheiro para pagar as contas: as contas chegam, mas não há dinheiro suficiente para pagá-las. Só quem passa por isso sabe o quanto pode ser estressante viver dia após dia tentando achar uma solução.
  • Endividamento: essa talvez seja a maior causa do stress financeiro, especialmente quando as dívidas aumentam em vez de diminuírem.

Como evitar o stress financeiro?

Agora que você sabe o que é o stress financeiro e suas principais causas, é hora de entendermos como evitá-lo. Estas quatro dicas vão ajudar:

Conheça suas emoções

Antes de qualquer coisa, procure entender como é que você enxerga o dinheiro. Por exemplo: existem pessoas que quando estão muito tristes ou felizes gostam de comprar, pouco importando se têm ou não dinheiro suficiente no orçamento.

Outras acham que podem empurrar as dívidas com a barriga ou que podem deixar de pagar certas contas porque “darão um jeito lá na frente”.

Entender como é a sua relação com o dinheiro ajuda a enxergar os pontos que precisa melhorar ou ter mais atenção para evitar gastos descontrolados.

Organize sua vida financeira

Você tem dívidas? Consegue pagar todas as suas contas ou sempre sobra alguma para o mês seguinte?
Essas são questões que precisam ser analisadas porque, em caso de dívidas, a primeira ação a tomar é eliminá-las. Se esse for o seu caso, recomendamos a leitura: Como sair das dívidas.

Na maioria das situações, quem sofre de stress financeiro não tem nenhum controle do que entra e sai da conta. Esse controle é feito com o orçamento doméstico. Se você precisar montar o seu e não sabe por onde começar, é só clicar aqui.

Tenha uma reserva de emergência

Na vida, existem coisas que podemos controlar e aquelas que fogem totalmente das nossas mãos. Podemos, por exemplo, controlar as compras por impulso, mas um problema de saúde já pode ser mais difícil.

É para ter dinheiro para lidar com o imprevisto que existe a reserva de emergência. Ela serve para dar mais segurança e tranquilidade para passar por situações que podem não ser tão fáceis.

Dessa maneira, se algo inesperado acontecer, a pessoa não precisa fazer um empréstimo ou deixar de pagar as contas para ter dinheiro para resolver o problema.

Isso já ajuda a eliminar o stress financeiro, concorda? Para criar a sua reserva, leia:

Adquira educação financeira

O conhecimento é a melhor maneira de evitar problemas de dinheiro e garantir uma vida saudável. Por isso, para evitar todo o stress que os problemas nas finanças podem causar, comece a estudar sobre o assunto.

Dedique tempo para entender as melhores maneiras de economizar, investir e organizar seu dinheiro. O Investir Bem é voltado para isso e você pode usar e abusar dos nossos conteúdos.

Então, aproveite que está aqui e comece agora mesmo a sua educação financeira.

Continue sua jornada nesta trilha! Leia mais:

O conteúdo do Programa Investir Bem é dedicado exclusivamente à propósitos educativos. As informações aqui disponibilizadas não devem ser entendidas como recomendações específicas de investimento nem garantia de rentabilidade.

Este site não é compatível com o navegador

Microsoft Internet Explorer

Por favor copie o link abaixo e utilize um outro navegador

https://investirbem.prevpepsico.com.br