trilha
compromisso

Você compra compulsivamente? Aprenda como recuperar o controle das suas finanças!

Para ter uma vida financeira equilibrada, saiba como evitar esse comportamento.

Não é fácil manter o controle quando uma loja aparece com uma promoção irresistível ou quando você recebe um cupom de desconto para usar em um e-commerce. Ou quando a TV dos sonhos está em promoção, então!

Para muitas pessoas, a dificuldade está até mesmo em sair de casa para ir ao shopping, por exemplo, e voltar sem uma sacola nas mãos. Infelizmente, as compras por impulso afetam muitos de nós e dificultam uma vida financeira equilibrada.

A seguir, confira se você é um(a) comprador(a) compulsivo(a). Em caso afirmativo, mostraremos como reverter a situação para que você obtenha novamente o controle dos seus gastos. Aproveite também para identificar se alguém na sua família se encaixa no perfil e veja o que fazer para ajudá-lo(a).

O que é compra compulsiva?

É entendido como compra compulsiva todas as compras feitas sem uma necessidade real ou sem planejamento. São conhecidas também por compras por impulso.

Normalmente, esse hábito de comprar é desencadeado por emoções como estresse, ansiedade, depressão, euforia e tédio. Há também pessoas que compram compulsivamente como uma maneira de se recompensar por estar passando por um momento difícil ou como uma maneira de celebração após uma conquista.

Quais são os sinais da compra compulsiva?

Existem alguns sinais comuns às pessoas que compram compulsivamente. Confira o checklist:

  • Dificuldade em resistir a promoções.
  • Comprar itens frequentemente sem ter real necessidade deles.
  • Comprar como maneira de aliviar tristeza ou estresse.
  • Esconder as compras das outras pessoas da casa.
  • Ficar eufórico(a) após fazer uma compra.
  • Frequentemente ter sentimento de culpa ou de arrependimento após ter feito a compra.

Normalmente, pessoas que se encaixam em pelo menos dois itens da lista já são consideradas como compradores compulsivos. Quanto mais sinais forem identificados, maior deverá ser o alerta!

Como acabar com o hábito da compra compulsiva?

O primeiro passo para acabar com um hábito é identificá-lo. Então, se ao ler os sinais você já reconheceu que esse é um problema, está no caminho certo.

O segundo passo é partir para a ação. Essas dicas vão ajudar:

  • Antes de comprar qualquer coisa, pergunte-se “eu realmente preciso disso”? Na dúvida, não compre!
  • Verifique se existe algum gatilho para a compra por impulso. Pode ser um perfil nas redes sociais, algum e-mail que você receba, entre outros. Se possível, elimine o gatilho da sua vida.
  • Identifique os padrões de comportamento e os sentimentos que o(a) levam às compras. Caso perceba que a maioria das compras por impulso foram feitas em épocas de desânimo, na próxima vez que você se sentir assim conseguirá se controlar melhor.
  • Não compre imediatamente. Se você vir um par de sapatos e quiser comprá-los, não tire a carteira do bolso. Antes disso, dê uma volta. Preferencialmente, espere 24 horas para fazer a compra (e sempre faça a pergunta “eu realmente preciso disso?”).
  • Estabeleça um orçamento para gastos e atenha-se a ele.

Lembre-se de que o objetivo aqui é comprar com consciência, sempre!

Sabemos que mudar um hábito não é fácil e, por isso, todos os meses compartilhamos dicas que ajudam você a ter uma relação saudável com o seu dinheiro. Acesse o Investir Bem e aproveite!

Continue sua jornada nesta trilha! Leia mais:

O conteúdo do Programa Investir Bem é dedicado exclusivamente à propósitos educativos. As informações aqui disponibilizadas não devem ser entendidas como recomendações específicas de investimento nem garantia de rentabilidade.

Este site não é compatível com o navegador

Microsoft Internet Explorer

Por favor copie o link abaixo e utilize um outro navegador

https://investirbem.prevpepsico.com.br