trilha
compromisso

Como reduzir os seus gastos variáveis

Veja dicas para ajudar você a ter mais controle sobre as despesas variáveis e melhorar sua saúde financeira.

No orçamento pessoal, as despesas fixas são aquelas consideradas essenciais para viver. Como exemplos temos o pagamento de aluguel ou financiamento imobiliário, os gastos com energia, internet, água, alimentação e outros.

Por sua vez, as despesas variáveis são mais imprevisíveis e afetadas pelas decisões que tomamos diariamente. É o caso de jantar fora, tomar um cafezinho em uma padaria, comprar uma roupa e assim por diante.

Normalmente, as despesas fixas ocupam a maior parte do nosso orçamento. Contudo, é nos gastos variáveis que costumamos ter problemas. O motivo é que muitas vezes não nos damos conta de que estamos gastando mais do que deveríamos em itens supérfluos.

A seguir, compartilhamos algumas dicas para ajudar você a ter mais controle sobre suas despesas variáveis.

Defina o que é essencial

As despesas variáveis tendem a mudar bastante mensalmente e, por essa razão, muitas pessoas enfrentam dificuldades em gerenciá-las. A dica para contornar esse problema é criar uma linha clara entre o que é essencial e o que não é para você e sua família.

Por exemplo, uma pessoa que tem o hábito de comer fora seis vezes por mês, pode diminuir para três vezes e, consequentemente, reduzir os custos variáveis.

Da mesma forma, quando o orçamento está apertado, é importante categorizar os gastos como “necessidades” e “desejos”: as paredes da sua casa realmente precisam de uma renovação na pintura ou você ficou empolgado pelo vizinho? Será que é mesmo necessário trocar o aparelho celular agora ou você pode juntar um dinheiro antes?

Ao fazer essas reflexões você verá que para reduzir suas despesas variáveis, talvez seja necessário fazer algumas mudanças em seus hábitos e estilo de vida. Para isso, a dica seguinte pode ajudar:

Conheça seus hábitos financeiros

Apesar de dizermos que as despesas variáveis são mais imprevisíveis que as fixas, é possível ter uma certa previsibilidade nesses gastos.

Algo que você pode fazer para analisar para onde seu dinheiro está indo, é dar uma olhada nos extratos do cartão de crédito e débito, ou da conta corrente, do ano anterior. O objetivo com essa ação é procurar por padrões de comportamento.

Por exemplo, talvez você gaste mais em um determinado mês com presentes de aniversário para amigos e familiares. Ainda, pode ser que você perceba que existe um período do ano que seus gastos com entretenimento aumentam. Faça uma análise desse comportamento e veja no que é possível mudar a fim de economizar.

Categorize os gastos

Os dados do ano anterior podem também ser utilizados para estimar quanto você costuma gastar em categorias de despesas variáveis. Por exemplo, você pode ter uma categoria para roupas, uma categoria de entretenimento e uma categoria de consertos (como consertos de carro ou de algum eletrodoméstico).

Depois de ter essa noção de categorias, veja quanto você gastou em cada uma delas em um ano e divida por 12. Você pode então reservar esse valor a cada mês para cada despesa variável.

Registre suas despesas

Uma outra maneira de conhecer seus padrões de gastos é ter o hábito de anotar todas as suas despesas. No começo a atividade pode parecer bem trabalhosa, mas a partir do momento que você perceber certos comportamentos, verá que o trabalho valeu a pena.

Na grande maioria das vezes ficamos surpresos ao realizar esse exercício porque só então nos damos conta do quanto gastamos com o que não é necessário. É o caso de quando percebemos que os 10 reais aqui e os 30 reais ali se transformaram em uma quantia considerável no fim do mês.

Faça um plano para redução de despesas variáveis

Você definiu o que é essencial, tem uma melhor noção dos seus hábitos financeiros e está registrando suas despesas. Se você fez tudo isso, é bem provável que já consiga perceber quais pontos estão deixando o orçamento apertado.

Por exemplo, vamos supor que você se dê conta de que esteja gastando muito com roupas. Mas, por que isso está acontecendo? Pode ser que você esteja sendo um alvo fácil das promoções ou talvez seu problema seja as compras por impulso.

A sugestão para esse exemplo é você tirar um tempo para tentar entender o que está acontecendo. Aqui é importante ser bem honesto(a) consigo mesmo(a): será que você precisa continuar comprando roupa todo mês ou pode parar/reduzir o hábito?

Demos o exemplo da roupa, mas isso vale para qualquer outro item que esteja pesando no seu orçamento.

Tenha um orçamento

O ideal para controlar todas as suas despesas variáveis e também as fixas é criar um orçamento doméstico. Para elaborá-lo será necessário conhecer todos os gastos, incluindo aqueles denominados como supérfluos.

A prática do orçamento é a primeiro etapa para você e sua família organizarem as finanças. Se precisar de ajuda para criar o seu, este artigo traz um passo a passo que poderá ajudar.

E já que falamos sobre diminuir os gastos, aproveite e leia nossas dicas de como proteger-se da inflação alta. Para mais conteúdos como este, fique ligado(a) no Investir Bem.

Continue sua jornada nesta trilha! Leia mais:

O conteúdo do Programa Investir Bem é dedicado exclusivamente à propósitos educativos. As informações aqui disponibilizadas não devem ser entendidas como recomendações específicas de investimento nem garantia de rentabilidade.

Este site não é compatível com o navegador

Microsoft Internet Explorer

Por favor copie o link abaixo e utilize um outro navegador

https://investirbem.prevpepsico.com.br