trilha
compromisso

Precisa economizar? Confira estas 3 estratégias!

Quer fazer o dinheiro render mais e não sabe como? Explicamos aqui!

Vamos falar com sinceridade: economizar não é uma tarefa fácil. Com as contas a pagar que não param de aparecer e as despesas normais do dia a dia, somadas àqueles momentos em que gastamos sem planejamento, fica difícil sobrar alguma coisa no fim do mês.

É aí que entra a educação financeira. Com conhecimento, disciplina e organização, é possível economizar para o futuro. E para mostrar a você que estamos falando sério, a seguir compartilhamos três estratégias. Anote-as e cuide bem do seu dinheiro:

1 – Tenha metas

Tanto na vida pessoal quanto na profissional, ter metas é uma maneira de planejarmos nossos passos e controlarmos a direção das nossas vidas. No campo financeiro isso também vale: os objetivos dão uma motivação a mais para economizarmos.

Pense, por exemplo, no sonho da casa própria. Uma pessoa que deseja sair do aluguel, primeiramente vai precisar juntar um pouco de dinheiro para dar entrada em um imóvel. Ou, então, essa pessoa terá que organizar as finanças para ter dinheiro para bancar o financiamento todos os meses.

Com um objetivo em mente, fica muito mais fácil agir com consciência e resistir àquelas compras por impulso que só atrapalham o orçamento.

Dica bônus: caso a sua situação financeira neste momento não esteja como você gostaria, que tal colocar como meta organizar suas finanças pessoais nos próximos meses?

Comece com algo simples, como anotar os gastos diários e entender para onde o seu dinheiro está indo. Em seguida, crie uma estratégia de cortes/redução de despesas. Com esse primeiro passo, você já estará no caminho certo para ter mais controle e conseguir poupar.

2 - Aprenda a dizer “não”

Você já reparou como às vezes é difícil recusar um convite tentador para sair com colegas, amigos(as) ou familiares? Ou até mesmo dizer “não” para você mesmo(a) antes de passar um Pix ou o cartão para comprar um item do qual nem era sua prioridade?

Se você parar para fazer uma análise das suas despesas, muitos dos gastos que possui ocorreram naqueles momentos agidos por impulso. Dizer não para eles é sinal de maturidade, inteligência financeira e responsabilidade com o seu futuro.

Com isso, não queremos dizer que você não possa aproveitar a vida. Pelo contrário, saber lidar com o dinheiro é uma forma de curtir a vida com mais tranquilidade e menos estresse. Quando você aprende a dizer “não” para alguns gastos agora, está, na verdade, dizendo “sim” para sonhos maiores lá na frente.

Dica bônus: antes de gastar o seu dinheiro, lembre-se do seu objetivo. O gasto em questão está afastando-o dele, ou não faz diferença? Caso esteja afastando-o de cumprir suas metas, pergunte-se: eu realmente preciso comprar esse item?

No caso de convites para sair, não precisa agir na base do “tudo ou nada”. Que tal propor alternativas mais econômicas quando for convidado(a) para algo? Um café em casa com amigos, por exemplo, pode render boas risadas e sair bem mais barato.

Leia também:

3 – Estabeleça um dia “zero gasto” na semana

Escolha um dia da semana para não gastar nenhum centavo extra. Nesse dia, o foco é reforçar sua atenção sobre como e por que você gasta, e isso pode significar dizer alguns “nãos”, tanto para outras pessoas quanto para você mesmo(a).

Pode parecer simples, mas o “dia zero gasto” é um ótimo exercício de autocontrole e consciência financeira. Se bater aquela vontade de pedir comida, aceitar um convite de última hora ou aproveitar uma promoção tentadora, lembre-se do seu compromisso: encontrar alternativas sem custo ou de baixo impacto no bolso.

Vale preparar uma refeição em casa, rever aquele filme favorito, dar uma caminhada ou simplesmente relaxar com um bom livro ou sua família. A ideia é mostrar para si mesmo(a) que dá, sim, para curtir o dia, se divertir e viver bem sem abrir a carteira o tempo todo.

Dica bônus: envolva a sua família no dia “zero gasto” e deixe claro que, nesse dia, nenhuma despesa extra pode ser feita. No fim do dia, compartilhem como foi a experiência e o que vocês fizeram para contornar o impulso de gastar. Isso ajuda todos a desenvolverem uma relação saudável com o dinheiro.

Por falar nisso, já conferiu outros conteúdos no Investir Bem e na plataforma nudge? Eles são todos voltados para ajudar você a melhorar a sua situação financeira e aproveitar a vida do jeito que merece. Não deixe de acessá-los!

Continue sua jornada nesta trilha! Leia mais:

O conteúdo do Programa Investir Bem é dedicado exclusivamente à propósitos educativos. As informações aqui disponibilizadas não devem ser entendidas como recomendações específicas de investimento nem garantia de rentabilidade.

Este site não é compatível com o navegador

Microsoft Internet Explorer

Por favor copie o link abaixo e utilize um outro navegador

https://investirbem.prevpepsico.com.br