trilha
compromisso

Supermercado: compra mensal ou semanal?

O que vale mais a pena, ir ao supermercado toda semana ou um vez por mês? Neste artigo, ajudaremos você a refletir sobre essa questão.

As compras no supermercado representam uma boa parcela do orçamento familiar. Por isso, que atire a primeira pedra quem não gosta de economizar dinheiro ao ir ao mercado!

Justamente por essa razão, várias pessoas procuram por dicas e truques para tornar as compras mais econômicas. Dentre eles está a pergunta: o que vale mais a pena, ir ao supermercado toda semana ou fazer a famosa compra do mês?

Neste artigo, ajudaremos você a refletir sobre essa questão. Acompanhe!

Vantagens e desvantagens das compras semanais

Alguns especialistas defendem que, para pessoas que moram próximas aos mercados, ou que passam por algum no caminho para casa/trabalho, as compras semanais podem funcionar como uma boa estratégia.

Isso porque vários estabelecimentos costumam fazer ofertas toda semana ou até mesmo promoções relâmpagos. Além da economia ao comprar produtos com desconto, existe a questão da redução de desperdícios. O planejamento semanal de compras tende a ter mais precisão do que o mensal, evitando, assim, gastos desnecessários e desperdícios de alimentos.

Mas, claro, isso só faz sentido se a pessoa mora próximo a um mercado, pois a gasolina não está nem um pouco barata para ficar rodando por aí, não é mesmo? Então, imagine ter que pegar trânsito, perder tempo e, dependendo do caso, ter que pagar estacionamento toda semana? E se você tiver que pegar um transporte público, a reflexão é a mesma.

Outro perigo está nas promoções, que podem ter um lado negativo. Sabe aquele produto que você nem precisa tanto, mas está com um desconto e você decidiu levar? Como os descontos relâmpagos costumam ser tentadores, o risco está em as compras semanais se converterem em itens desnecessários e que no fim do mês pesarão no orçamento.

Vantagens e desvantagens das compras mensais

A primeira vantagem é a economia de tempo. Já diz a frase que “tempo é dinheiro”, mas tempo sobrando é também horas a mais para dedicar-se à família e ao lazer. Para quem possui uma rotina corrida, com uma compra mensal é possível se planejar melhor para ir ao mercado.

Outro ponto positivo são as promoções de produtos comprados em maior quantidade. Muitas pessoas têm o hábito de ir aos “atacarejos”, onde é possível encontrar ótimos preços levando uma quantidade maior de algum produto ou itens em embalagens maiores.

Por outro lado, nas compras mensais existe um risco de os produtos ficarem guardados e perderem a validade. Além do mais, com as idas uma vez por mês ao mercado a pessoa perde as ofertas relâmpagos e as promoções semanais que ocorreram.

Compras semanais ou mensais: qual escolher?

Como você viu, existem prós e contras em ambas as opções. Por isso, a melhor é aquela que se encaixa ao seu ritmo de vida e à dinâmica da sua família.

Para muitas pessoas a resposta pode estar na união do melhor dos dois mundos. É comprar os itens não perecíveis mensalmente em “atacarejos” ou em supermercados de sua preferência e que têm bons preços, enquanto os itens altamente perecíveis são comprados toda semana.

Independentemente da opção escolhida, tudo é uma questão de planejamento. É importante que antes de sair de casa você ou a pessoa de sua família responsável pelas compras verifique o que tem na cozinha ou despensa. Isso evitará a compra de produtos desnecessários.

Para terminar, lembre-se que encontrar a melhor maneira de fazer suas compras significa economizar, mas também ter dinheiro para comprar aquele agrado para a família, como um refrigerante, salgadinho etc. Afinal, quem gasta o dinheiro da maneira certa consegue aproveitar as boas coisas da vida.

Gostou dessas dicas? Então não deixe de ver outros conteúdos bacanas aqui no Investir Bem.

Continue sua jornada nesta trilha! Leia mais:

O conteúdo do Programa Investir Bem é dedicado exclusivamente à propósitos educativos. As informações aqui disponibilizadas não devem ser entendidas como recomendações específicas de investimento nem garantia de rentabilidade.

Este site não é compatível com o navegador

Microsoft Internet Explorer

Por favor copie o link abaixo e utilize um outro navegador

https://investirbem.prevpepsico.com.br