A saúde financeira tem tudo a ver com nosso bem-estar físico e mental. Afinal de contas, uma vida bem organizada e sem dívidas é sinônimo de mais tranquilidade.
A saúde financeira tem tudo a ver com nosso bem-estar físico e mental. Afinal de contas, uma vida bem organizada e sem dívidas é sinônimo de mais leveza, tranquilidade emocional e, claro, noites muito bem dormidas.
Quem não quer uma vida assim? Com isso em mente, separamos 5 ações para ajudar suas finanças a serem saudáveis do jeito que você merece:
A vida financeira é como uma casa. Para que seja confortável, precisa estar limpa e organizada. Isso significa que varrer a sujeira para baixo do tapete pode até dar uma sensação de organização por um tempo, mas chegará um momento em que a sujeira vai aparecer.
Com isso, é fundamental colocar a casa em ordem. Falando mais especificamente sobre a saúde financeira, significa colocar na ponta do lápis todos os gastos da família.
Essa ação é necessária para identificar para onde o dinheiro está indo quando sai do seu bolso. Para descobrir, anote todos os seus gastos. E quando falamos “todos”, é tudo mesmo, desde as compras menores, como uma bala para as crianças, até as maiores, como uma televisão nova.
O ideal é que tudo seja registrado em um orçamento doméstico. Se você precisa de ajuda para elaborá-lo, explicamos tudinho aqui.
Agora que você já sabe para onde o dinheiro está indo, fica mais fácil economizar. Observe seu controle de gastos e veja quais são as maiores despesas.
A partir daí você pode avaliar se os gastos são todos realmente necessários, ou se é possível pisar um pouco no freio em algumas áreas. Por exemplo, será que não está gastando em excesso com vestuário? Ou com despesas da casa?
Lembrando que cuidar das finanças não significa se privar das coisas boas da vida. Pelo contrário, tem a ver com cuidar do dinheiro para poder aproveitar o que é bom. No entanto, isso só é possível quando a vida financeira está organizada, o que requer um controle de gastos um pouco mais rigoroso no começo.
Se perceber que as contas em atraso não param de crescer, está na hora de agir, pois é muito difícil ter saúde financeira quando as dívidas aumentam. Dependendo do caso, sabemos que pode ser difícil quitar todas as pendências.
Mas tenha em mente que com um passo de cada vez tudo é possível. O ideal é anotar todas as dívidas que possui para definir uma estratégia para acabar com elas. Você pode começar com as dívidas que têm os juros mais altos.
Nesta etapa pode ser que você veja que precisa diminuir ainda mais os gastos para aliviar as contas um pouco. Então, envolva a família na conversa para que todos(as) possam agir em torno de um objetivo comum, que é sair do vermelho.
Já ouviu o ditado que diz que “Quem poupa tem”? É exatamente assim, pois quem tem o hábito de guardar um pouco de dinheiro por mês está preparado para eventuais emergências que surgirem.
Aqui no Investir Bem costumamos dizer que você não precisa esperar ter uma grande quantia para começar a guardar alguns reais. É possível iniciar com 5% ou 10% do salário. Tenha em mente que o importante não é a quantidade, mas sim, assumir o compromisso de poupar e levá-lo seriamente.
Poupar e investir são duas coisas diferentes e explicamos tudo neste artigo. Mas o fato é que, quem cuida bem do bolso sabe que precisa fazer o dinheiro render, e isso só acontece com quem investe.
Existem várias opções de investimentos tanto em renda variável quanto em renda fixa que cabem em todos os orçamentos. Se você tem interesse em conhecer sobre o que o mercado financeiro oferece, neste post falamos sobre Tesouro Direto, CDB, Ações, Fundos Imobiliários e outros produtos.
Lembre-se que quem investe tem sustentabilidade financeira. Com finanças em ordem, dinheiro aplicado e uma aposentadoria planejada com a Prev Pepsico, é possível conquistar o bem-estar financeiro no presente e no futuro.
E para aprender cada vez mais sobre como cuidar bem do seu bolso, acompanhe nossos conteúdos aqui no Investir Bem.
O conteúdo do Programa Investir Bem é dedicado exclusivamente à propósitos educativos. As informações aqui disponibilizadas não devem ser entendidas como recomendações específicas de investimento nem garantia de rentabilidade.