trilha
conhecimento

6 dicas de como ensinar educação financeira às crianças

O dinheiro faz parte da vida de todos(as) nós. Por esse motivo, é importante começar a falar sobre ele com as crianças desde cedo.

O dinheiro faz parte da vida de todos(as) nós. Por esse motivo, é importante começar a falar sobre ele com as crianças antes que elas cresçam e comecem a ter hábitos ruins.

Claro que você não precisa tratar de assuntos difíceis, mas é possível – e recomendável - moldar comportamentos positivos desde cedo para lidar com o dinheiro. É aí que a educação financeira para crianças entra em cena.

Prometemos a você que o assunto não é nenhum bicho de sete cabeças. Para provar, separamos 6 dicas especiais:

1. Ensine de onde vem o dinheiro

É importante que desde pequenas as crianças entendam que o dinheiro não nasce em árvore. Para tê-lo, é preciso trabalhar. Este ensinamento é fundamental para que aos poucos elas aprendam a valorizar cada real que a família conquista.

Ao aprenderem que o dinheiro está relacionado ao trabalho, os pequenos têm uma outra lição valiosa: a de que trabalhar é algo bom e necessário. Assim, eles já começam a entender o senso de responsabilidade, algo que será essencial à medida que crescerem.

Para que eles possam ver na prática a relação trabalho e dinheiro, uma sugestão é oferecer um pagamento para que realizem certas tarefas, como por exemplo, ajudar a lavar o carro no final de semana. Lembrando que obrigações como estudar, arrumar a cama e manter o quarto organizado não devem ser recompensadas financeiramente.

2. Dê uma mesada

Outra maneira que pode ajudar na educação financeira infantil é dando a elas um dinheiro para gerenciarem. Nesse caso, a mesada ou semanada pode ser uma boa ferramenta de aprendizado.

Ao dá-la, deixe claro à criança que aquele dinheiro deverá ser o suficiente para o mês (no caso da mesada) ou semana (no caso da semanada). Também é importante que ela tenha planos com o dinheiro. Por exemplo, pode ser que queira comprar uma guloseima ou até um brinquedo.

Seja qual for o objetivo, mostre aos pequenos que para terem o que querem eles precisam gastar o dinheiro com sabedoria. Se for algo que custe mais caro, ajude-os a economizar uma quantia da mesada/semanada. Quem sabe não esteja na hora de eles conhecerem o famoso porquinho (cofrinho) para aprenderem a poupar?

3. Mostre que o dinheiro não é infinito

Você já parou para pensar o que uma criança imagina quando vê um adulto passando o cartão de crédito para pagar uma conta? Ou quando o pai ou a mãe falam que precisam pagar um boleto?

Para crianças pequenas, o cartão de débito/crédito pode parecer uma fonte inesgotável de dinheiro. Por isso, é bom explicar a elas que aquele pedaço de plástico não pode comprar todas as coisas do mundo (infelizmente, né?).

Ensine que existe um limite que pode ser utilizado naquele cartão e que aquela compra será paga em dinheiro lá na frente. Por essa razão, cuide você também do endividamento.

De nada adianta falar sobre a importância de cuidar do dinheiro que sai da conta se os adultos da família não dão o exemplo. Lembre-se que as crianças são muito observadoras e estão atentas a tudo, inclusive aos hábitos de consumo dos seus pais.

4. Fale sobre o dinheiro como algo bom

Muitos adultos hoje têm trauma de falar sobre dinheiro ou o enxergam como algo ruim. Isso pode vir da educação que tiveram ou até mesmo da nossa sociedade, pois no passado se falava pouco sobre o lado bom do dinheiro.

De uns anos para cá o cenário tem mudado, especialmente graças às redes sociais. Hoje temos diversos influenciadores(as) que dão boas dicas sobre como poupar, o que tem tornado o assunto “dinheiro” mais acessível.

Sabemos que problemas financeiros ocorrem, mas procure enfatizar às crianças que o dinheiro gasto com responsabilidade permite aquele lanche gostoso no fim de semana, um salgadinho no supermercado, um novo brinquedo ou aquela televisão bonita.

Desse modo, elas crescem já com a noção de que é o dinheiro que possibilita uma parte das coisas boas da vida.

5. Ensine a valorizar o que possuem

Bom, e já que dinheiro não cai do céu e os pequenos precisam entender que é necessário trabalhar para ganhá-lo, ensine-os a cuidarem e a valorizarem o que possuem.

Para isso, é importante que as crianças comecem a ter responsabilidade pelas coisas desde cedo. Mostre que elas devem cuidar de seus brinquedos e ser gratos por aquilo que têm em casa. Do mesmo modo, aproveite para ensinar bons hábitos, como por exemplo, não desperdiçar alimento e apagar a luz quando saírem do quarto.

São pequenas ações que poderão fazer uma diferença enorme no futuro.

6. Mostre a importância de poupar

Ensine os pequenos que economizar é um esforço que vale a pena. Ao fazer isso, você mostra a eles que nem tudo que queremos ter é possível hoje, mas que quando o dinheiro é gasto com responsabilidade, sonhos podem ser realizados.

O dinheiro faz parte do dia a dia de todos(as) nós. Quanto antes as crianças aprenderem alguns conceitos sobre ele, maiores são as chances de terem uma vida financeira melhor no futuro.

E a parte mais legal disso tudo é que a família inteira aprende junto. Como adulto, é a sua missão dar o exemplo e o mesmo se aplica aos outros adultos da sua casa. Aos pouquinhos, todos(as) vocês podem ir melhorando ainda mais os hábitos financeiros. Afinal, como diz o ditado “uma família unida jamais será vencida”.

Para mais dicas como essas, fique de olho no conteúdo que disponibilizamos aqui no Investir Bem.

Continue sua jornada nesta trilha! Leia mais:

O conteúdo do Programa Investir Bem é dedicado exclusivamente à propósitos educativos. As informações aqui disponibilizadas não devem ser entendidas como recomendações específicas de investimento nem garantia de rentabilidade.

Este site não é compatível com o navegador

Microsoft Internet Explorer

Por favor copie o link abaixo e utilize um outro navegador

https://investirbem.prevpepsico.com.br