trilha
conhecimento

Educação financeira para jovens

Use o tempo como seu aliado para você conquistar mais. Comece a investir cedo.

Quando se é jovem, há a impressão de que o tempo é apenas um detalhe e que ele existe apenas para nos permitir experimentações! Há a certeza de que “teremos todo o tempo do mundo” para corrigir o que der errado.

Outra ideia que costumamos considerar em nossa juventude é que podemos gastar o que queremos, porque sempre teremos dinheiro à disposição. Afinal, nossa carreira profissional está só no começo e tem tudo para ser um grande sucesso.

Bem, essas ideias podem estar equivocadas, principalmente no âmbito financeiro, porque o tempo pode ser um poderoso aliado, quando utilizado de maneira inteligente. O dinheiro nem sempre estará disponível e o sucesso pode ser muito relativo!

Precisamos considerar sempre que a idade não é um limitador das nossas finanças, pois quanto antes começarmos a cuidar do nosso dinheiro, mais cedo teremos condições de realizar nossos objetivos de vida e atingir o bem-estar financeiro.

Saber controlar o dinheiro é saber planejar a vida financeira. É tomar as rédeas das finanças, é conquistar mais confiança e segurança, é ter hábitos saudáveis, consumo consciente e uma vida financeira mais tranquila. Isso é ter educação financeira! Fala sério! Isso é bom demais!

Mas, como começar a praticar a Educação Financeira?

Separamos algumas dicas que podem lhe ajudar a colocar as contas em ordem. Elas são sugestões que você pode testar, aprimorar e ver se fazem sentido para você.

Primeiro, é importante que você se conheça melhor, entenda quais são os seus gastos, vontades, objetivos e desejos. Avalie se o que você quer hoje será importante para o seu futuro. Tente se imaginar daqui a algum tempo. Como gostaria de estar?

Seja sincero e verdadeiro nessa avaliação, pois assim será mais fácil estabelecer limites para seus gastos e definir seus investimentos.

Procure entender qual é a sua realidade, o momento em que vive e veja se o que você gasta está dentro do que recebe. Se está de acordo com o seu padrão de vida atual. Além disso, verifique onde você deve mexer para ter mais equilíbrio em suas contas. Por exemplo, quando for adquirir algum produto, pense se ele realmente é necessário para o momento em que vive. Faça também seu orçamento financeiro, planeje e mantenha seus gastos dentro do que pode pagar.

Quando você gasta mais do que recebe, a tendência é consumir as reservas para quitar as contas. Se não houver reservas, o cenário fica pior ainda: você entra no cheque especial, cujos juros são abusivos; parcela a fatura do cartão de crédito, cujos juros são mais abusivos ainda ou faz um empréstimo pessoal, com parcelas a perder de vista. Em todas essas opções, você acaba ficando sem dinheiro no fim do mês e corre o risco de “ficar no vermelho”. Então, o mais fácil ainda é controlar as finanças!

Se você quer ter grana no fim do mês e investir em seus objetivos, sejam eles quais forem, então comece agora a organizar suas finanças. Para isso, poderá utilizar um caderno para anotar tudo o que recebe e o que gasta ou usar um ou mais aplicativos (tanto no seu smartphone quanto em seu computador), como GuiaBolso, Meu Dinheiro, Expense IQ, entre outros.

Procure um aplicativo que tenha sua cara e seu jeito. O importante é fazer a gestão do seu orçamento. Você tem capacidade para isso!

Depois, faça seu planejamento financeiro, definindo suas metas de curto, médio e longo prazo. Pense que essas metas serão importantes para você ter uma organização financeira. Comece com metas alcançáveis, como a formação de uma reserva de emergência, pagar uma viagem ou até mesmo quitar uma dívida. O importante é ter metas racionais, com prazo de conclusão e custos estabelecidos.

Adquira bons hábitos, afinal, agora você já se conhece melhor! Pense duas vezes antes de adquirir um bem; não consuma por impulso ou somente porque o bem está em promoção; faça pesquisa de preço para obter o melhor custo-benefício; corte os gastos com supérfluos; passe a poupar; enfim, cuide do seu dinheiro.

Procure conhecer mais sobre investimentos. Você precisa fazer com que o seu dinheiro trabalhe para você. Há soluções de investimentos adequadas para cada bolso e situação de vida. Informe-se.

Ah, e utilize o tempo a seu favor: se organizando e investindo sempre, você terá dinheiro para realizar o seu sonho tão esperado! E, o melhor ainda, sem ficar no vermelho!

Fique ligado aqui no Investir Bem, porque vamos disponibilizar para você muito conteúdo bacana!

Continue sua jornada nesta trilha! Leia mais:

O conteúdo do Programa Investir Bem é dedicado exclusivamente à propósitos educativos. As informações aqui disponibilizadas não devem ser entendidas como recomendações específicas de investimento nem garantia de rentabilidade.

Este site não é compatível com o navegador

Microsoft Internet Explorer

Por favor copie o link abaixo e utilize um outro navegador

https://investirbem.prevpepsico.com.br