trilha
conhecimento

Educação Financeira: por que é tão importante

Educação financeira não é um bicho de sete cabeças nem requer diploma universitário.

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, educação financeira não é um bicho de sete cabeças. Não requer diploma universitário, grana na conta e nem ser “mão de vaca”! Também não se resume somente em aprender como economizar dinheiro.

Então, o que é educação financeira e por que ela é tão importante?

Educação financeira é um conjunto de medidas e hábitos que você adota em seu dia a dia para ter bem-estar, tanto no presente quanto no futuro! Na prática é você saber controlar o seu dinheiro, ter hábitos saudáveis de consumo, organizar o seu orçamento, poupar e aplicar o seu dinheiro para realizar seus sonhos pessoais e ter independência financeira.

Aplicar essas medidas e hábitos no dia a dia, nos permite ter uma vida financeira saudável e ficar longe das dívidas, que nos causam prejuízos não só financeiros como emocionais.

Mas, como é isso?

Bem, pessoas com educação financeira sabem se organizar financeiramente, não gastam 100% do que ganham, são mais conscientes de seu orçamento pessoal e reconhecem a importância da reserva financeira. Elas sabem lidar com o dinheiro.

No momento de uma compra, essas pessoas questionam se a aquisição daquele produto é realmente necessária, se cabe ou está prevista no orçamento, se é o melhor momento para aquisição, se é o melhor preço e se há recurso para cobrir os custos. Serão pessoas que provavelmente não acumularão dívidas comprando por impulso algo que está acima de suas possibilidades financeiras.

Em seu dia a dia, essas pessoas sabem exatamente quanto recebem, quanto gastam e para onde vai o dinheiro delas. Fecham o mês no azul e aplicam em investimentos, de acordo com seus objetivos de vida. Afinal, essas pessoas sabem o quanto custa um sonho e o que é necessário para realizá-lo.

Com pequenos hábitos, essas pessoas conseguem atingir qualquer tipo de objetivo, desde pagar uma conta em dia até adquirir a casa própria.

Há muitos benefícios em aplicar a educação financeira em nosso dia a dia, a começar pela qualidade e tranquilidade que ela pode trazer para a nossa vida e a de nossa família.

Mas, como colocar em prática tudo isso?

Parece difícil colocar em prática tudo isso e melhorar a relação com o seu dinheiro, mas pode acreditar que não é! Apenas é necessário ter conhecimento, paciência, comprometimento e boa vontade. Então, vamos trazer aqui algumas dicas para ajudar você com tudo isso 😉

1 – Entenda mais sobre o assunto

Para você ter uma vida financeira saudável, é preciso conhecer um pouco mais sobre educação financeira. Então, comece a entender mais sobre o assunto aqui, agora mesmo, no Investir Bem. Com esse programa da PepsiCo você desenvolverá pontos específicos da sua inteligência racional, emocional e financeira.

Mas, também, dê uma olhadinha no conteúdo disponível na internet. Há diversos sites, blogs e canais no YouTube que oferecem conteúdos de qualidade e 100% grátis.

Fique atento com os “gurus” que vendem falsos resultados e sonhos inalcançáveis. Pesquise sobre a fonte antes de acessar qualquer conteúdo da internet.

Além de sites e blogs, você também pode fazer cursos gratuitos e on-line em instituições renomadas, como Banco Centro do Brasil, Fundação Getulio Vargas, CVM Educacional, Anbima e outras!

2 – Conheça suas receitas e despesas

Tenha conhecimento da sua receita mensal (quanto você recebe) e de suas despesas (quanto você gasta). Anote tudo! Para isso, utilize uma planilha no computador, um APP em seu celular ou anote em um caderno. O importante é acompanhar mensalmente suas receitas e despesas para saber onde está indo o seu dinheiro. Assim, você terá consciência da sua realidade financeira e dos gastos.

3 – Quite suas dívidas

Se você estiver acumulando dívidas no cartão de crédito, procure quitá-las o quanto antes, pois os juros são um dos mais altos do mercado.

Avalie trocar essas dívidas por outra com juros menores, como empréstimo pessoal.

O importante aqui é colocar a casa em ordem e quitar as dívidas!

4 – Mude seus hábitos

Quando for adquirir algum produto ou serviço, procure questionar se você precisa mesmo dele. Não compre por impulso! Muita gente acaba comprando somente porque estava em promoção ou para compensar um dia difícil. Tenha autocontrole! Você é merecedor de uma vida financeira saudável!

Se for efetivar a compra, compare os preços para conseguir o melhor custo-benefício. Se for adquirir pela internet, considere detalhes como valor do frete, descontos para pagamento à vista etc.

Procure cortar também gastos supérfluos. Pode parecer besteira, mas cortar pequenos gastos pode fazer uma enorme diferença no fim do mês.

Outro ponto importante é viver de acordo com o seu padrão de vida. Viver acima dele é a maior roubada! Além de consumir todas as suas receitas, essa prática pode lhe render dívidas. Por isso, tenha sempre o pé no chão e viva conforme as suas possibilidades.

5 – Prepare-se para imprevistos

Depois de quitar as suas dívidas, faça uma reserva financeira para emergências. Você nunca saberá quando precisará dela, afinal, imprevistos podem surgir a qualquer momento, certo? Então, prepare-se para eles.

6 – Estabeleça metas

Quando estabelecemos metas, conseguimos motivação para poupar e investir. Com elas, fica mais fácil e simples seguir o for planejado.

Então, comece pequeno e com o pé no chão: determine uma meta que pode ser cumprida a curto prazo. Assim você conseguirá ver o retorno e se manterá motivado.

Depois, faça uma lista de suas metas de curto, médio e longo prazo. Coloque o prazo de cumprimento, o preço de realização e planeje seu dinheiro para cada uma delas.

7 – Aprenda sobre investimentos

Para colocar em prática as suas metas e ter bem-estar financeiro no futuro, é superimportante ter bons investimentos. E, para isso, é preciso ter conhecimento para fazer boas escolhas. Então, novamente, procure conhecer mais sobre o tema.

Bem, você viu que a Educação Financeira não é nenhum bicho de sete cabeças. Ela é sua aliada e pode lhe ajudar a conquistar uma vida financeira mais saudável. Ah! E você não precisa esperar por um alto salário para ter essa vida. Você pode conquistá-la com o que tem hoje. Busque conhecimento e tenha ótimos resultados!

Fique ligado aqui no Investir Bem, porque vamos disponibilizar para você muito conteúdo bacana.

Continue sua jornada nesta trilha! Leia mais:

O conteúdo do Programa Investir Bem é dedicado exclusivamente à propósitos educativos. As informações aqui disponibilizadas não devem ser entendidas como recomendações específicas de investimento nem garantia de rentabilidade.

Este site não é compatível com o navegador

Microsoft Internet Explorer

Por favor copie o link abaixo e utilize um outro navegador

https://investirbem.prevpepsico.com.br