Se você pensa que só cai nessa armadilha quem não tem experiência ou é mais ingênuo(a), infelizmente, não é bem assim. Descubra porque.
A maioria de nós já ouviu a história de alguém que caiu em um golpe financeiro e acabou perdendo dinheiro. Se você pensa que só cai nessa armadilha quem não tem experiência ou é mais ingênuo(a), infelizmente, não é bem assim. A verdade é que todos(as) nós podemos vir a ser alvos de golpistas.
Mas, é possível agir de modo mais inteligente que os golpistas e garantir a segurança do orçamento. A seguir, damos algumas dicas!
Os golpistas utilizam diversas maneiras para conseguir roubar dinheiro da vítima. Pensando nisso, separamos três situações bem comuns e mostramos o que fazer para se proteger delas:
Ninguém gosta de boletos, mas já imaginou descobrir que pagou um boleto falso? Pois é, este é um golpe que cresceu nos últimos meses. Na maioria das situações, os boletos são enviados por e-mail, mas há casos de pessoas que os recebem pelo correio.
Outra ação bem comum dos golpistas é enviar uma mensagem alertando para um boleto em aberto. Geralmente, a mensagem vem com frases alarmistas, como “Sua dívida está no nosso sistema” ou “Você possui um boleto em aberto”.
Como se proteger: para começar, bancos e estabelecimentos comerciais não costumam utilizar frases alarmistas. Então, sempre verifique o remetente da mensagem e, em seguida, o emissor do boleto e o valor sendo cobrado.
Caso tenha alguma dúvida, por menor que seja, vale a pena entrar em contato com o estabelecimento comercial ou instituição financeira que supostamente enviou o boleto.
Imagine que você tenha uma dívida de R$ 10 mil. Um dia você recebe um telefonema com uma proposta tentadora: “caso realize o pagamento de um boleto de R$ 4 mil hoje, sua dívida será quitada”.
Sabe aquela frase que diz que “é bom demais para ser verdade”? Ela cabe direitinho aqui, e cair nesta armadilha significa que não apenas você continuará com a dívida, como acabará perdendo ainda mais dinheiro.
Como se proteger: quando receber um contato de alguém com uma proposta tentadora, desconfie. O ideal é contatar a empresa para ter certeza de que foi ela mesma que enviou a proposta.
Este é outro golpe que atinge muitas pessoas. Na maioria dos casos, os golpistas ligam dizendo serem de um banco ou de uma loja e precisam fazer uma atualização do cadastro. É comum também o fraudador enviar um link falso por mensagem ou WhatsApp.
Como se trata de “apenas” uma atualização, é normal as pessoas não verem nada de errado nisso. O problema é que os golpistas são muito bons em enrolar as vítimas e conseguem obter informações valiosas. No fim do dia, com as informações que eles adquiriram conseguem fazer compras no nome da vítima, adquirir empréstimos e por aí vai.
Como se proteger: se receber a ligação solicitando seus dados, apenas agradeça e desligue. Não passe nenhuma informação para a pessoa que entrou em contato com você e muito menos ligue para o número de telefone que eventualmente ela o tenha passado. Da mesma maneira, não clique em nenhum link enviado. O melhor a fazer é entrar em contato com o estabelecimento ou ir até lá pessoalmente para verificar se eles estão mesmo atualizando as informações.
De repente, alguém da sua lista de contatos começa a conversar com você por um aplicativo de mensagem, como o WhatsApp. O motivo? Precisa de dinheiro para comprar algo, pagar uma conta, fazer um depósito urgente, realizar uma transferência importante etc.
Muitas pessoas nem desconfiam de que se trata de um golpe, pois os criminosos utilizam os dados do contato, como a foto do perfil. Assim, a vítima acaba facilmente caindo na armadilha e realiza o pagamento.
Como se proteger: desconfie de mensagens pedindo dinheiro. Em caso de dúvidas, ligue para a pessoa que solicitou a quantia e verifique diretamente com ela. Outro modo de aumentar a segurança é configurar o aplicativo para que a foto do seu perfil fique visível apenas para seus contatos.
Os golpes de falsos motoboys têm também dado o que falar. Tudo inicia com uma ligação ou mensagem de uma pessoa que se identifica como alguém que trabalha na segurança do banco ou da operadora do cartão.
O golpista avisa que o cartão de crédito da vítima foi clonado ou questiona sobre alguma compra efetuada. Assustada, a pessoa fica vulnerável e quer resolver tudo o mais rápido possível.
Os golpistas entram em ação pedindo para a vítima cortar o cartão ao meio e entregá-lo a um motoboy. O problema é que apesar de danificado, o cartão ainda pode ser utilizado para as compras online.
Há casos em que o fraudador pede para a vítima dizer sua senha para confirmar que o cartão é dela mesmo. Quando isso acontece, se o chip não for danificado o cartão pode ser normalmente utilizado em qualquer compra.
Como se proteger: agradeça a ligação ou a mensagem e diga que não passará nenhum dado. Após alguns minutos, contate o banco ou a operadora do cartão pelos canais oficiais (site, chat ou aplicativo). Você pode também entrar em contato por telefone, mas tome o cuidado para ligar somente para o número oficial. Jamais ligue para qualquer número fornecido pelo golpista.
Os golpes financeiros trabalham com o emocional das vítimas. Afinal, quem não gostaria de quitar uma dívida pagando muito menos? Por isso, sempre tem alguém sendo vítima dos fraudadores e vendo o dinheiro ir embora.
Aqui, compartilhamos com você cinco tipos de golpes, mas sabemos que existem muitos outros. Por esse motivo, preste bem atenção porque resumimos algumas dicas que podem ajudar você a garantir a segurança do seu dinheiro:
Com essas dicas, esperamos que você consiga manter o seu dinheiro em segurança. Compartilhe este texto também com a sua família, para que todos(as) estejam bem alertas e protegidos.
E não esqueça: fique sempre de olho aqui no Investir Bem para mais dicas e conteúdo feitos especialmente para você.
O conteúdo do Programa Investir Bem é dedicado exclusivamente à propósitos educativos. As informações aqui disponibilizadas não devem ser entendidas como recomendações específicas de investimento nem garantia de rentabilidade.