Com um cenário de muitas incertezas tanto no Brasil quanto no mundo, precisamos ficar atentos e buscar economizar em todas as nossas contas. Duas que ganham destaque são a fatura do gás de cozinha os gastos com o combustível dos automóveis.
Os preços altos desses itens infelizmente não acompanham o poder de compra dos brasileiros. O resultado é que qualquer descuido pode ser extremamente prejudicial para o orçamento doméstico.
Como queremos ajudar você a reduzir o máximo possível sua conta do gás e do combustível, separamos algumas dicas. Confira:
10 dicas para economizar no gás de cozinha
- Use a boca do fogão certa para o tamanho da panela. Ou seja, se for utilizar uma panela pequena, opte pela saída menor.
- Durante o cozimento, tampe a panela. Esse simples gesto pode gastar até 50% menos gás.
- Certifique-se de que as bocas do fogão estão limpas.
- Sempre que possível, use a panela de pressão, pois ela cozinha os alimentos mais rapidamente.
- Fique de olho na tonalidade da chama do fogão. Ela deve ser azulada e, caso esteja na cor amarela, pode significar queimadores desregulados. Nesse caso, é provável que haja um gasto maior do que o necessário.
- De tempos em tempos, verifique se a mangueira do gás tem algum vazamento ou apresenta algum defeito.
- Cheque periodicamente se há vazamentos nas bocas do fogão.
- Quando utilizar o forno, marque o tempo de preparo da receita e evite ficar abrindo a tampa desnecessariamente.
- Proteja o botijão da umidade do solo, pois ela pode enferrujá-lo e causar vazamentos. Para fazer isso, coloque-o em um suporte.
- Fique atento à passagem de vento próximo ao fogão, pois pode isso prejudicar a potência das chamas.
10 dicas para economizar no combustível
- Pesquise preços e procure abastecer em postos de confiança onde o combustível possui um valor melhor e boa procedência.
- Verifique a qualidade do combustível. Esta dica tem a ver com a anterior, porque de nada adianta pagar um preço abaixo da média se o combustível for adulterado, pois o veículo acaba consumindo ainda mais. Ou seja, o barato pode sair muito caro.
- Mantenha os pneus calibrados. Pneus mais vazios sofrem mais atritos com o solo e isso afeta o rendimento do automóvel.
- Se estiver parado no farol, não acelere. Essa atitude, além de desrespeitar a lei, contribui para esvaziar o tanque.
- Atente-se à troca de marchas para que o giro do motor seja compatível com a velocidade do veículo.
- Utilize o ar-condicionado somente quando for realmente necessário. Apesar de ser um conforto, seu uso pode aumentar o consumo do combustível porque o equipamento é operado pelo motor.
- Mantenha as revisões em dia e faça as manutenções necessárias no veículo.
- Procure manter velocidades constantes. Aumentar e reduzir a velocidade diversas vezes exige mais do motor. Do mesmo modo, não acelere com força nos momentos de arranque.
- Planeje a rota com antecedência para evitar pegar engarrafamentos e/ou dar voltas desnecessárias.
- Evite levar muito peso no carro, pois o motor precisará de mais força para colocar o automóvel em movimento.
Viu só como algumas medidas simples podem ajudar a reduzir o consumo do gás e do combustível? Se você achou este artigo interessante, compartilhe-o com seus colegas e familiares.
Para outros artigos bacanas como esse, visite o site do Investir Bem.
O conteúdo do Programa Investir Bem é dedicado exclusivamente à propósitos educativos. As informações aqui disponibilizadas não devem ser entendidas como recomendações específicas de investimento nem garantia de rentabilidade.