trilha
planejamento

Comece a planejar a viagem dos seus sonhos!

Muitas pessoas adiam a viagem dos sonhos por questões financeiras. Veja o que você pode fazer para mudar essa situação!

Para muitas pessoas viajar é uma das atividades que mais dão prazer. Independente do motivo, seja para visitar a família em outra cidade, passar as férias em uma praia diferente ou até mesmo sair um pouco da rotina e relaxar, a grande maioria de nós gosta de sair por aí afora.

Alguns têm o sonho de conhecer outros países e outros preferem desbravar as belezas e curiosidades locais, mas por questões financeiras, constantemente adiam este plano. Se você faz parte deste time, você está no lugar certo! A seguir mostraremos o que você pode fazer para se planejar melhor para a viagem dos seus sonhos.

Defina o destino e a época do ano

Se o destino for internacional, você saberá a moeda que precisará levar, como pesos, euros ou dólares. Caso o seu sonho seja conhecer os locais lindíssimos do Brasil não será necessário se preocupar com a conversão de moedas.

Com o destino escolhido, é importante verificar a época do ano pois ela influencia bastante no custo da viagem. Períodos com alta procura, como férias escolares, feriados prolongados e festas de fim do ano, tendem a ter preços mais caros.

Com a definição do destino e período da viagem, você conseguirá se planejar quanto ao meio de transporte que você usará – avião, navio, trem, ônibus, carro etc. Cada um deles tem vantagens e desvantagens dependendo da situação.

Todas essas questões influenciarão diretamente na quantia que você precisará levar para aproveitar bem sua viagem. Além disso, anote todos os lugares que deseja conhecer e passeios que deseja fazer. Faça uma pesquisa sobre cada um deles para verificar se não terá gastos adicionais.

Comece a guardar dinheiro já!

Sem dúvidas, o orçamento é a parte mais importante do planejamento da viagem. A razão é muito simples: sem dinheiro, não tem como ir para lugar algum, concorda?
Mesmo sem um destino definido, apenas o sonho de viajar já pode (e deve) incentivá-lo(a) a iniciar uma poupança imediatamente.

Então, com base no seu orçamento, defina o quanto você pode guardar por mês. O ideal é que esse dinheiro também renda juros. Para isso, existem diversas opções de investimentos disponíveis, que variam conforme o prazo, a liquidez e a quantia mensal que será investida. É possível começar a realizar aportes com menos de R$ 100,00.

Pesquise passagens e hospedagens com antecedência

Como comentamos anteriormente, existem determinadas épocas do ano em que as passagens e hospedagens são mais caras, como os períodos de férias e feriados. Considerando que muitas pessoas viajam durante esses períodos, este é um fator importante para levarmos em consideração.

Contudo, mesmo que você decida realizar uma viagem na alta temporada, é possível economizar. Como? Não deixando para comprar passagens e reservar hotéis na última hora. Companhias aéreas costumam fazer promoções o ano inteiro e você pode aproveitar esses descontos.

Já em relação à hospedagem, geralmente quem deixa para fazer as reservas no último minuto corre o risco de encontrar disponibilidade somente em acomodações mais caras. Uma dica para evitar que isso ocorra é aproveitar as opções de cancelamento gratuito que alguns sites de hospedagem e hotéis oferecem.

Nesse caso, você pode reservar algumas opções com antecedência e, quando decidir a que se enquadra melhor com o que você procura, você cancela as demais. Para isso é necessário se atentar aos prazos para cancelamento gratuito estabelecidos em cada hospedagem.

Confira o risco da pandemia

Infelizmente, ainda vivemos em um momento delicado com a pandemia do coronavírus. Quando viajamos, queremos aproveitar ao máximo, então é recomendável que verifique como estão as restrições causadas pela COVID-19 no destino que você deseja ir. Assim, você diminui riscos desnecessários que poderão estragar o seu passeio.

É importante analisar se o local exige que os turistas façam quarentena, se as atrações estão abertas ao público, horários de funcionamento de bares e restaurantes, dentre outras questões.

Lembre-se da documentação

Para viajar à países do Mercosul, você precisará levar apenas um documento de identidade atualizado e em bom estado (leia mais informações no site do Governo). Já para os demais países, existe a obrigatoriedade do passaporte.

Para informações sobre a documentação necessária na obtenção do passaporte, recomendamos o site da Polícia Federal.

Além disso, há países que exigem visto, como os Estados Unidos, o Canadá e a Austrália. Uma excelente notícia é que Comunidade Europeia isenta o turista brasileiro de visto se a viagem tiver duração de até 3 meses.

Não se esqueça de pesquisar previamente sobre a documentação necessária para ingresso em qualquer país. Existem diversos sites especializados em viagens que podem auxiliar muito, mas sempre bom observar as informações nos sites oficiais.

Cuidado com agências

Apesar de muitas pessoas fazerem todo o planejamento sozinhas e já terem a reserva financeira, há quem prefira contar com a comodidade de uma agência. Esta pode realmente ser uma boa opção, especialmente porque existem diversos pacotes de viagem que cabem em todos os bolsos, além de atrativas opções de parcelamentos.

No entanto, antes de fechar negócio com uma agência, verifique a idoneidade dela. Faça uma busca pela internet e dê uma olhada também nos comentários das redes sociais. Se perceber que ela é pouco conhecida ou se se sentir inseguro(a), o ideal é buscar uma nova opção.

Para fechar com chave de ouro, temos um artigo bem especial para você: Como guardar dinheiro para realizar seus sonhos?

Desejamos que sua viagem se concretize logo e que seja muito melhor do que você imagina. Para mais dicas, fique de olho no Investir Bem.

Continue sua jornada nesta trilha! Leia mais:

O conteúdo do Programa Investir Bem é dedicado exclusivamente à propósitos educativos. As informações aqui disponibilizadas não devem ser entendidas como recomendações específicas de investimento nem garantia de rentabilidade.

Este site não é compatível com o navegador

Microsoft Internet Explorer

Por favor copie o link abaixo e utilize um outro navegador

https://investirbem.prevpepsico.com.br