trilha
compromisso

Como guardar dinheiro para realizar seus sonhos?

Todos temos sonhos e objetivos de vida. Alcançar esses objetivos leva tempo e exige uma boa relação com o dinheiro. Veja mais!

Todos temos sonhos e objetivos de vida. Para uns, pode ser comprar a casa própria, para outros, mandar os(as) filhos(as) para a faculdade. Alcançar esses objetivos leva tempo e exige uma boa relação com o dinheiro.

Embora haja vários caminhos diferentes que podem ajudar você a alcançar seus sonhos, existem certas estratégias que podem contribuir para torná-los uma realidade. Isso, sem que você e sua família precisem encarar empréstimos ou cair em dívidas.

A seguir, compartilhamos essas estratégias com você:

Analise e organize seus gastos

A realização de sonhos depende muito da vida financeira da família. Assim, o primeiro passo é organizar as finanças. Para isso, monte o orçamento doméstico e registre todos os ganhos e gastos ao longo de cada mês.

Se você ainda não faz o controle do orçamento, ensinamos como montar o seu de maneira fácil e rápida. Caso tenha dívidas, a organização das finanças vai ajudar a visualizar uma estratégia para quitá-las.

Tenha prioridades

Normalmente temos muitos sonhos, mas é muito difícil realizá-los todos de uma vez. Da mesma maneira, para atingir um objetivo pode ser necessário abrir mão de algum hábito.

Por exemplo, um casal que sai com amigos(as) todo fim de semana, poderá ter que diminuir os encontros para conseguir economizar. Isso poderá ser mais difícil no começo, especialmente porque queremos tudo “para ontem”.

No entanto, lembre-se de que para realizar sonhos, as ações e a mente devem estar alinhadas. Em outras palavras, mantenha bons hábitos de consumo, saiba dizer não e seja firme nos seus objetivos.

Defina quanto vai economizar e por quanto tempo

Você sabe onde quer chegar e está concentrado(a) em realizar seus sonhos? Ótimo, então agora é o momento de definir quanto poderá economizar por mês. Para fazer isso, analise o orçamento (viu só como é importante criar um)?

Na hora de fazer a análise, aproveite para verificar se é possível reduzir as despesas. Esse pode ser um bom momento para reunir a família e ter uma conversa. Saiba que é possível fazer uma boa economia mudando pequenos hábitos, como o tempo no banho, para reduzir os gastos de energia e água.

O objetivo com essa ação é deixar o orçamento o mais enxuto possível para que você tenha tranquilidade ao juntar dinheiro para realizar os sonhos da família. Sobre a quantia a ser economizada, ela pode ser um valor fixo mensal ou um percentual da renda.

Mas, não esqueça: jamais fique no vermelho para guardar dinheiro!

Escolha um investimento

Depois de ter definida a quantia mensal que será guardada para a realização do sonho, você precisa escolher a estratégia de investimento que adotará para fazer o dinheiro render. É importante levar dois fatores em consideração:

  • O prazo para a realização do sonho.
  • A quantia mensal que será investida.

O mercado financeiro possui diversas opções de ativos, os quais podem atender a diferentes perfis e objetivos. Fizemos um resumo para você:

Ativos de renda fixa

  • Tesouro direto
  • CDB
  • LCI/LCA
  • CRI/CRA
  • LC
  • Debêntures
  • Fundos de investimentos

Ativos de renda variável

  • Ações
  • Contratos futuros
  • Commodities
  • Opções
  • Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs)
  • Exchange Traded Funds (ETFs)
  • COE

Para mais detalhes sobre cada tipo de ativo, recomendamos este artigo.

Para encerrar, continue sempre atento(a) aos conteúdos aqui do Investir Bem. Todos os meses publicamos novidades para ajudar você e sua família a terem uma vida financeira tranquila e realizarem muitos sonhos!

Continue sua jornada nesta trilha! Leia mais:

O conteúdo do Programa Investir Bem é dedicado exclusivamente à propósitos educativos. As informações aqui disponibilizadas não devem ser entendidas como recomendações específicas de investimento nem garantia de rentabilidade.

Este site não é compatível com o navegador

Microsoft Internet Explorer

Por favor copie o link abaixo e utilize um outro navegador

https://investirbem.prevpepsico.com.br