trilha
conhecimento

Compras on-line: dicas para usar o cartão de crédito com segurança

O e-commerce caiu no gosto dos(as) brasileiros(as), mas com isso o número de fraudes aumentou. Veja dicas de como fazer compras com segurança pela internet.

Como é bom navegar pela internet e se deparar com um produto desejado e que está com um bom preço, não é mesmo? Após comprá-lo, tudo o que precisamos fazer é esperar que ele chegue. Dependendo do caso, todo o processo dura poucos minutos e o melhor é que a compra pode ser feita até de pijama!

O comércio eletrônico trouxe muitas facilidades para os(as) consumidores(as), além de preços melhores, em muitos casos. Esses são fatores pelos quais cada vez mais brasileiros(as) fazem compras on-line. Aliás, o Brasil é o sétimo país em número de vendas pela internet.

Mas, se por um lado o e-commerce entrou no gosto dos(as) brasileiros(as), por outro aumentou também o número de fraudes. Como não queremos que você seja uma vítima de golpistas, listamos aqui seis dicas de como usar o cartão de crédito com segurança em suas compras pela internet. Anote aí:

1 - Compre apenas de sites seguros

Várias lojas on-line começaram a surgir à medida que o comércio eletrônico se popularizou. Embora a maioria delas seja de extrema confiança, infelizmente existem aquelas que precisamos tomar cuidado.

Para separar o joio do trigo tome muito cuidado com as super ofertas de sites desconhecidos. Sempre que tiver em dúvida verifique se a URL (que é o endereço www) tem conexão segura (https) e um ícone de cadeado, como é o caso do site Investir Bem.

Esse cuidado é importante porque mostra que seus dados serão criptografados, o que significa que será mais difícil para um hacker roubar suas informações de pagamentos.

Outra maneira de verificar a reputação de uma loja é nos órgãos de defesa do consumidor – como o Procon – e em sites de avaliação de compras - como ReclameAqui.

2 - Não salve os dados do seu cartão de crédito

Diversas lojas virtuais oferecem a opção de salvar os dados do cartão de crédito após uma compra ter sido realizada. Mesmo que o site em questão seja de uma loja de confiança, especialistas de segurança da informação não recomendam a prática.

Caso ocorra um vazamento de dados, por exemplo, eles podem ir parar na mão de criminosos virtuais, os cibercriminosos. Por isso, por mais prático que seja não ter que ficar digitando os dados do seu cartão de crédito toda vez que for utilizá-lo, evite ter as informações salvas.

3 - Utilize um cartão virtual

O cartão virtual não existe na vida real, mas funciona como um cartão físico. Muitos bancos e fintechs (empresas que desenvolvem produtos financeiros totalmente digitais) oferecem a opção de gerá-lo e, após isso, ele pode ser usado normalmente em uma compra on-line.

Nesse caso, o cartão tem uma numeração diferente daquela do físico e é disponibilizado pelo aplicativo da instituição bancária. Para garantir a segurança, após a aprovação de uma compra ele expira e não pode ser usado novamente.

4 - Cuidado com a conexão com a internet

Apesar de podermos fazer uma compra on-line de qualquer lugar com acesso à internet, não significa que seja algo que devemos fazer. Normalmente, conexões públicas, como em shoppings, universidades, bares, lanchonetes e lojas, possuem menos segurança. O mesmo acontece com Wi-Fis gratuitos.

Em ambos os casos, os dados das transações podem ser interceptados com mais facilidade. Por isso, opte sempre por realizar suas compras on-line utilizando uma rede segura, como a da sua residência ou da sua operadora de celular.

5 - Utilize apenas um cartão de crédito

Com a facilidade que as contas digitais trouxeram, muitas pessoas possuem vários cartões de crédito. Ao fazer compras on-line, o ideal é utilizar um cartão virtual, mas, se você optar pelo cartão físico e tiver mais de um, defina um deles para uso em e-commerces.

Essa prática fará com que você concentre o risco em apenas um cartão. Assim, caso seja alvo de clonagem, será mais fácil entrar em contato com a operadora de um único cartão.

6 – Ative as notificações do cartão de crédito

Esta dica vale ouro! A maioria dos cartões de crédito tem o recurso de enviar uma notificação sempre que uma compra é realizada tanto na internet quanto em uma loja física.

Você pode ser notificado por e-mail, SMS ou pelo próprio aplicativo da instituição bancária. Desse modo, sempre que receber um aviso de compra, poderá conferir se foi você mesmo(a) que a realizou.

Caso você seja alvo de um golpe, é só entrar em contato com a operadora ou o banco e solicitar o bloqueio do cartão.

E aí, tudo pronto para comprar de forma segura com seu cartão de crédito? Para mais dicas como essa, continue acessando o conteúdo disponível no Investir Bem.

Continue sua jornada nesta trilha! Leia mais:

O conteúdo do Programa Investir Bem é dedicado exclusivamente à propósitos educativos. As informações aqui disponibilizadas não devem ser entendidas como recomendações específicas de investimento nem garantia de rentabilidade.

Este site não é compatível com o navegador

Microsoft Internet Explorer

Por favor copie o link abaixo e utilize um outro navegador

https://investirbem.prevpepsico.com.br