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Golpes financeiros na melhor idade: não deixe acontecer com a sua família!

Pessoas com mais de 60 anos são vistas como alvo fácil por golpistas. Conheça dicas para deixá-los com mais segurança.

Quem costuma acompanhar as notícias, muito provavelmente já viu alguma relacionada aos golpes financeiros. Infelizmente, eles acontecem com uma certa frequência e atingem pessoas de diferentes idades.

Uma faixa etária que costuma ser vista como alvo fácil pelos golpistas são os indivíduos acima de 60 anos. Como os golpes se dão por manipulação psicológica, homens e mulheres na melhor idade são vistos como presas fáceis, especialmente porque são mais vulneráveis.

Pensando nisso, a seguir compartilhamos os golpes mais comuns para que você possa tomar conhecimento e consiga alertar os seus familiares. Boa leitura!

1 - Golpe do falso sequestro

Este é um golpe que já acontece faz algum tempo. Ele funciona da seguinte maneira: o(a) golpista liga para o celular da vítima e faz uma voz de choro, pedindo ajuda. Na ligação, essa pessoa diz que foi sequestrada e, para ser liberada, precisa que a família envie uma determinada quantia.

Muitos idosos caem neste golpe porque ficam apavorados com a ideia de que algum ente querido esteja em apuros. Por conta do nervosismo, acabam passando informações pessoais e até enviando dinheiro para o suposto sequestrador.

Orientação: instrua seus familiares a não se apavorarem, a nunca passarem informações pessoais por telefone ou mensagem e a não enviarem dinheiro sem antes falar com outra pessoa da família sobre o que está acontecendo.

2 - Golpe no caixa do banco

É normal vermos pessoas na terceira idade enfrentando problemas ao utilizar o caixa eletrônico. Por isso, muitos(as) criminosos ficam em bancos esperando que alguma vítima potencial demonstre sinais de dificuldades.

Gentilmente, a pessoa se aproxima do(a) idoso(a) e oferece ajuda. O problema é que para oferecer a suposta ajuda, o(a) golpista acaba pegando informações pessoais, como a senha do banco, por exemplo.

Orientação: alerte as pessoas acima de 60 anos da sua família a procurarem alguém com identificação do banco sempre que tiverem alguma dificuldade.

3 - Golpe do bilhete premiado

Neste golpe uma pessoa que aparenta origem humilde diz que tem um bilhete premiado, mas não consegue retirar o dinheiro porque está sem o documento ou porque possui algum outro impedimento.

Então, o(a) golpista pede ajuda e em troca oferece uma parte do prêmio. O problema é que, normalmente, para ajudar a vítima precisa ir até o banco. Uma vez na instituição bancária, os(as) bandidos(as) conseguem fazer com que o(a) idoso(a) tire dinheiro da sua conta.

Orientação: eduque seus familiares a sempre desconfiarem de ofertas de “dinheiro rápido e fácil”. Caso eles(as) tenham alguma dúvida, instrua-os(as) a falarem com alguém da família antes de fazerem qualquer coisa.

4 - Golpe do celular

Os(as) golpistas clonam o celular de uma pessoa e enviam mensagens aos seus contatos dizendo que precisam de um determinado valor com urgência.

Homens e mulheres na melhor idade são alvos fáceis deste golpe porque ficam preocupados e querem ajudar. Com isso, acabam seguindo as instruções dos criminosos e enviam o dinheiro solicitado.

Orientação: peça para que seus familiares sempre busquem ajuda antes de transferir dinheiro para quem quer que seja.

5 - Golpe da confirmação dos dados bancários

Neste golpe, alguém liga para a vítima e se apresenta como algum funcionário do banco. Em seguida, a pessoa conta alguma mentira, como “precisamos atualizar seus dados bancários”, sua “conta foi clonada”, “deu um problema no sistema”, entre tantas outras.

Em muitos casos, o(a) criminoso(a) informa que uma compra suspeita foi realizada no cartão de crédito da vítima. Seja como for, para “consertar” o problema é preciso confirmar alguns dados bancários.

É neste momento que o(a) golpista coleta informações valiosas da vítima, como número do cartão de crédito e código de segurança.

Orientação: instrua seus familiares a nunca passarem informações por telefone ou por aplicativos de mensagem. Deixe claro que sempre que isso acontecer, eles devem interromper a conversa e entrar em contato diretamente com o banco ou com a operadora do cartão de crédito.

Dica principal

Tenha uma conversa com as pessoas acima de 60 anos da sua família e alerte para nunca enviarem dinheiro sem antes pedir ajuda de alguém de confiança.

Também deixe claro a eles(as) que bancos não entram em contato para pedir confirmação de dados e o mesmo ocorre com operadoras de cartão de crédito. Além disso, vale também a dica de nunca aceitar ajuda de estranhos.

Por fim, lembre-se de acompanhar de perto seus familiares na terceira idade e de ajudá-los também a gerenciarem o dinheiro. Para dicas sobre como fazer isso, conte com o conteúdo do Investir Bem.

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O conteúdo do Programa Investir Bem é dedicado exclusivamente à propósitos educativos. As informações aqui disponibilizadas não devem ser entendidas como recomendações específicas de investimento nem garantia de rentabilidade.

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