trilha
conhecimento

PIX: o que é e dicas para utilizá-lo com segurança

Como tudo que envolve dinheiro, é preciso ter alguns cuidados na hora de realizar um pagamento ou transferência via PIX. Confira algumas dicas!

O nome é curto. Com apenas três letras, o PIX, forma de pagamento que entrou em vigor no dia 16 de novembro de 2020, tem ganhado espaço. Para se ter uma ideia, em pouco tempo ele superou 2 bilhões de transações e movimentou mais de R$ 1 trilhão, segundo o Banco Central do Brasil.

Mas como tudo que envolve dinheiro, é preciso ter alguns cuidados na hora de realizar um pagamento ou transferência via PIX. Por isso, separamos algumas dicas para você. Confira!

Mas, antes: o que é PIX?

O PIX é um sistema de transferências e pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central (BC). Possui três vantagens principais:

  • os pagamentos e transferências são concluídos instantaneamente
  • o dinheiro entra na conta do favorecido em qualquer dia e horário, incluindo fins de semana e feriados
  • transações via PIX são gratuitas para pessoas físicas na maioria dos casos

Toda transação por PIX ocorre no site ou aplicativo da instituição bancária em que você possui conta. Ou seja, não é necessário instalar nenhum outro app para isso.

Sobre as transações, elas podem ser feitas de três maneiras (lembrando que tudo ocorre no aplicativo da instituição bancária ou no site do banco):

  1. Por chave PIX, podendo ser o número de celular, e-mail, CPF, CNPJ ou chave aleatória (gerada no app da instituição): uma mesma pessoa pode ter chaves PIX em diferentes bancos, contudo, elas precisam ser diferentes. Por exemplo, se você cadastrar o CPF como chave em um banco A, no banco B terá que utilizar outra chave, como o telefone
  2. Por QR Code: alguns boletos já estão vindo com um QR Code que pode ser utilizado para pagamentos por PIX
  3. Por PIX Copia e Cola: nesta opção, o pagador recebe um código que deve ser copiado e colado em uma área específica

Como garantir mais segurança nas transações por PIX?

Segundo o Banco Central, as informações pessoais trafegadas nas transações PIX estão protegidas pelo sigilo bancário (Lei Complementar nº 105) e pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGDP). Além disso, possuem diversos sistemas e camadas de segurança, os quais são explicados pelo próprio BC.

No entanto, fraudes e roubos podem acabar acontecendo por alguns descuidos. Para evitar que você seja uma vítima, é importante tomar alguns cuidados, como:

1. Não clique em links enviados por e-mail, SMS ou WhatsApp

Se algum local ou alguém pedir para você clicar em um link via WhatsApp, SMS ou e-mail para fazer ou confirmar um pagamento ou transferência por PIX, ou até mesmo para instalar um programa, desconfie. Como comentamos, todas as transações ocorrem dentro do app da instituição bancária na qual você possui conta.

Lembramos também que as instituições bancárias somente se comunicam com seus clientes pelo aplicativo oficial. Qualquer comunicação fora dele tem tudo para ser um golpe financeiro.

2. Confira se a transferência foi realizada na hora

O dinheiro sai da conta do pagador e entra na do favorecido em questões de segundos. Caso você perceba que isso não tenha ocorrido, entre em contato com seu banco imediatamente pelos canais oficiais da instituição.

3. Não confunda chave PIX com senha do banco

Uma das maneiras de receber uma transferência por PIX é informando a chave cadastrada na sua instituição bancária (lembrando que pode ser número de celular, e-mail, CPF, CNPJ ou chave aleatória). Não confunda a chave PIX com a senha que você utiliza para entrar na sua conta.

Em hipótese alguma informe sua senha, pois ela é o que os fraudadores precisam para entrar na sua conta e tirar o seu dinheiro.

4. Não utilize a rede pública de internet para fazer um PIX

Quando acessamos a internet de shoppings, restaurantes, bares, lojas e qualquer outro local coletivo, utilizamos uma conexão pública. O grande problema é que estas redes podem conter vírus, o que significa que nossas informações podem ser acessadas por outras pessoas.

Por esse motivo, evite fazer transações via PIX usando uma rede pública. Opte sempre por realizar transferências e pagamentos de sua própria residência ou utilizando a conexão da sua operadora de celular (3G ou 4G).

5. Feche o aplicativo assim que fizer a transação

Terminou de pagar ou transferir dinheiro via PIX? Certifique-se de sair do aplicativo logo em seguida. Deixar ele aberto em segundo plano pode ser uma porta de entrada para o acesso de cibercriminosos.

6. Atualize aplicativo e celular

Fique sempre de olho nas atualizações dos aplicativos dos bancos que você utiliza e também do seu aparelho celular. Lembre-se de que essas atualizações muitas vezes ocorrem para corrigir possíveis falhas que podem tornar o aplicativo ou o aparelho vulneráveis a ataques.

Cuidar do seu dinheiro é sinônimo de uma vida financeira mais tranquila. Então, agora que você já sabe como tornar suas operações via PIX mais seguras, confira aqui dicas sobre como cuidar bem do seu bolso.

Continue a sua jornada aqui com a gente no Investir Bem!

Continue sua jornada nesta trilha! Leia mais:

O conteúdo do Programa Investir Bem é dedicado exclusivamente à propósitos educativos. As informações aqui disponibilizadas não devem ser entendidas como recomendações específicas de investimento nem garantia de rentabilidade.

Este site não é compatível com o navegador

Microsoft Internet Explorer

Por favor copie o link abaixo e utilize um outro navegador

https://investirbem.prevpepsico.com.br