Muitas informações equivocadas acabam virando crenças e mitos que afastam as pessoas da possibilidade de ver o dinheiro render. Saiba mais!
Existem diversas informações que circulam sobre o mundo dos investimentos. Muitas delas são equivocadas, mas acabam virando crenças e mitos que afastam as pessoas da possibilidade de ver o dinheiro render.
Para garantir que você não caia nessa armadilha, compartilhamos aqui cinco mitos sobre investimentos e mostramos o porquê eles não fazem sentido algum.
De todos os mitos sobre investimentos que listamos para você, esse é o mais comum. Mas, a verdade é que ninguém precisa ter muito dinheiro para investir.
Só para você ter uma ideia, existem ativos interessantes por menos de R$ 50, tanto de renda variável quanto de renda fixa.
Quem espera sobrar dinheiro no fim do mês para investir, muito provavelmente nunca conseguirá. Isso porque investimento é sinônimo de comprometimento.
Na prática, significa incorporar esse hábito no orçamento mensal, ou seja, com se o investimento fosse uma conta que você precisa pagar.
Pense o seguinte: assim que você recebe o salário, começa a pagar suas contas (como aluguel, energia, mensalidades etc.), certo? Pois bem, o dinheiro para investir deve estar incluso nessa lista e ser considerado como uma obrigação.
Esse é um mito sobre investimento muito comum, especialmente porque de maneira geral, nós, brasileiros(as), não recebemos educação financeira.
Contudo, sabia que alguns investimentos têm a garantia que o investidor receberá um determinado valor caso a instituição em que aplicou seu dinheiro passe por falência, decretação de regime de intervenção ou liquidação extrajudicial?
Quem proporciona a garantia de até R$ 250 mil é o FGC (Fundo Garantidor de Crédito), uma instituição privada e sem fins lucrativos. Confira a lista dos investimentos cobertos:
Para saber mais sobre os tipos de investimentos, não deixe de ler este conteúdo Tipos de investimentos.
Se você pensa que já passou da idade de investir só porque tem 50 anos ou não precisa iniciar os investimentos agora porque tem apenas 20 anos, já adiantamos: você está errado(a).
Não existe uma idade certa para começar a investir. Claro que, quanto antes uma pessoa começa, mais chances terá de obter um melhor rendimento e formar um bom patrimônio.
No entanto, não deixe a idade ser uma barreira, afinal, todo mundo quer ver o dinheiro render, concorda?
Leia também:
É normal, quando começamos algo novo, termos um certo receio. Com investimento é assim também, ainda mais porque envolve nosso dinheiro.
Mas tudo é uma questão de comprometimento e estudo. É possível – e até recomendado – começar com pequenos passos. Além disso, tire um tempo para a educação financeira (vai valer muito a pena!).
Para isso, leia também:
Além dos textos que indicamos, recomendamos ficar de olho no Investir Bem para se manter sempre por dentro de nossas dicas sobre o universo das finanças.
O conteúdo do Programa Investir Bem é dedicado exclusivamente à propósitos educativos. As informações aqui disponibilizadas não devem ser entendidas como recomendações específicas de investimento nem garantia de rentabilidade.