trilha
compromisso

Aprenda a fazer uma faxina nos gastos da sua casa

Há quem esqueça que é possível economizar começando com uma bela faxina nas finanças domésticas. Entenda mais!

Quando se fala em cortar gastos, muitas pessoas pensam primeiro naqueles que não são essenciais para viver, como o cafezinho na padaria, as saídas com a família ou os amigos, entre outros. Até aí, tudo bem.

A questão é que há quem esqueça que é possível economizar começando com uma bela faxina nos gastos da casa. Em outras palavras, significa fazer economia doméstica. Você não tem certeza do que isso significa? Então, continue aqui com a gente e entenda!

O que é economia doméstica?

A economia doméstica, também conhecida por economia familiar, está relacionada aos comportamentos que podem aumentar ou diminuir as despesas de um lar, como:

  • Contas de consumo (internet, energia, água, gás e telefone)
  • Alimentação
  • Manutenção e reparo

Desse modo, fazer economia doméstica significa rever os hábitos das pessoas que moram na mesma casa para buscar maneiras de gastar menos.

Como fazer economia doméstica?

Para uma boa economia doméstica pense em uma faxina pesada, daquelas de arrastar os móveis, virar os colchões, passar o aspirador em cada canto e usar produtos específicos para higienização. No caso das despesas do lar, significa analisar cada uma detalhadamente e verificar maneiras de reduzi-las.

E por que fazer isso? A faxina nos gastos da casa ajuda a família a ter dinheiro para realizar planos e também traz um senso de organização. Assim como na limpeza pesada, depois que a faxina nos gastos é feita o sentimento é de missão comprida e alívio.

No entanto, se em uma limpeza doméstica é necessário usar os produtos certos, fazer a faxina nas despesas significa mudar certas atitudes. Confira:

Não vá ao supermercado com fome

Um dos maiores vilões para o bolso na hora de ir ao mercado é fazer as compras com fome. Mesmo com uma lista em mãos para garantir que você só compre o essencial, se estiver sentindo fome, a racionalidade sai de cena.

Dito de outra maneira, em situações assim, o senso de urgência aumenta e faz com que a pessoa perca totalmente o controle. O resultado é visto em sacolas de compras com itens desnecessários (e uma alta conta para pagar).

Evite banhos demorados e tenha atenção na hora de escovar os dentes

Depois de um dia de trabalho, nada como um banho demorado para dar aquela relaxada, não é mesmo? Pois é, mas infelizmente passar muito tempo no banho costuma fazer com que a conta da energia ou do gás aumente consideravelmente.

Para reduzir o consumo, a única maneira é não deixar o aparelho ligado por muito tempo. Um jeito de fazer isso é fechar o chuveiro ao se ensaboar.

Aliás, o mesmo vale para a escovação dos dentes. Enquanto estiver escovando-os, feche a torneira. Só para você ter uma ideia, alguns minutos de torneira aberta podem consumir 12 litros de água!

Ao sair de um cômodo apague a luz e desligue a TV

Luz que se apaga, é luz que não se paga. Portanto, ao sair de um cômodo, certifique-se de que não deixou nenhuma luz acesa. Essa é uma atitude simples, mas acredite: faz toda a diferença. O mesmo vale para a televisão.

Quantas vezes estamos assistindo algo, vamos fazer outra coisa e deixamos o aparelho ligado, sem ninguém prestando atenção? Se isso é um hábito na sua casa, converse com os integrantes da família e crie a regra de, antes de sair de um cômodo, apagar as luzes e desligar a TV.

Desligue aparelhos em stand-by

Sabe os aparelhos eletrodomésticos que têm uma luzinha que fica acesa, mesmo quando estão desligados? Na verdade, eles estão em modo stand-by, ou seja, “esperando para serem ligados”. A televisão, o aparelho de som, os computadores e o micro-ondas são alguns exemplos.

Segundo o site do Sebrae, “alguns especialistas afirmam que a soma de vários equipamentos (em stand-by) pode representar até 12% do consumo total de energia elétrica”. Isso acontece porque esses equipamentos consomem energia 24h por dia, mesmo quando não estão sendo usados.

Por essa razão, para fazer uma boa faxina, verifique todos os aparelhos em stand-by e tire da tomada aqueles que não estão sendo utilizados.

Boas práticas ao cozinhar

Quando for cozinhar, tampe a panela para que o cozimento seja mais rápido. Certifique-se também de que não há nenhuma passagem de vento que possa interferir na potência das chamas.

Outra dica na cozinha é usar a boca do fogão que corresponde ao tamanho da panela. Tenha em mente que utilizar uma panela pequena em uma saída grande consome mais gás do que o necessário. Falando em consumo, ao usar o forno, evite ficar abrindo e fechando a tampa sem necessidade. Isso prejudica o tempo de preparo.

Leve almoço de casa

Levar uma marmita para o trabalho ajuda a economizar com alimentação. A mesma dica se aplica para pequenos lanches a serem consumidos no intervalo do trabalho.

Além de essa prática contribuir para a redução dos gastos, pode também ajudar a introduzir uma alimentação mais saudável, pois você pode optar por comidas mais nutritivas.

Dicas extras para uma boa faxina

Além das dicas que demos aqui, temos outros dois conteúdos com mais sugestões de faxina nos gastos da casa. Acesse-os:

Gostou deste artigo? Para mais materiais como este, fique de olho no Investir Bem. Todos os meses temos novidades especiais para você, com dicas para te ajudar a usar melhor o seu dinheiro.

Continue sua jornada nesta trilha! Leia mais:

O conteúdo do Programa Investir Bem é dedicado exclusivamente à propósitos educativos. As informações aqui disponibilizadas não devem ser entendidas como recomendações específicas de investimento nem garantia de rentabilidade.

Este site não é compatível com o navegador

Microsoft Internet Explorer

Por favor copie o link abaixo e utilize um outro navegador

https://investirbem.prevpepsico.com.br