Veja como pequenas mudanças no dia a dia podem fazer toda a diferença no fim do mês
Muitas pessoas ainda possuem dificuldades em se dedicar às próprias finanças. Por esse motivo, não se dão conta que pequenas mudanças no dia a dia podem fazer toda a diferença no fim do mês.
Adquirir novos hábitos e ter que mudar certos comportamentos pode não ser fácil. Mas neste artigo queremos mostrar a você que é possível fazer isso e, aos poucos, conseguir uma folga no orçamento.
Confira as 3 mudanças de hábito que sugerimos a você:
Um grande problema que a maioria de nós tem é não enxergar no longo prazo. Por conta desse comportamento, as compras por impulso acontecem.
Definir metas e sonhos é uma das maneiras de acabar com os gastos imediatistas que comprometem o orçamento. Ao tê-los em mente, a tendência é que, sempre que formos comprar algo por impulsividade, pensaremos duas vezes antes.
Quer um exemplo? Imagine que você tenha o sonho de viajar com sua família para um outro país. A partir do momento em que esse sonho se torna um objetivo, todos podem se comprometer para alcançá-lo.
Uma dica é criar um painel de visualização com as metas e os sonhos que você e sua família têm. Para entender, um painel é como se fosse um quadro no qual devem ser colocados conteúdos ou imagens inspiradoras.
Ele pode ser feito digital ou fisicamente. Mas pensando em toda a família, o melhor é ter um quadro que todos possam visualizar antes de sair de casa, por exemplo.
No caso do exemplo da viagem, esse painel pode conter a gravura de um avião e outras imagens que representem o destino que vocês escolheram.
Você saberia dizer qual é a média dos seus gastos mensais? Caso a resposta seja negativa, não se preocupe: você não está sozinho(a).
De fato, a maioria das pessoas não tem ideia das despesas que tem. O motivo é a falta do hábito de registrar as entradas e saídas de dinheiro.
Para mudar esse comportamento, a ideia aqui é anotar em um caderno, planilha ou aplicativo para celular:
Existem diversos cortes ou reduções que podem ser feitos. Basta cada um olhar com consciência para as despesas, tendo sempre em mente que cada atitude pode aproximar ou afastar você e sua família de sonhos e metas estabelecidas.
Pense na faxina financeira como aquela faxina para separar roupas que não servem mais. No caso das finanças, a faxina é para conferir se todas as despesas são mesmo necessárias.
A mudança de hábito requer disciplina e é normal darmos algumas escorregadas no processo. Fazer a faxina periodicamente é analisar as compras que foram feitas sem necessidade e se existem gastos que não fazem mais sentido.
Para isso, confira a fatura do cartão de crédito e analise os extratos bancários.
No começo, a faxina pode ser feita mensalmente. Conforme o controle financeiro for melhorando e você perceber que está conseguindo se manter na linha, pode fazê-la a cada dois meses ou mais.
A educação financeira é uma excelente maneira de adquirir conhecimentos que ajudam a mudar hábitos e a melhorar a organização financeira. Aliás, falamos sobre isso neste artigo e recomendamos a leitura.
Lembre-se também de que o Investir Bem é uma ferramenta para ajudar você a adquirir educação financeira. Por isso, acesse nosso espaço com frequência, porque todos os meses temos conteúdo que podem ajudar você e sua família a ter uma relação cada vez mais saudável com o dinheiro.
O conteúdo do Programa Investir Bem é dedicado exclusivamente à propósitos educativos. As informações aqui disponibilizadas não devem ser entendidas como recomendações específicas de investimento nem garantia de rentabilidade.