Listamos algumas sugestões para todos e todas se divertirem e aprenderem juntos a cuidar melhor do dinheiro.
Ensinar sobre planejamento financeiro para as crianças é ajudá-las a crescerem com mais responsabilidade e a terem um futuro financeiramente saudável. Sabemos que o assunto é sério e que não é fácil atrair a atenção dos(as) pequenos(as).
Pensando em ajudar você a apoiar filhos(as), irmãos(ãs) e outras crianças da sua família a tomarem decisões conscientes quanto ao uso do dinheiro ao longo da vida, listamos algumas sugestões para todos se divertirem e aprenderem juntos. Confira!
Monte uma lojinha de mentira (pode ser mercado também) em casa, com os produtos/objetos que você tem. Coloque um preço em cada item e dê à criança uma determinada quantia.
O dinheiro não precisa ser verdadeiro. Você pode imprimir as notas ou até mesmo usar a imaginação e criar cédulas em casa.
Comece com uma quantia menor e peça para a criança “ir às compras”. À medida que ela comprar, chegará o momento de tomar decisões do tipo “se eu comprar essa boneca, não poderei comprar esse carrinho”.
Essa é uma ótima maneira para os(as) pequenos(as) começarem a entender a importância das decisões conscientes. Também é uma excelente oportunidade para oferecer descontos e ensinar a arte da negociação.
Uma alternativa à lojinha é fazer um piquenique com alimentos de verdade e pedir para a criança “comprar” o que deseja.
Com a criança, monte um quadro dos desejos que contenha brinquedos, alimentos e outros itens de interesse dela. Para isso, utilize revistas, jornais ou imprima imagens da internet.
Dê uma certa quantia das cédulas de mentira e pergunte para a criança quanto ela gastaria com cada item. Isso ajuda a mostrar que o dinheiro é limitado e que é preciso tomar decisões ponderadas de como gastá-lo da melhor forma.
O jogo dos envelopes é outra opção de ensinar educação financeira para as crianças de uma maneira divertida. Para brincar, você e a criança devem utilizar 3 envelopes e colori-los cada um com uma cor (se preferir, pode utilizar porquinhos).
Cada envelope terá um nome:
Para jogar, dê um dinheiro semanal, quinzenal ou mensalmente à criança. Ensine-a sobre o objetivo de cada envelope e peça para o menino ou a menina dividir o dinheiro conforme achar melhor.
Você pode também definir regras do tipo, “o Sr. Agora precisa de mais dinheiro que o Sr. Futuro e o Sr. Bonzinho” ou “O Sr. Futuro só pode receber dinheiro se o Sr. Bonzinho receber também” e por aí vai.
Para as crianças com idade a partir de 8 anos, já é possível iniciar com os jogos de tabuleiro como o Banco Imobiliário Júnior. É um jeito divertido e lúdico de introduzir aos(às) meninos(as) conceitos como renda, investimento, habilidades de adaptação e outros.
Esperamos que tenha gostado dessas dicas! Caso precise de outras para ajudar as crianças na educação financeira, leia:
Para mais conteúdos como este, confira o Investir Bem!
O conteúdo do Programa Investir Bem é dedicado exclusivamente à propósitos educativos. As informações aqui disponibilizadas não devem ser entendidas como recomendações específicas de investimento nem garantia de rentabilidade.