trilha
compromisso

Família endividada: como sair dessa?

Finanças no vermelho? Mostramos que com um bom planejamento é possível reverter esse cenário.

Recentemente, o endividamento das famílias brasileiras bateu um novo recorde: 77,7% dos lares fecharam o mês com alguma dívida, contra 77,5% em março.

A boa notícia é que com um bom planejamento é possível reverter esse cenário. A seguir, compartilhamos algumas ações que famílias com as finanças no vermelho podem tomar.

Entenda o quanto a família gasta

Uma coisa é certa: se a família está endividada é porque está gastando mais do que pode. O primeiro passo para saber para onde o dinheiro está indo é entendendo o hábito de consumo de todos os membros.

Por exemplo: quanto é gasto com alimentação? Com vestuário? Lazer? A dica é que cada pessoa da família coloque seus gastos em um papel ou em uma planilha por um mês.

Mas atenção! Quando falamos em “gastos” estamos nos referindo a tudo, desde um cafezinho na padaria até uma compra com um valor mais expressivo.

O segundo passo para entender o quanto a família gasta é analisar também as despesas fixas essenciais, como contas de água, luz, internet, educação e outras.

Corte gastos desnecessários

Para sair do endividamento você e sua família terão que se esforçar, o que significa cortar o consumo do que não for essencial. Por exemplo, o dinheiro do cinema no fim de semana pode ser utilizado para ajudar a organizar o orçamento familiar.

Assim como nas outras ações que sugerimos aqui, é importante que todos os membros da família estejam envolvidos nessa conversa e contribuam eliminando ou reduzindo seus gastos.

Liste as dívidas que a família tem

Faça uma relação com todos os pagamentos que estão em atraso. Para organizar bem a relação, anote:

  • O tipo de dívida (água, luz, cartão de crédito, cheque especial etc.)
  • O nome do credor (empresa ou pessoa para qual você está devendo)
  • O valor inicial
  • O valor do pagamento mensal
  • O valor total devido
  • As taxas de juros
  • O prazo de pagamento (em meses)

Negocie suas dívidas

Com as dívidas já listadas, verifique aquelas que você consegue pagar sem comprometer ainda mais o orçamento (por isso é importante conhecer bem quais são os gastos da família). Dê prioridade para aquelas com juros maiores, pois elas são as que mais estão comprometendo as finanças da família.

Como comentamos neste outro conteúdo, uma boa dica é ficar de olho nos feirões de negociação promovidos por instituições, como o Serasa e SPC. Muitas vezes é possível obter até 90% de desconto.

Seja disciplinado(a)

É preciso ter muita disciplina para manter-se na linha e acabar não gastando naquilo que não deveria. Na prática, isso significa ter toda a família envolvida na missão de sair do endividamento e preparada para dizer “não” aos gastos desnecessários.

A disciplina é essencial para que vocês possam ter uma boa relação com o dinheiro.

Para ter uma mãozinha nesse processo, todo mês disponibilizamos conteúdos bem bacanas aqui no Investir Bem. Então, crie o hábito de sempre acessar este espaço!

Continue sua jornada nesta trilha! Leia mais:

O conteúdo do Programa Investir Bem é dedicado exclusivamente à propósitos educativos. As informações aqui disponibilizadas não devem ser entendidas como recomendações específicas de investimento nem garantia de rentabilidade.

Este site não é compatível com o navegador

Microsoft Internet Explorer

Por favor copie o link abaixo e utilize um outro navegador

https://investirbem.prevpepsico.com.br