trilha
conhecimento

Inflação alta: aprenda como se proteger dela

É possível nos protegermos da inflação? A resposta é um belo “sim” e a seguir mostraremos a você como fazer isso.

“Inflação” é uma palavra que, para o desgosto de todos nós, tem aparecido com frequência nos noticiários. Ela é o motivo pelo qual vamos ao supermercado e levamos um susto com o valor da nossa compra, ou quando percebemos que o valor que colocávamos de combustível não é mais o suficiente.

Mas, será que é possível nos protegermos da inflação? A resposta é um belo “sim” e a seguir mostraremos a você como fazer isso.

O que é inflação?

Inflação é um termo econômico para designar um aumento de preços e serviços em determinada localidade e período de tempo. Com base nisso é que percebemos que o custo de vida aumentou, ou seja, que com o mesmo dinheiro conseguimos comprar uma menor quantidade de itens básicos de consumo.

Além disso, a inflação aumenta os juros bancários e, quando está alta, afasta os investidores estrangeiros, consequentemente afetando o desenvolvimento do país.

Outro fator importante a entender sobre o tema é que, dentro de uma economia nacional, o fenômeno inflacionário atinge todos os setores.

Por exemplo, se o preço do combustível aumenta, não é apenas na hora de colocar gasolina no automóvel que você sentirá essa subida no preço, pois ele também será percebido nas prateleiras dos supermercados. Isso porque os caminhões que fazem o transporte dos produtos gastarão mais com diesel e alguém deverá pagar essa conta.

Por tudo isso é que, em períodos nos quais a inflação está alta, é fundamental pensar muito bem antes de gastar e em quais ações tomar para se proteger do aumento dos preços.

Como se proteger da inflação alta?

Agora que você entendeu o que é inflação, anote aí nossas dicas para tentar contorná-la:

Não vá ao supermercado sem uma lista

Antes de sair de casa, dê uma olhada nos itens que você tem nos armários e na geladeira. Além de evitar o desperdício, essa atitude impede que o dinheiro seja gasto em algo desnecessário.

Também sobre supermercados, veja aqui se vale mais a pena fazer compras semanal ou mensalmente.

Fique atento aos preços dos estabelecimentos

Com o poder de compra da população reduzido, os estabelecimentos acabam vendendo menos. Para compensar a queda nas vendas, eles costumam oferecer descontos.

É importante que você fique atento(a) a isso para aproveitar os produtos com preço reduzido e, assim, diminuir o valor final das suas compras.

Faça compra coletiva

Chame seus parentes, amigos(as) e vizinhos(as) e se reúnam para irem a um atacado comprar itens coletivamente. Esses estabelecimentos costumam oferecer valores bem atrativos para produtos comprados em quantidade maior.

Vocês podem, ainda, dividir o preço do combustível, o que ajudará a economizar ainda mais.

Repense seus hábitos do dia a dia

Com o aumento do combustível nos últimos meses, você pode considerar deixar o automóvel um ou dois dias na garagem e optar pelo transporte coletivo no lugar. Outra ideia é criar um rodízio de carona com colegas de trabalho e vizinhos(as).

Além disso, sempre que possível procure fazer o que puder a pé. Muitas vezes ficamos tão acomodados(as) com o carro que o tiramos da garagem para irmos a uma distância que poderíamos muito bem percorrer andando.

Além de economizar no combustível, substituir o automóvel por uma caminhada faz muito bem à saúde e ao planeta. Usar uma bicicleta também é uma ótima opção!

Outro hábito importantíssimo que precisamos rever é com relação à utilização da energia elétrica. Evite o uso excessivo de aparelhos como ventiladores, televisão, chuveiro elétrico e ar-condicionado, e aproveite a luz natural para iluminar os ambientes. Veja aqui mais dicas de como economizar energia.

Revise seus gastos

Vamos falar com sinceridade: você realmente precisa comprar agora aquela roupa? Utiliza todos os canais da TV a cabo que assina? Será que não existe um plano mais em conta e que tenha mais a ver com seu perfil? E aquele aparelho celular que você quer comprar, não dá para esperar mais um pouco?

Na maioria das vezes, assumimos gastos sem pensar muito. O problema é que eles vão se acumulando e diminuem ainda mais nosso poder de compra.

Acompanhe o raciocínio: quanto mais gastos temos, menos dinheiro sobra no fim do mês. E se o nosso dinheiro vale menos por causa da inflação, isso significa que o que sobra, acaba valendo menos ainda. Consegue perceber como é importante rever os gastos e repensar as compras?

Para resolver isso, que tal assumir um compromisso consigo mesmo(a)? Tire um tempo e liste todos os gastos que você tem hoje. Em seguida, analise se eles são mesmo necessários e/ou se não existe uma maneira de reduzi-los.

Construa um orçamento

Já que com a inflação alta é importante rever alguns gastos, uma maneira de melhor visualizar para onde o dinheiro está indo é por meio de uma planilha orçamentária.

O orçamento é uma excelente ferramenta também para nos ajudar a nos controlar. Para elaborar o seu, siga estas dicas.

Com essas ações básicas, esperamos que você consiga se proteger melhor contra a inflação. Para mais conteúdos como este, leia outros artigos no Investir Bem.

Continue sua jornada nesta trilha! Leia mais:

O conteúdo do Programa Investir Bem é dedicado exclusivamente à propósitos educativos. As informações aqui disponibilizadas não devem ser entendidas como recomendações específicas de investimento nem garantia de rentabilidade.

Este site não é compatível com o navegador

Microsoft Internet Explorer

Por favor copie o link abaixo e utilize um outro navegador

https://investirbem.prevpepsico.com.br