O score de crédito é uma pontuação baseada em uma avaliação do histórico financeiro da pessoa. Saiba mais.
Quem precisa aumentar a linha de crédito para sair das dívidas, fazer um financiamento, solicitar cartão de crédito e conseguir melhores condições de pagamentos (com juros mais baixos), precisa ficar atendo ao score de crédito.
“Score” é uma palavra de língua inglesa que em português significa “pontuação”. Desse modo, quando alguém se refere ao score de crédito está falando de uma pontuação baseada em uma avaliação do histórico financeiro da pessoa.
É por meio do score que instituições financeiras, empresas e estabelecimentos comerciais verificam se o cliente tem credibilidade no mercado e se podem oferecer-lhes crédito. A pontuação é também utilizada para avaliar quais opções podem ser ofertadas. O objetivo de tudo isso é um só: reduzir a inadimplência!
O score vai de zero a 1000 pontos, sendo que:
Destacamos que quanto mais próximo o score estiver da pontuação máxima (1000), melhor será para o cliente. Você pode verificar gratuitamente como está o seu score no site do Serasa.
Se ao verificar sua pontuação de crédito você tenha percebido que precisa melhorá-lo, estas dicas podem ajudar:
Dívidas em aberto empurram a pontuação para baixo. Portanto, ter o nome limpo é a regra número 1 de um score alto.
Por isso, se você tem dívidas atrasadas converse com os credores e negocie condições para quitá-las. Neste artigo damos algumas dicas de como sair das dívidas.
Uma boa maneira de aumentar a pontuação é atualizando os dados cadastrais no Serasa, SPC Brasil e no Boa Vista SCPC. Isso porque informações desatualizadas podem prejudicar o cálculo do score.
Verifique nos sites abaixo se seus dados estão atualizados:
• Serasa
• SPC Brasil
• Boa Vista SCPC
O Cadastro Positivo é uma espécie de currículo financeiro. Empresas e instituições financeiras o consultam para avaliar o risco em conceder novos créditos ou estendê-los, ou ainda para analisar transações que possam ter algum risco financeiro. Para isso, são analisados:
Aqui você pode consultar gratuitamente seu Cadastro Positivo.
Para aumentar o score é necessário mostrar que o consumidor é também um pagador ativo (e um bom pagador, claro). A dica aqui é colocar contas como gás, água e luz, por exemplo, em seu nome.
Se possível, coloque essas contas em débito automático, garantindo, assim, que sejam pagas no dia do vencimento.
É muito difícil ter um score alto mantendo maus hábitos financeiros. Um deles são os gastos desnecessários. Para cortá-los, o primeiro passo é saber para onde o dinheiro está indo. Essa análise é feita no orçamento doméstico. Caso você precise de ajuda para elaborá-lo, aqui explicamos tudo certinho.
Outro mau hábito que não combina com pontuação alta é atrasar as contas ou, pior, deixar de pagá-las. Reforçamos que se as dívidas forem um problema para você, confira estratégias para acabar com elas.
Como você pode imaginar, saber lidar com o dinheiro é imprescindível não apenas para aumentar o score, bem como para não deixar a pontuação cair. Isso significa, também, adotar boas práticas de consumo no dia a dia.
Conheça agora mesmo hábitos e comportamentos para um consumo consciente. Continue lendo os conteúdos aqui do Investir Bem para melhorar a sua saúde financeira cada vez mais!
O conteúdo do Programa Investir Bem é dedicado exclusivamente à propósitos educativos. As informações aqui disponibilizadas não devem ser entendidas como recomendações específicas de investimento nem garantia de rentabilidade.