trilha
conhecimento

Plano de previdência fechado: vale a pena para você?

Para entender mais sobre o que significa aderir a um plano de previdência fechado, conheça as principais características desse investimento.

A previdência complementar fechada é um benefício que algumas empresas e entidades de classe oferecem, respectivamente, aos seus colaboradores e associados. Ela funciona como um investimento de longo prazo para ajudar a complementar a aposentadoria do INSS.

Portanto, seu objetivo é o de proporcionar um complemento financeiro para se obter um bem-estar futuro, com rendimento médio bem acima da poupança.

Para entender mais sobre o que significa aderir a um plano de previdência fechado e, assim, tornar-se um participante, compartilhamos com você as principais características desse investimento:

1. Taxas de administração mais baixas

Os planos fechados são geridos por Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC). As EFPCs não têm fins lucrativos e, por essa razão, as taxas de administração costumam ser muito mais baixas daquelas cobradas pelos planos abertos. Há casos em que essas taxas até são custeadas pelas patrocinadoras dos planos de previdência dessas Entidades.

Isso é possível porque as despesas necessárias à administração do plano são normalmente custeadas pelo resultado obtido pelo retorno dos investimentos realizados no plano.

2. Mais rentabilidade

Os planos de previdência fechados têm, em sua maioria, a característica de serem patrocinados. Na prática, isso significa que a empresa contribui juntamente com o funcionário a formar sua reserva para a aposentadoria, elevando, assim, o capital investido.

Utilizando o exemplo da Prev Pepsico, são feitos dois tipos de contribuição:

  • Contribuição Básica: independentemente do percentual de contribuição que a pessoa optar, a empresa fará uma contribuição equivalente a 5% da parte do salário de contribuição que ultrapassar 7 URPs (URP significa o valor de R$ 615,42, em 01/04/2021).
  • Contribuição Suplementar: a empresa efetua uma contrapartida na mesma proporção da contribuição suplementar efetuada pelo participante.

Sendo assim, no caso do Plano Prev Pepsico, o benefício de aposentadoria é composto pelas contribuições do funcionário, pelos depósitos da empresa e ainda pela rentabilidade obtida com o investimento desses valores. A soma desses três itens é chamada de Saldo de Conta.

Além disso, toda rentabilidade obtida com os investimentos do plano é revertida aos participantes porque a Prev Pepsico é uma entidade sem fins lucrativos. Outro ponto importante é que a rentabilização do dinheiro investido no plano não tem a cobrança de recolhimento antecipado do Imposto de Renda, conhecida como “come-cotas”.

3. Mais segurança para aposentadoria

Para quem deseja ter bem-estar financeiro ao se apontar, investir em um plano de aposentadoria complementar é uma boa opção.

Quando se torna participante de um plano fechado, o funcionário define o percentual das suas contribuições, as quais serão descontadas regularmente na folha de pagamento. Essa forma automática de fazer os aportes é uma maneira de garantir que o capital será rentabilizado ano após ano e usufruído no futuro.

Em outras palavra, a previdência fechada estimula o planejamento financeiro voltado a formar patrimônio a longo prazo.

4. Benefício Fiscal

Quando contribui para um plano de previdência fechado, o participante que faz declaração de Imposto de Renda na modalidade completa pode abater as contribuições até um limite de 12%. Graças a isso, pode aumentar a restituição ou diminuir o valor a pagar de Imposto de Renda.

5. Cobrança de Imposto de Renda

A exemplo do que ocorre nos planos de previdência privada aberta, nos planos de previdência privada fechados também há a incidência de IR no resgate das contribuições e também nos pagamentos dos benefícios em forma de renda mensal, de acordo com a opção de tributação feita pelo funcionário.

A diferença é que, no caso do plano fechado, o funcionário já aproveitou o incentivo fiscal de até 12% da sua renda anual.

Conheça o Plano de Previdência Fechado da Prev Pepsico!

Os planos de previdência fechados são fiscalizados e regulamentado pela Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar), também vinculada ao Ministério da Economia.

Se você quer ter um investimento rentável e direcionado para sua aposentadoria, aproveite para usufruir do benefício oferecido para funcionários das empresas Pepsico do Brasil Ltda., Pepsi-Cola Industrial da Amazônia Ltda., Pepsico Amacoco Bebidas do Brasil Ltda. e Pepsico do Brasil Indústria e Comércio de Alimentos Ltda.

Para obter mais informações, tirar dúvidas e fase a adesão ao plano, visite o site da Prev Pepsico.

E já que estamos falando de aposentadoria, aproveite e veja também o que fazer para ter uma relação saudável com o dinheiro e conquistar um futuro financeiro muito mais tranquilo. Fique de olho no Investir Bem.

Continue sua jornada nesta trilha! Leia mais:

O conteúdo do Programa Investir Bem é dedicado exclusivamente à propósitos educativos. As informações aqui disponibilizadas não devem ser entendidas como recomendações específicas de investimento nem garantia de rentabilidade.

Este site não é compatível com o navegador

Microsoft Internet Explorer

Por favor copie o link abaixo e utilize um outro navegador

https://investirbem.prevpepsico.com.br