trilha
planejamento

Planejamento financeiro: como fazer o seu

Saber lidar com dinheiro é fundamental para conquistar seus objetivos. A melhor maneira de fazer isso é se planejar.

Saber lidar com dinheiro é fundamental para conquistar seus objetivos e realizar os seus sonhos. E, a melhor maneira de fazer isso é com organização e planejamento.

Já vimos como organizar o dinheiro, fazendo a estimativa dos seus ganhos e gastos, ou seja, montando o orçamento para saber exatamente quanto dinheiro entra e sai por mês. Agora, chegou o momento de fazer o planejamento para realizar os seus objetivos.

Você verá que fazer um planejamento não é nenhum bicho de sete cabeças.

Vamos imaginar que você fará uma viagem. Assim, antes de separar as roupas e preparar as malas, você precisa definir o local, o roteiro, o meio de transporte (carro, navio, avião, bicicleta...), onde ficará hospedado (hotel, pensão, pousada, casa da tia, da avó...), quanto tempo ficará fora, o custo de viagem, enfim, é preciso planejar essa viagem.

Então, algo semelhante acontece com as suas finanças! Antes de decidir o que fazer com o seu dinheiro, você precisa planejar, pois o planejamento é fundamental para transformar sua vida financeira.

Como organizar um planejamento financeiro

1. Conheça sua realidade financeira

O primeiro passo para o planejamento é conhecer sua situação atual. Se você já tem um orçamento pessoal estruturado, ele lhe dará um retrato de como estão as entradas e saídas do seu dinheiro no mês e a frequência dos pagamentos. Se você ainda não tem um, leia esse post e monte já o seu!

2. Controle seus gastos

Mantenha seu orçamento pessoal atualizado para controlar seus gastos. Não existe planejamento financeiro sem o controle total das receitas (o que você ganha) e despesas (o que você gasta).

3. Determine suas prioridades

O segundo passo é determinar suas prioridades de pagamento. Em seu orçamento já estão definidas as suas despesas fixas, assim, elas serão as suas prioridades, pois se você atrasar o pagamento delas, poderá se enrolar e entrar em dívidas.

Então, gastos extras, fora do seu orçamento, só podem ser considerados quando você garantir o cumprimento de suas obrigações, ou seja, o pagamento de suas despesas.

4. Aprenda a lidar com as dívidas

Se você estiver endividado ou inadimplente, fique atento, pois isso pode ser um obstáculo entre você e seu planejamento financeiro. Isso porque, essa situação, geralmente, envolve o pagamento de juros e prejuízo em seu orçamento.

Então, procure negociar suas dívidas para ter pagamentos que caibam em seu bolso e orçamento. Assim, poderá economizar sua grana para a realização de seus objetivos.

5. Defina seus objetivos financeiros

O próximo passo é definir seus objetivos de vida, ou seja, os objetivos de esforço para poupar e investir o seu dinheiro. Afinal, se não houver uma recompensa no fim de tudo isso, você desistirá de seu planejamento.

Objetivos são pessoais e estão associados a prioridades e sonhos de cada um. Vão desde o pagamento de uma dívida e aquisição da casa própria até a definição de uma reserva financeira para a aposentadoria.

Esses objetivos devem ser classificados conforme o prazo de conclusão: curto, médio e longo prazos. Curto prazo são os objetivos que você poderá atingir em até 1 ano; médio prazo de 1 a 10 anos; e longo prazo, superior a 10 anos. E devem ser priorizados, conforme seu impacto em suas finanças. Assim, saldar dívidas, formar uma reserva financeira e ter dinheiro para investir devem ser objetivos com prioridade alta.

6. Adquira bons hábitos

Revise seus hábitos tanto de consumo quanto de vida. Você verá que há alguns que podem ser melhorados, como não gastar mais do que você ganha, acompanhar de perto sua conta bancária, poupar antes de gastar, dentre outros.

7. Poupe seu dinheiro

Para realizar seus objetivos e sonhos, você precisa de recursos que não comprometam o seu orçamento. Assim, procure sempre economizar e poupar para investir.

Mantendo o seu orçamento sob controle, adquirindo bons hábitos de consumo, fica mais fácil economizar e poupar.

8. Aprenda a investir

Faça investimentos de acordo com seus objetivos definidos. Lembre-se: grandes objetivos exigem investimentos de longo prazo! Por isso, aprenda mais sobre investimentos para não perder dinheiro.

9. Mantenha o foco

Não deixe seu planejamento financeiro de lado: tão importante quanto ter um é saber manter ao longo do tempo.

A conquista de seus objetivos depende de compromisso. Assim, siga o que você estabelecer em seu planejamento.

Além disso, faça adequações em seu planejamento à medida que seus objetivos e hábitos mudarem com o tempo.

Esperamos que essas dicas lhe ajudem a realizar seus sonhos e a conquistar uma vida financeira mais tranquila. E, fique ligado aqui no Investir Bem porque vamos disponibilizar muito conteúdo bacana para você.

Continue sua jornada nesta trilha! Leia mais:

O conteúdo do Programa Investir Bem é dedicado exclusivamente à propósitos educativos. As informações aqui disponibilizadas não devem ser entendidas como recomendações específicas de investimento nem garantia de rentabilidade.

Este site não é compatível com o navegador

Microsoft Internet Explorer

Por favor copie o link abaixo e utilize um outro navegador

https://investirbem.prevpepsico.com.br