Nos dias de hoje é possível aprender sem sair de casa. Neste artigo selecionamos cursos de diferentes instituições. Confira!
Nos dias de hoje é possível aprender sem sair de casa. Graças à Internet, o conhecimento está ao nosso alcance em questão de segundos. Por isso, não existem desculpas para quem quer ter uma vida financeira organizada.
O próprio site Investir Bem é um ótimo exemplo disso. Mas você sabia que existem bons cursos on-line gratuitos que também podem te ajudar a ter uma excelente saúde financeira?
Neste artigo selecionamos cursos de diferentes instituições. Confira:
Indicado para quem quer aprender sobre os instrumentos de renda fixa, de renda variável e derivativos, além de entender como funciona uma oferta pública de valores mobiliários.
Possui carga horária de 10h. Saiba mais.
Este é um curso de nível intermediário para quem quer aprender mais sobre os fundos de investimentos. São apresentadas as principais estratégias de gestão e como são classificados os mais diversos tipos de fundos existentes no Brasil.
Possui carga horário de 10h. Saiba mais.
Voltado para quem deseja se aprofundar no mercado de renda fixa. O curso possui nível intermediário e mostra como funcionam os mercados de títulos públicos e privados.
Possui carga horário de 18h. Saiba mais.
Este curso é para as pessoas que buscam se familiarizar com os conceitos e produtos do mercado financeiro. Segundo a Anbima, ao término deste curso a(o) aluna(o) tem uma base de conhecimento para começar a aprofundar seus estudos em outros aspectos do mercado financeiro.
Possui carga horária de 5h. Saiba mais.
O curso mostra como utilizar o dinheiro de modo consciente e otimizar os gastos. Aborda temas como:
Possui carga horária de 20 horas. Saiba mais.
A série "Eu e meu dinheiro" abrange cinco vídeos de curta duração com histórias ficcionais que abordam os seguintes conceitos de educação financeira:
Além de sensibilizar os(as) participantes para a gestão das finanças pessoais, este curso visa capacitá-los(las) para conduzir grupos de discussão sobre os vídeos da série.
As pessoas que completarem todos os módulos receberão um certificado de multiplicadores da série.
Possui carga horária de 10h. Saiba mais.
Este curso tem como objetivo apresentar conceitos introdutórios de matemática financeira e algumas de suas aplicações práticas. A CVM lembra que os conceitos de matemática financeira são importantes para diversas decisões do dia a dia, tais como investimentos, empréstimos, consumo e financiamentos.
Apresenta conhecimentos essenciais para definição e realização de investimento. Além disso, traz um entendimento sobre características de diversas aplicações, especialmente as relacionadas a fundos de investimento.
Possui carga horária de 12h. Saiba mais.
O nível 2 do curso aborda temas como:
Possui carga horária de 8h. Saiba mais.
Gastar conscientemente é questão de bons hábitos financeiros. Além disso, como citado pela própria FGV “planejar e gastar dentro do orçamento é um dos segredos para a paz e realização de sonhos”.
Pensando nisso, o curso ajuda as(os) participantes a responderem perguntas como:
Possui carga horária de 8h. Saiba mais.
No Investir Bem já mostramos como montar o seu orçamento financeiro e fazer o planejamento financeiro. Para quem busca um curso on-line gratuito sobre o tema, este da FGV pode ser uma boa pedida.
Os seguintes temas são abordados:
Possui carga horária de 12h. Saiba mais.
Assim como a CVM, a FGV também disponibiliza um curso de matemática financeira. Após concluí-lo, os(as) participantes terão adquirido entendimento sobre o valor do dinheiro no tempo, competências para identificarem o melhor financiamento, além de competências para trabalhar com o cálculo do valor de prestações e do saldo devedor de financiamentos.
Possui carga horária de 5h. Saiba mais.
E para garantir que você sempre tenha conhecimento e melhore cada vez mais sua relação com o dinheiro, acesse os conteúdos disponíveis no Investir Bem!
O conteúdo do Programa Investir Bem é dedicado exclusivamente à propósitos educativos. As informações aqui disponibilizadas não devem ser entendidas como recomendações específicas de investimento nem garantia de rentabilidade.