trilha
compromisso

Férias escolares: como aproveitar sem gastar muito?

Veja algumas dicas para manter as crianças ocupadas e felizes sem comprometer o orçamento!

Quando o recesso escolar do meio do ano acontece, para muitos pais e mães a principal preocupação é: como manter as crianças ocupadas sem comprometer o orçamento!

Em diversos casos, não são só as crianças e adolescentes que têm suas férias. Há famílias que aproveitam para tirar alguns dias de folga no mesmo período, pois assim todos aproveitam juntos.

Mas, para que as férias sejam muito bem aproveitadas e se transformem em boas lembranças, é preciso saber gastar. Afinal, você não quer passar os próximos meses pagando dívidas contraídas nesse período, não é mesmo?

Pensando nisso, a seguir compartilhamos algumas dicas para que você e sua família divirtam-se sem desequilibrar as finanças:

1 – Faça um planejamento financeiro

Não tem como sair disto: se você deseja ter suas férias dentro do orçamento, precisará se planejar financeiramente para isso.

Caso você já tenha as finanças organizadas, ficará mais fácil analisar quanto terá para gastar durante o período. Do contrário, coloque em um papel ou planilha o dinheiro que entra e o gastos da família.

Com isso, na hora de se planejar para as férias você saberá se o dinheiro será suficiente para alugar uma casa, ir ao cinema com a família, sair para jantar, fazer uma viagem e assim por diante. A dica seguinte fala mais sobre isso.

2 - Planeje seus dias

Assim como quando falamos em orçamento doméstico, o planejamento é também importante para quem quer organizar as férias. Ao ter um plano de como você e sua família – ou apenas as crianças – aproveitarão seus dias, você pode verificar, por exemplo:

  • Se há atividades gratuitas para fazer na região e se existem dias específicos para aproveitar da gratuidade.
  • A previsão do tempo para reunir a família e fazer um piquenique.
  • Eventos na cidade que são abertos ao público.
  • Atrações para crianças (muitas bibliotecas oferecem uma programação voltada para elas, como é o caso das contações de histórias).
  • Quais viagens pode fazer, pois durante esse período muitas crianças visitam a família, como avós, tios e primos.

No planejamento das férias, considere também colocar uma estimativa de gastos. Por exemplo, caso resolvam fazer uma viagem para visitar algum parente, ela será feita de carro ou outro meio de transporte? Qual será o preço das passagens ou do combustível?

Isso também vale para outras atividades. Se for levar a família a algum museu ou ao cinema, é bom também já verificar o preço das entradas.

3 – Evite usar o cartão de crédito

Em um cenário ideal, o mais indicado é pagar tudo à vista. Sabemos que isso nem sempre é possível, e se você precisar parcelar algo ou empurrar os gastos para o mês seguinte, tenha a certeza de que terá dinheiro suficiente para arcar com esses valores sem comprometer o orçamento.

Não caia no erro de achar que pode fazer um gasto um pouco maior porque o cheque especial cobre, ou porque você pode parcelar a fatura do carão de crédito no outro mês. É por causa de ações como essa que muitas famílias caem no endividamento.

Lembre-se de que por menor que possa parecer o valor da dívida agora, em um instante ela pode se transformar em uma bola de neve e acabar com suas finanças.

4 – Rodízio de amigos

Se o pai e/ou mãe dos amiguinhos também estiver de férias, combine para que vocês revezem o tempo com as crianças. Vocês podem pensar em uma tarde de brincadeiras, uma sessão de filme em casa com pipoca e refrigerante, em um piquenique etc.

O rodízio é uma ótima ideia para otimizar o tempo dos pais e das mães, e para manter as crianças ocupadas.

5 – Quando for sair, leve sempre algo para comer

Vocês decidiram fazer uma viagem ou passar a tarde em algum parque ou na praia? Ao invés de ir a algum restaurante para fazer uma refeição completa, por exemplo, considere levar um lanche ou salgadinhos para todos. Isso limitará os gastos com comida.

Se não cuidarmos, as férias podem acabar virando uma lembrança não muito boa quando as contas chegarem (e elas sempre chegam!). Com essas dicas, você verá que é possível aproveitar as férias com o bolso muito mais tranquilo.

Para garantir uma boa saúde financeira para toda a família, você já sabe: veja nossos outros artigos aqui no Investir Bem.

Continue sua jornada nesta trilha! Leia mais:

O conteúdo do Programa Investir Bem é dedicado exclusivamente à propósitos educativos. As informações aqui disponibilizadas não devem ser entendidas como recomendações específicas de investimento nem garantia de rentabilidade.

Este site não é compatível com o navegador

Microsoft Internet Explorer

Por favor copie o link abaixo e utilize um outro navegador

https://investirbem.prevpepsico.com.br