Aprenda o que é e como evitar esse tipo de problema no seu relacionamento.
Infidelidade é aquela palavra que nenhum casal gosta de ouvir. Não é para menos, afinal, quando um(a) dos(as) parceiros(as) é infiel, a relação sofre danos significativos. Tão significativos que muitas vezes levam ao fim de um relacionamento.
Mas quando falamos em infidelidade, não nos referimos apenas à traição. É possível ser infiel também nas finanças. Quando isso ocorre, dizemos que houve infidelidade financeira.
Já ouviu falar sobre o assunto? Se ainda não, a seguir, aprenda o que é e como evitar esse tipo de infidelidade no seu relacionamento.
Infidelidade financeira é uma atitude desleal de um(a) dos(as) parceiros(as) no que diz respeito ao patrimônio financeiro do casal ou às questões financeiras do dia a dia.
Por exemplo, imagine um casal que tenha combinado investir uma determinada quantia de reais para comprar um automóvel. Enquanto um(a) dos(as) parceiros(as) cumpre com o que foi acordado, o(a) outro(a) gasta o dinheiro por conta própria.
Perceba aqui que isso não significa que em um relacionamento as pessoas não possam ter suas individualidades, controlar o seu dinheiro e comprar coisas de seu agrado. A infidelidade ocorre quando um tenta tirar proveito do outro, prejudicando a saúde financeira de ambos.
Existem alguns sinais que mostram que há infidelidade financeira no casamento. Dê uma olhada:
A infidelidade financeira pode ser evitada com algumas ações simples, mas que fazem toda a diferença para garantir um bolso saudável. Dê uma olhada:
Ter uma conversa sobre dinheiro significa falar abertamente sobre inseguranças, prioridades, metas financeiras, receios e planos para o futuro. O assunto não precisa fazer parte do dia a dia do casal, mas é importante que haja liberdade para que a conversa aconteça.
O ideal é criar uma base sólida de comunicação para evitar surpresas desagradáveis no futuro.
O planejamento financeiro ajuda a definir um limite de gastos, estabelecer metas financeiras e criar um plano para atingi-las. Para elaborá-lo, o ponto de partida é analisar a situação atual, o que significa que as duas pessoas terão que agir com transparência.
O planejamento familiar envolve ainda a elaboração de um orçamento, que é a ferramenta indispensável para controlar o dinheiro e, assim, evitar a infidelidade financeira. Saiba mais em:
É importante que o par acompanhe regularmente as finanças para saber como estão os gastos e o progresso em relação às metas do casal.
Por exemplo, se as duas pessoas decidiram fazer uma reserva de emergência e, para isso, definiram que cada uma deve aplicar uma quantia X de dinheiro, ambas devem verificar todo mês o saldo.
Tenha em mente que fazer o monitoramento ajuda a identificar quaisquer problemas financeiros rapidamente e corrigi-los antes que eles aumentem.
Aprender sobre educação financeira é aprender sobre como ter uma boa relação com o dinheiro e gerenciá-lo corretamente. Por essa razão, é importante que o casal busque por fontes de conhecimento que possam educar o par nas finanças pessoais.
Uma regra de ouro é: quanto mais os(as) parceiros(as) estiverem informados e capacitados em relação às finanças, mais eles(elas) evitarão comportamentos financeiros prejudiciais.
O Investir Bem é uma excelente fonte de informação para ajudar você e seu par a levarem uma relação fiel nas finanças. Acesse-o sempre que precisar!
O conteúdo do Programa Investir Bem é dedicado exclusivamente à propósitos educativos. As informações aqui disponibilizadas não devem ser entendidas como recomendações específicas de investimento nem garantia de rentabilidade.