trilha
planejamento

Você tem mais dívidas boas ou ruins?

Quando tratamos desse assunto não estamos falando necessariamente de algo ruim. Descubra mais.

Dívida é aquela palavra que ninguém gosta de escutar, mas que faz parte do dia a dia da maioria das pessoas. O que poucos sabem é que quando tratamos do assunto não estamos falando necessariamente de algo ruim.

Parece estranho falar isso, afinal, sempre ouvimos dizer que temos que fugir das dívidas (aqui mesmo no Investir Bem batemos muito nessa tecla). No entanto, é possível você ter dívidas sem se sentir culpado.

É o caso de quem tem dívidas boas. Mas o que isso significa exatamente? Descubra a seguir!

O que são dívidas ruins?

Indo direto ao ponto, uma dívida ruim é aquela que não traz nenhum retorno financeiro e ainda compromete a renda futura. Por isso, de uma forma geral as dívidas ruins são aquelas contraídas por impulso.

Itens de consumo que estão acima do orçamento – como o celular de última geração ou a roupa que não deveríamos ter comprado – entram na lista. Outro tipo de dívida ruim é o rotativo do cartão de crédito.

Isso vale também para os financiamentos de automóveis, especialmente porque carros são ativos que perdem valor continuamente, ou ainda empréstimos cuja finalidade não seja trazer renda no futuro ou quitar outras dívidas mais caras.

Em todos esses exemplos, estamos falando de endividamentos que farão a pessoa perder dinheiro. Além disso, as dívidas ruins geralmente crescem como uma bola de neve.

O que são dívidas boas?

Dívidas boas são o oposto das ruins. Ou seja, referem-se ao dinheiro devido por itens, serviços etc., que podem ajudar a construir riqueza ou aumentar a renda ao longo do tempo.

É o tipo de dívida que alguém faz e vê seu patrimônio crescer, mesmo que não seja em curto prazo. Em outras palavras, o retorno obtido com o endividamento acaba sendo maior que a dívida em si.

Dizemos também que dívidas boas são dívidas inteligentes, porque são feitas com planejamento (e não por impulso). Nesse caso, a pessoa se planeja para fazer um gasto, sabe o quanto poderá pagar por mês para não se comprometer e tem a certeza de que poderá quitá-lo.

Exemplos são a compra de um imóvel com parcelas que cabem no bolso ou um empréstimo estudantil planejado. Quando alguém faz um empréstimo para montar um negócio próprio também se trata de uma dívida boa, pois a pessoa ganhará dinheiro com isso. Mesmo se tratando de uma dívida com um bom propósito, é importante ressaltar que sempre será necessário comparar as taxas oferecidas pelas instituições financeiras encontrar a que seja mais vantajosa.

O que fazer se você tiver mais dívidas ruins do que boas?

Caso você tenha mais dívidas ruins é preciso cuidar para que elas não aumentem ainda mais. Também é fundamental não ficar ainda mais endividado. Para isso, só há um jeito: ter muita disciplina com os gastos.

O ideal é que você tenha um plano para reduzir o nível do endividamento e, no futuro, acabar com ele. Esses passos podem ajudar:

  • Liste todas as suas dívidas
  • Monte um orçamento pessoal caso ainda não tenha um
  • Corte gastos desnecessários
  • Monte um plano de ação para pagamento de dívidas (começando por aquelas com juros mais altos)

Caso você precise de uma ajuda extra, leia o artigo: Como sair das dívidas. Lá damos mais detalhes sobre o que você pode fazer para afastar as dívidas ruins da sua vida.

Gostou deste artigo? Para mais conteúdos como este, confira o site do Investir Bem!

Continue sua jornada nesta trilha! Leia mais:

O conteúdo do Programa Investir Bem é dedicado exclusivamente à propósitos educativos. As informações aqui disponibilizadas não devem ser entendidas como recomendações específicas de investimento nem garantia de rentabilidade.

Este site não é compatível com o navegador

Microsoft Internet Explorer

Por favor copie o link abaixo e utilize um outro navegador

https://investirbem.prevpepsico.com.br