O segredo todo está no equilíbrio e nas escolhas inteligentes. Veja como fazer compras que valham a pena.
Você já ouviu a expressão que diz que “o barato pode sair caro”? Ela é usada para descrever aquelas situações em que compramos algo porque estava com preço bom (ou em promoção), mas que acabam nos causando mais gastos ou dando dores de cabeça.
Isso significa que devemos somente comprar produtos ou serviços caros? Lógico que não! O segredo todo está no equilíbrio e nas escolhas inteligentes. A seguir, veja como fazer compras que realmente valham a pena.
A relação custo x benefício parte das seguintes perguntas:
Um exemplo bem comum dessa relação são os planos de academia. Para uma pessoa que ama atividades físicas e tem disponibilidade, um plano que dê a ela o direito de usufruir ao máximo de todas as opções oferecidas, e a qualquer horário, faz mais sentido.
Se, do contrário, a pessoa não tem tempo, fechar um plano completo só porque estava na promoção, acabará saindo caro no longo prazo. Sendo assim, entenda que o melhor custo x benefício pode variar de pessoa para pessoa, dependendo de suas necessidades e hábitos.
Por esse motivo, para fazer escolhas financeiras inteligentes avalie cuidadosamente o que cada produto ou serviço oferece e como isso se encaixa na sua vida.
Do contrário, o que pode parecer barato em um primeiro momento para você, em médio e longo prazo acabará sendo caro (e dará problemas no orçamento).
Para evitar situações nas quais o barato sai caro, comece avaliando a real necessidade em obter determinado produto ou serviço. Vamos de outro exemplo para entender?
Imagine que você tenha visto um aparelho doméstico em promoção na Black Friday. O desconto está tentador e você está pensando seriamente em adquiri-lo. Antes de partir para a ação, faça algumas perguntas a si mesmo(a):
Responder a essas perguntas ajudará a evitar uma compra por impulso. Além disso, é um exemplo clássico de como o barato pode sair caro: um desconto tentador resulta em um gasto que não traz valor real para a sua vida.
Se realmente identificar a necessidade de adquirir algum item ou serviço, faça uma pesquisa de preço em outros estabelecimentos da sua cidade e até mesmo em lojas on-line, para garantir que você realmente esteja fazendo uma boa compra.
Além de comparar preços, sempre que possível, verifique avaliações de outros(as) clientes para conhecer a experiência deles(as) com o produto ou serviço.
Antes de comprar qualquer produto ou adquirir qualquer serviço, olhe para o seu orçamento e veja se tem dinheiro suficiente para fazer um novo gasto e ainda honrar com seus compromissos mensais.
Muitas vezes, vale mais a pena esperar alguns meses para adquirir algo sem comprometer o seu orçamento. Lembre-se de que uma decisão bem pensada é essencial para garantir a estabilidade e o bem-estar financeiro a longo prazo (e evitar que o barato hoje saia caro amanhã).
Gostou deste conteúdo? Aproveite que está aqui e confira outros materiais que disponibilizamos para você no Investir Bem.
O conteúdo do Programa Investir Bem é dedicado exclusivamente à propósitos educativos. As informações aqui disponibilizadas não devem ser entendidas como recomendações específicas de investimento nem garantia de rentabilidade.