Saiba como aproveitar todas as promoções desta data e evitar as suas armadilhas.
A Black Friday é comemorada na quarta sexta-feira do mês de novembro. A tradição surgiu nos Estados Unidos e aqui no Brasil ganha força ano após ano. A principal razão para isso são as promessas de promoções e ofertas “imperdíveis”.
A data é um aquecimento do consumo e venda de mercadorias. Se os lojistas esperam por ela, o mesmo acontece com os consumidores. Você é um deles? Em caso afirmativo, pare tudo o que está fazendo e confira este guia especial que preparamos para ajudar você a tirar o melhor da Black Friday (já adiantamos: o seu bolso vai agradecer).
Como para os lojistas e comércio em geral o objetivo da Black Friday é aumentar as vendas, o que não faltam são promoções. Muitas são realmente tentadoras e é difícil deixar passar.
Há quem aproveite a ocasião para fazer as compras de Natal, o que pode ser uma ótima ideia se o orçamento permitir. Outras pessoas trocam de celular, compram um novo eletrodoméstico ou adquirem aquela peça de roupa que tanto queriam e que, finalmente, está com um preço bom.
No entanto, você vai concordar que não existe conta bancária que aguente tantas promoções e tantas compras, certo? Para garantir que você aja com consciência durante a Black Friday, estas dicas podem ajudar:
Antes de qualquer coisa, é fundamental ter uma lista com tudo o que você deseja comprar na Black Friday.
Em seguida, olhe para a lista com mais cuidado e faça a pergunta: “eu realmente preciso disso ou pode esperar?”. O perigo da Black Friday é achar que a promoção está muito boa e se a deixarmos passar, vamos perder uma ótima oportunidade.
No entanto, tenha em mente que, se você comprar algo por impulso, pode ser que lá na frente acabe se endividando ou fique muito apertado(a) e não consiga ter momentos de lazer porque não tem dinheiro. Se isso acontecer, a promoção pode se transformar em um verdadeiro pesadelo.
Por esse motivo, faça uma lista, analise-a e certifique-se de que ela contém somente os itens que você realmente precisa.
A lista foi feita, mas qual é o máximo que você pode gastar com as compras? É importante definir um orçamento para a Black Friday e, assim, garantir que a data será bem aproveitada.
Para definir um valor a ser gasto, verifique como está o seu orçamento financeiro. Tenha a certeza de que você terá dinheiro para seguir nos meses seguintes e pagar todas as contas em dia.
Importante: se na hora de estabelecer um orçamento você perceber que a sua lista está maior do que deveria, faça cortes e mantenha somente aquilo que cabe na sua conta bancária.
Infelizmente, muitos estabelecimentos comerciais agem de má fé e fazem falsas promoções. Para não cair nelas, pegue sua lista e monitore os preços dos produtos que deseja comprar.
Em muitas cidades as entidades de defesa do consumidor, como o Procon, também ficam de olho nesse tipo de golpe. Mantenha-se informado(a) e fuja de qualquer local querendo tirar vantagem.
Você se preparou, está com a lista e o orçamento em mãos, e segue monitorando os preços. Chegou, enfim, o momento de comprar. Antes disso, preste atenção nestes itens:
Por fim, mesmo que você tenha sua lista e definido o orçamento, antes de comprar, pergunte: posso pagar por isso sem comprometer minhas finanças? Em caso afirmativo, aproveite a promoção. Do contrário, o melhor é agir com cautela e esperar mais alguns meses para adquirir o que você deseja.
Gostou dessas dicas? Compartilhe-as com os seus familiares. E para mais dicas como essa, fique sempre de olho nos conteúdos que publicamos no Investir Bem!
O conteúdo do Programa Investir Bem é dedicado exclusivamente à propósitos educativos. As informações aqui disponibilizadas não devem ser entendidas como recomendações específicas de investimento nem garantia de rentabilidade.