Que tal você e sua família se reunirem para montar o planejamento financeiro e caminharem juntos para a realização de sonhos? Confira o passo a passo.
Tem um ditado que diz que “família unida jamais será vencida”. E o que dizer de uma família que se une para montar um planejamento financeiro?
Para você entender, o planejamento financeiro é uma maneira de promover o bem-estar entre todos os integrantes de uma família. Isso porque ele ajuda a organizar as finanças e, consequentemente, reduz a ansiedade e as brigas por causa da falta de dinheiro.
Como “a união faz a força”, que tal você e sua família se reunirem para montar o planejamento financeiro e caminharem juntos para a realização de sonhos? Confira nosso passo a passo:
Essa primeira etapa serve para que todos possam entender para onde o dinheiro está indo. Trata-se de algo de extrema importância na hora de montar o planejamento, pois é preciso que a família entenda os gastos que tem.
Para isso, é importante que todos(as) os(as) integrantes anotem seus gastos em um caderno, no celular ou em uma planilha. Isso pode ser feito durante um mês e, passado o período, todos(as) podem sentar-se juntos(as) e apresentar a relação de despesas.
Algo a ter em mente nessa etapa é que não pode haver julgamentos. Lembre-se de que estão todos(as) no mesmo barco e que ninguém pode ser considerado(a) culpado(a) por nada. Somente assim é que o planejamento financeiro pode começar com o pé direito.
A partir do momento que a família tem a lista dos gastos, é hora de cortar aquilo que não é necessário. Uma dica para isso é relacionar as despesas por ordem decrescente: das que têm valores mais altos para as com valores mais baixos.
Os(as) integrantes devem, juntos(as), verificar uma a uma para ver o que pode ser feito para reduzir o valor da despesa ou se é possível até mesmo eliminá-la da lista.
Mas atenção: na hora de cortar gastos, tome o cuidado de ouvir o(a) outro(a). Às vezes, um plano de TV por assinatura pode não fazer sentido para você, mas para seu(sua) parceiro(a) pode ser algo fundamental para o lazer. O ideal é sempre chegar a um acordo que favoreça a todos.
Com a relação das despesas em mãos, e com o que já pode ser cortado ou eliminado, todos(as) já estão prontos(as) para o próximo passo: o orçamento.
Basicamente, ele serve para ajudar a família a prever todos os gastos e a entender o quanto de dinheiro possuem a fim de evitar que a conta fique no vermelho no fim do mês.
Clique no link abaixo e veja como montar o orçamento:
Esse é o melhor momento do planejamento familiar, pois aqui estamos falando também de sonhos. Não é fácil ter que controlar os gastos e até mesmo abrir mão de algumas coisas, mas, uma meta a ser atingida pode servir para motivar e impulsionar todos(as).
Por exemplo, a família pode ter como meta fazer uma viagem ou comprar um aparelho de televisão mais moderno. Não importa o objetivo, o que importa é que todos(as) os(as) integrantes participem na definição da meta.
Mas, atenção: caso a família esteja endividada, o foco deve ser em acabar com as dívidas em primeiro lugar! Aproveite e leia aqui nossas dicas de como sair das dívidas.
O planejamento financeiro exige disciplina de toda a família. Fazer um novo parcelamento aparentemente inofensivo ou fechar os olhos para um problema de dinheiro que surgiu pode atrapalhar a organização das finanças.
As metas são ótimos estímulos para a manutenção da disciplina. Além disso, cada integrante da família tem o papel de motivar os demais.
E aí, você está pronto(a) para colocar em prática o orçamento familiar? Aproveite e veja outras dicas. Acesse o site do Investir Bem.
O conteúdo do Programa Investir Bem é dedicado exclusivamente à propósitos educativos. As informações aqui disponibilizadas não devem ser entendidas como recomendações específicas de investimento nem garantia de rentabilidade.