trilha
compromisso

A Black Friday vem aí: cuidado com as armadilhas!

Preparamos quatro dicas para você aproveitar muito bem a Black Friday de 2022!

Neste ano, a Black Friday será no dia 25 de novembro e nossa pergunta é: você sabe como aproveitar bem esta data?

Como estamos falando de um período em que as promoções estão em todos os lugares, incluindo as redes sociais, é difícil segurar a tentação. Mas, como tudo que envolve as finanças, é preciso tomar muito cuidado para não cair em armadilhas.

É pensando nisso que preparamos quatro dicas para você aproveitar muito bem a Black Friday de 2022!

1 - Cuidado com fraudes e golpes

Você já deve ter observado, em outros anos, a quantidade de golpes e fraudes que ocorrem durante o período da Black Friday. Eles acontecem justamente pelo fato de que queremos buscar pelos melhores preços e promoções.

Especialmente nas compras on-line, essa busca frenética por pechinchas pode levar compradores menos informados para sites enganosos. Infelizmente, existem muitos golpistas e fraudadores que aproveitam essa data para criar descontos falsos e, assim, atrair as pessoas para comprarem.

O objetivo costuma ser o roubo de dados, o que pode causar muita dor de cabeça para quem caiu no golpe.

Para evitar esta armadilha, compre somente de sites seguros. Fique atento também aos perfis das redes sociais, leia os comentários de outras pessoas, veja como a loja em questão se posiciona. Lembre-se sempre que: em caso de dúvida é melhor não arriscar!

Leia também:

2 – Fique de olho nas condições gerais de venda

As condições de venda impõem as regras do jogo, mas, infelizmente a maioria de nós “passa batido” por elas. Por exemplo, pode ser que o desconto seja apenas para pagamentos por Pix ou que existam juros para quem optar por parcelar no cartão.

Tudo isso você precisa observar muito bem a fim de evitar perder dinheiro. Existem ainda outras questões a analisar, como devolução, troca e reembolso.

Cada estabelecimento tem regras específicas quanto às políticas de venda, as quais podem mudar um pouco nesse período. Portanto, muita atenção antes de comprar!

Vale lembrar que uma grande parte das pessoas aproveitam a Black Friday para já garantir os presentes de Natal. Neste caso, os cuidados devem ser redobrados, principalmente pensando nas trocas e reembolsos.

3 – Considere tudo quando for analisar um preço

Esta dica tem ligação com a anterior e o motivo é: quando uma loja destaca algum preço ou desconto, muitas vezes ela deixa certas condições naquelas famosas letras miúdas que esquecemos de olhar.

Nos estabelecimentos físicos, é normal vermos promoções do tipo “Loja com 50% de desconto”, mas não vemos que ao fim do anúncio tem a informação de que o preço reduzido somente vale para peças selecionadas.

Um outro caso bem comum de acontecer é o local divulgar que um produto está na metade do valor, mas não destacar que a promoção vale somente para compras à vista.

Nas compras on-line existe ainda o frete que precisa ser considerado. Verifique se ele é ou não gratuito. Caso não seja, veja se o valor não acaba tornando o produto mais caro (às vezes você consegue um preço melhor na concorrência).

Uma outra questão a colocar na ponta do lápis quanto ao frete é o prazo. Apesar de ele não interferir no preço, pode ser que você precise do produto em poucos dias, mas ele só será entregue 20 dias depois (ou no ano seguinte!).

4 – Não compre por impulso

Esta é uma dica que gostamos de dar aqui no Investir Bem. As compras por impulso podem ser uma alegria no momento, mas acabar virando um arrependimento em questão de horas.

Como na Black Friday existe uma verdadeira avalanche de promoções, aumenta muito o risco de cairmos na armadilha de comprar algo de que não estávamos realmente precisando.

Existem duas maneiras de evitar isso. A primeira é fazer uma lista com os produtos que deseja adquirir, e garantir que você a respeite. A segunda é, sempre antes de uma compra, se perguntar se você realmente precisa de tal produto, ou se pode esperar.

Ao se questionar, seja muito sincero(a). Caso você chegue à conclusão de que a compra é uma necessidade, vem a etapa seguinte, que é a de analisar: eu posso pagar por isso sem comprometer minhas finanças?

Se a resposta for sim para tudo, vá em frente. Do contrário, melhor esperar um pouco mais para adquirir o que deseja.

E se você precisa de dicas para melhor se organizar financeiramente para realizar seus sonhos, não esqueça de ficar sempre de olho nos conteúdos que publicamos no Investir Bem!

Continue sua jornada nesta trilha! Leia mais:

O conteúdo do Programa Investir Bem é dedicado exclusivamente à propósitos educativos. As informações aqui disponibilizadas não devem ser entendidas como recomendações específicas de investimento nem garantia de rentabilidade.

Este site não é compatível com o navegador

Microsoft Internet Explorer

Por favor copie o link abaixo e utilize um outro navegador

https://investirbem.prevpepsico.com.br