Aprenda como cuidar muito bem da saúde financeira durante a aposentadoria.
Se você está aposentado(a) ou tem familiares que estão curtindo a aposentadoria, já queremos fazer um convite: dê uma pausa em tudo o que está fazendo e leia este artigo. Por que estamos falando isso?
Por um simples motivo; segundo pesquisa realizada pelo Serasa, em um ano o número de inadimplentes com mais de 60 anos aumentou em 7%. Como muitos deles são aposentados(as), isso significa que é preciso cuidar muito bem da saúde financeira.
É pensando nisso que selecionamos 5 dicas para ajudar os(as) aposentados(as) a não se descuidarem de suas finanças. Confira:
É consideravelmente difícil conseguir manter as finanças em ordem sem um orçamento, pois ele é como um GPS que mostra para onde o dinheiro está indo. Do mesmo modo, serve também como uma ferramenta para que possamos entender se estamos gastando mais do que deveríamos.
Isso porque o orçamento é criado a partir das entradas e saídas financeiras. Assim, mensalmente é possível acompanhar se a conta terminou no vermelho, no zero a zero, ou se sobrou um dinheirinho ao fim do mês.
Essa informação será muito útil para definir o que precisa ser cortado ou até para saber o quanto tem para ser gasto com momentos de lazer, por exemplo.
Para dicas de como criar um orçamento aproveite e leia: Orçamento financeiro: como fazer o seu.
Algo que geralmente acontece na aposentadoria é a renda diminuir e os gastos aumentarem. Esse é o motivo pelo qual muitos(as) aposentados(as) precisam se adequar quando chegam nessa fase da vida.
Essa adequação é necessária para evitar que a pessoa viva com um padrão acima do que deveria, algo que acontece quando a quantidade de dinheiro que sai da conta é maior do que a que entra.
Como comentamos, o orçamento é a ferramenta que mostra se esse cenário é uma realidade, por isso é importante ter um.
Já para situações em que é preciso se adequar, temos algumas dicas aqui: Como ter um padrão de vida que cabe no bolso?
Os sonhos não acabam na aposentadoria. Muito pelo contrário, pois para uma boa saúde mental é sempre importante seguir sonhando. Então, que tal traçar objetivos e fazer um plano para guardar dinheiro todo mês a fim de atingi-los?
Para fazer esse valor render, existem diversas opções de produtos financeiros disponíveis no mercado e que atendem aos mais diferentes objetivos de curto, médio e longo prazo.
Também há alternativas para todos os perfis, ou seja, para aquelas pessoas que não querem correr nenhum risco, para as que aceitam um risco moderado e para aquelas que são mais arrojadas e prontas para o “tudo ou nada”. Conheça aqui os tipos de investimentos disponíveis.
A impulsividade na hora de comprar é um problema da maioria das pessoas, independentemente da idade. É preciso cuidar para não a deixar agir, pois uma compra realizada por impulso pode acabar bagunçando o orçamento (e o que menos queremos na aposentadoria é uma vida bagunçada, concorda?).
Antes de comprar algo que poderá comprometer as finanças, verifique como está o seu orçamento, veja como estão as despesas e se há dinheiro para fazer a compra. Além disso, faça uma análise e veja se o item desejado é necessário neste exato momento ou se pode esperar um pouco mais.
Isso não significa que uma pessoa não possa se dar o luxo de adquirir algo que deseja ou de se presentear com algo que tanto sonha. Na verdade, ter uma boa saúde financeira quer dizer poder aproveitar as boas coisas da vida.
No entanto, para conseguir aproveitar é preciso garantir que a compra não cause mais problemas no futuro. É o caso, por exemplo, de quem acaba se vendo em dívidas justamente porque não soube frear a impulsividade.
Veja algumas dicas nos artigos Dia do Consumidor: dicas para ter um consumo consciente e Hábitos e comportamentos para um consumo consciente.
Algo que pode abocanhar uma boa parte do dinheiro são gastos com energia, água e gás Aposentados(as) passam mais tempo em casa, o que significa que acabam utilizando mais eletricidade, por exemplo.
Evite deixar água rolando na torneira sem necessidade, bem como não esqueça de apagar as luzes de ambientes que estão vazios. São atitudes simples, mas que podem ajudar a reduzir as contas no fim do mês.
Se precisar de dicas, sugerimos dois artigos:
Para encerrar, desejamos a você (ou aos seus familiares aposentados) uma boa aposentadoria! E não esqueça: aqui no Investir Bem todos os meses temos muito conteúdo bacana para te ajudar a chegar mais longe!
O conteúdo do Programa Investir Bem é dedicado exclusivamente à propósitos educativos. As informações aqui disponibilizadas não devem ser entendidas como recomendações específicas de investimento nem garantia de rentabilidade.