trilha
compromisso

Fim de ano: como relaxar sem descuidar do orçamento

Separamos alguns cuidados especiais para ajudar você a manter-se nos trilhos e ao mesmo tempo aproveitar o fim de ano sem sacrificar o orçamento. Confira!

Fim do ano é época de comemoração e para muitas pessoas é também o momento das tão esperadas férias. Com tanta coisa boa acontecendo junto, é normal que a empolgação acabe resultando em aumento nas despesas.

Apesar de ser um comportamento normal entre muitas pessoas, não significa que você possa sair gastando demais para aproveitar a época de festas. Assim como uma comida mais pesada pode cobrar um preço alto e causar uma dor de cabeça indesejada, gastos desenfreados podem resultar em endividamento.

Para ajudá-lo(a) a manter-se nos trilhos e ao mesmo tempo aproveitar o fim de ano sem sacrificar o orçamento, separamos alguns cuidados especiais:

As compras de Natal

Fim de ano é sinônimo de festas natalinas que, por sua vez, lembram-nos de presentes. O nosso entusiasmo com os últimos dias de dezembro associado às propagandas de vendas pode causar um aumento em nossa lista de presenteados.

Para não gastar mais com as compras do que você deveria, o ideal é criar uma lista com todas as pessoas que deseja presentear. Defina também a quantia que pode ser gasta em presentes e estabeleça um valor médio de compra para cada uma das pessoas listadas.

Na lista, coloque também algumas ideias de presentes. Assim, quando você entrar em uma loja já estará com um objetivo bem definido e evitará compras por impulso.

As ceias de fim de ano

Se você vai receber a família e os amigos no Natal e/ou Ano Novo, precisa também cuidar dos gastos na cozinha. O aumento do preço dos alimentos já tem impactado muitas famílias, por isso, mesmo que a época seja de celebração, é importante pensar em um cardápio que seja gostoso e não prejudique o orçamento.

Para saber o quanto gastar para preparar a ceia de Natal/Ano Novo sem comprometer as finanças, defina um valor que seja adequado considerando o seu planejamento financeiro. Na hora de comprar os ingredientes, estas duas dicas podem ajudar:

  1. Se possível, faça suas compras em “atacarejos”, pois eles costumam ter melhores preços.
  2. Fique de olho nos dias de promoção dos supermercados para adquirir os produtos com melhores preços.

As férias

As tão desejadas férias são o momento para relaxar com a família e com os amigos. Isso significa deixar as preocupações de lado para se divertir e descansar.

No entanto, precisamos lembrar que a conta bancária não descansa nunca! Por isso, os seus dias ou semanas de férias precisam ser aproveitados conscientemente, ou seja, com cuidado com os gastos excessivos.

Para evitar que você volte de suas férias com despesas adicionais, estabeleça um orçamento para aproveitar os seus dias de folga. Defina um limite diário para que você gaste dentro de suas possibilidades.

Um cuidado muito especial que todos devem ter quando estão em férias é com o cartão de crédito. Afinal de contas, é muito fácil passar o cartão e deixar para se preocupar com os gastos no mês ou nos meses seguintes.

Se optar por fazer isso, não esqueça que as despesas das férias se somarão àquelas que você já tem. Por isso, certifique-se de que o seu orçamento não será afetado, transformando, assim, suas férias em uma lembrança dolorosa para sua conta bancária.

Outras dicas para garantir um fim de ano equilibrado

  • Não deixe para comprar os presentes na última hora. Além de correr o risco de não achar o que você está procurando, pode ser que o preço esteja mais alto.
  • Se for comprar pela internet, verifique a idoneidade da loja.
  • Atenção às formas de pagamento. Caso opte por um parcelamento, analise se as parcelas caberão no bolso. Veja, também, se há cobrança de juros nas compras parceladas e se a loja oferece desconto para pagamentos à vista.
  • Evite as compras por impulso. Na dúvida, pense: eu preciso disso e posso pagar?

Com tudo que falamos aqui, você já pode planejar um fim de ano muito mais saudável financeiramente falando. Lembre-se: nosso desejo é que você possa curtir as festas e as férias sem ficar com dívidas nos meses seguintes.

Gostou das dicas? Confira outros conteúdos aqui no Investir Bem!

Continue sua jornada nesta trilha! Leia mais:

O conteúdo do Programa Investir Bem é dedicado exclusivamente à propósitos educativos. As informações aqui disponibilizadas não devem ser entendidas como recomendações específicas de investimento nem garantia de rentabilidade.

Este site não é compatível com o navegador

Microsoft Internet Explorer

Por favor copie o link abaixo e utilize um outro navegador

https://investirbem.prevpepsico.com.br