trilha
conhecimento

Liberdade e independência financeira: você sabe a diferença?

Embora os dois termos possam soar semelhantes, existem algumas diferenças entre eles. Descubra quais são elas!

Se você pudesse escolher entre ser livre financeiramente ou ter independência financeira, qual seria sua opção? Ou será que, no fundo, é tudo a mesma coisa?

Embora os dois termos possam soar semelhantes em um primeiro momento, já adiantamos a você que existem algumas diferenças entre eles. Para saber mais sobre o que cada um significa, continue aqui com a gente!

O que é independência financeira?

Quando a pessoa consegue viver de renda, isto é, quando os valores que investiu e acumulou ao longo dos anos suprem todas as suas necessidades mensais, dizemos que ela atingiu a independência financeira.

Na prática, significa dizer que a pessoa consegue pagar todas as suas contas somente com os rendimentos das aplicações que possui.

O que é liberdade financeira?

Liberdade financeira significa autonomia. É quando os valores que uma pessoa investiu e acumulou ao longo dos anos rendem o suficiente para que ela tenha uma vida confortável.

Por “vida confortável”, nos referimos ao fato de que a pessoa não apenas consegue cobrir seu custo de vida com os rendimentos de seus aportes, como também possui dinheiro para realizar sonhos.

Quais as diferenças entre independência financeira e liberdade financeira?

Uma pessoa que atingiu a independência financeira consegue pagar seus compromissos com a rentabilidade dos seus investimentos. Contudo, esses rendimentos ainda não são o suficiente para que ela consiga também realizar seus sonhos e construir patrimônio.

O cenário muda quando tratamos de liberdade financeira. Ao contrário da independência, quem é livre financeiramente consegue pagar suas contas mensais e realizar sonhos sem nem mexer no salário.

Em suma, a independência financeira é um passo para atingir a autonomia total nas finanças, ou seja, ser livre financeiramente falando.

De quanto você precisa para alcançar a independência e a liberdade financeira?

Como a independência financeira está relacionada com os custos de vida de uma pessoa, o rendimento mensal para atingi-la varia. Isso porque as despesas mensais dependem de acordo com o tipo de vida que cada um(a) leva.

Já quando o assunto é liberdade financeira estamos falando de uma quantia que deve ser investida em um prazo ainda maior. Afinal, lembre-se que para conquistá-la seus investimentos precisam render a ponto de cobrirem seu custo de vida e dar a você a liberdade de realizar sonhos.

Por onde começar?

O primeiro passo tanto para a independência quanto para a liberdade financeira é entender que estamos falando de algo que não acontece do dia para a noite. Portanto, quem quer viver de renda precisa ter paciência e, principalmente, disciplina para reservar um dinheiro todo mês para investimentos e não gastar mais do que ganha.

Para ajudar você a caminhar nessa jornada rumo à independência e à liberdade financeira, confira: Como ter um padrão de vida que cabe no seu bolso. O artigo vai ajudá-lo(a) a organizar suas finanças para que, lá na frente, você consiga viver de renda e realizar sonhos!

Além disso, é importante:

Sentiu que esses conceitos estão muito distantes da sua realidade?

Aí é que você se engana! Não estamos falando neste artigo de pessoas milionárias. Tudo o que colocamos aqui pode ser aplicado para você, de acordo com a sua própria realidade, hábitos, costumes e padrão de vida.

Todos podem atingir a independência e liberdade financeira, vivendo com conforto e com a possibilidade de realizar seus sonhos. Para isso, basta paciência, disciplina e determinação

E agora? Preparado(a) para chegar lá? Para não sair do trilho, fique sempre de olho nas nossas dicas aqui no Investir Bem.

Continue sua jornada nesta trilha! Leia mais:

O conteúdo do Programa Investir Bem é dedicado exclusivamente à propósitos educativos. As informações aqui disponibilizadas não devem ser entendidas como recomendações específicas de investimento nem garantia de rentabilidade.

Este site não é compatível com o navegador

Microsoft Internet Explorer

Por favor copie o link abaixo e utilize um outro navegador

https://investirbem.prevpepsico.com.br