trilha
compromisso

Reforma da casa: faça mais com menos

Você sabia que é possível fazer uma reforma sem gastar muito? Descubra como isso é possível!

Estourar o orçamento é um dos receios de quem decide reformar a casa. Somado a isso, há o fato de que cada pequena coisa que desejamos fazer pode custar um dinheiro que não gostaríamos de desperdiçar.

Mas, você sabia que é possível fazer uma reforma sem gastar muito? Veja a seguir como isso é possível:

Antes de tudo, planeje!

Uma reforma bem-sucedida começa com um bom planejamento. Apesar disso, muitas pessoas esquecem-se dessa etapa, por acreditarem que as ideias vão surgindo aos poucos.

O grande perigo de não planejar uma reforma é não ter um objetivo e, assim, acabar gastando a mais e /ou desnecessariamente. Além disso, o planejamento servirá para que você organize as finanças e não seja pego de surpresa.

Destacamos ainda que, ao saber o que será feito, fica mais fácil planejar a época do ano em que a reforma será realizada. Por exemplo, se deseja pintar as paredes ou revitalizar a área externa, períodos chuvosos e de umidade não são indicados.

Defina um limite de gastos

Com base no seu planejamento e considerando o orçamento doméstico, coloque no papel os gastos que você planeja ter. Para isso, considere os preços dos materiais a serem utilizados e dos(as) profissionais que contratará. Além disso, considere uma “gordurinha” para cobrir aquelas eventuais surpresas que toda reforma tem.

Conforme for o seu limite de gastos, pode ser que você precise rever alguns itens e realizar alterações no plano. Por exemplo, se o planejamento inicial era reformar a sala e a cozinha, pode acontecer de você perceber que não terá dinheiro para os dois ambientes ou que não poderá fazer tudo o que desejava.

Priorize

Quando desejamos reformar a casa, normalmente mil ideias nos vêm à mente, não é mesmo? Contudo, o bolso nem sempre acompanha nossas vontades, isto é, nem sempre temos dinheiro para fazer tudo o que desejamos.

Sabe aquelas compras por impulso que acabam bagunçando nosso orçamento? Pois bem, não deixe que a impulsividade transforme a reforma de hoje em uma longa e duradoura dor de cabeça.

Para isso, na hora de planejar o que deseja fazer, determine o que é prioritário. Analise o que é mais urgente, o que pode ser deixado para outra oportunidade e aquilo que pode ser resolvido com pequenos ajustes.

Faça você mesmo

Pensando em economizar, muitas pessoas aderiram ao movimento DIY (em português, “faça você mesmo”), principalmente graças aos vídeos no Youtube. Com isso em mente, quando for planejar a reforma verifique pequenas mudanças que podem ser feitas por você para melhorar um ou mais ambientes do seu lar.

Destacamos que uma reforma não precisa envolver demolição de paredes e mudanças drásticas. Pelo contrário! Você pode fazer uma grande alteração colocando papel de parede, trocando espelhos, torneiras e chuveiro etc.

Mas, atenção! Antes de começar a colocar a mão na massa, estude minuciosamente o que pretende fazer. Caso não se sinta confortável ou tenha dúvidas, deixe o trabalho nas mãos de profissionais.

Considere reforma sem obra

Este item tem a ver com o que comentamos: uma reforma não precisa de marretadas na parede. Muitas vezes, uma cortina nova e uma parede pintada de outra cor já transformarão o ambiente. Seguindo nessa linha, se sua sala precisa de um toque de mudança, você pode fazer pátina em algum móvel ou mudar o estofado do sofá.

Outra maneira de dar um novo ar à casa é apostando em vasos com plantas ou em quadros nas paredes. Se você tiver jeito com artesanato, pode até pensar em criar enfeites diferentes para a decoração.

Solicite vários orçamentos

Antes de comprar os materiais para sua reforma, faça uma pesquisa de preço. Muitas lojas oferecem descontos ou preços diferenciados na compra por quantidade, por isso, coloque em uma planilha tudo o que você for precisar.

A mesma dica vale para os(as) profissionais que serão contratados(as). Converse com amigos(as), parentes e colegas que já fizeram reformas e tenha algumas recomendações de trabalhadores que poderão realizar as obras planejadas. Em seguida, verifique com cada profissional o preço que eles (elas) cobram e o tempo que levarão.

Lembre-se: nem sempre o menor orçamento será o melhor para você. Procure pesquisar bastante, avaliar e buscar a melhor relação custo x benefício.

Planeje-se para imprevistos

Mesmo com um bom planejamento os imprevistos podem acontecer. Essa é a razão pela qual é importante considerá-los também em seu orçamento, para garantir que ele possa cobrir gastos não considerados previamente.

Adicionalmente, existem os imprevistos com relação ao cronograma. Períodos de chuva, por exemplo, podem atrapalhar o andamento da reforma e atrasar o início ou a finalização da obra. Leve isso em consideração para evitar que as adversidades atrapalhem a vida da família.

E não esqueça: para que tudo ocorra tranquilamente, cuide da saúde do seu bolso. Continue sempre ligado aqui no Investir Bem!

Continue sua jornada nesta trilha! Leia mais:

O conteúdo do Programa Investir Bem é dedicado exclusivamente à propósitos educativos. As informações aqui disponibilizadas não devem ser entendidas como recomendações específicas de investimento nem garantia de rentabilidade.

Este site não é compatível com o navegador

Microsoft Internet Explorer

Por favor copie o link abaixo e utilize um outro navegador

https://investirbem.prevpepsico.com.br