trilha
conhecimento

Como investir nas diferentes fases da vida?

Uma das principais dúvidas de quem decide investir é: por onde começar? Conheça algumas dicas para você ter sucesso nesse objetivo.

Uma das principais dúvidas de quem decide investir é: por onde começar? Dependendo da idade, há quem prefira dar foco em poupar o dinheiro para comprar a casa própria ou fazer uma faculdade.

Embora não exista nenhuma regra que defina o que deve ser feito, há algumas estratégias que cada pessoa pode adotar para conseguir ter mais direcionamento e até mesmo mais foco. Uma delas é olhar para as fases da vida.

É sobre isso que falamos neste artigo, mas antes de começarmos, queremos lembrar que o ideal é primeiro direcionar os investimentos para a reserva de emergência, pois com ela você evita ter que fazer um empréstimo ou pagar juros altos para lidar com algum imprevisto financeiro.

Portanto, seja qual for a fase em que você está, comece com a reserva. Feito isso, siga para os próximos objetivos. Confira:

Fases da vida

Iniciante

Geralmente, este grupo compreende pessoas que estão no início de suas carreiras profissionais e têm até 34 anos de idade. É a fase em que o foco deve ser em acumular dinheiro pensando no futuro. Em outras palavras, é o período em que é essencial criar um plano para a aposentaria.

Na prática, significa fazer um planejamento de longo prazo para que lá na frente você possa utilizar os rendimentos quando estiver aposentado(a). Como estamos tratando do início dessa jornada, a quantia destinada a esse fim pode ser menor, permitindo que você se planeje para guardar dinheiro para outros objetivos, como um curso ou uma viagem, por exemplo.

Pensando na aposentadoria, funcionários da PepsiCo podem investir em um plano de previdência fechado repleto de benefícios. Para obter mais informações, tirar dúvidas e fazer sua adesão ao plano, visite o site da Prev Pepsico.

Além da aposentadoria, quem é iniciante pode aproveitar para conhecer sobre os tipos de investimentos e para quais perfis eles são recomendados.

Intermediário

Se você tem entre 35 e 49 anos, este é o seu grupo. Aqui os objetivos financeiros estão mais definidos, como comprar um imóvel e guardar dinheiro para a faculdade dos(as) filhos(as).

Para atingir essas metas, você pode pensar em diversificar a carteira com investimentos de baixo risco e alto risco. Tudo vai depender do seu perfil de investidor, por isso, é importante ter conhecimento sobre como funcionam os investimentos.

Caso você não tenha feito isso na fase anterior, considere tirar um tempo para a sua educação financeira. Você pode começar por aqui mesmo, no Investir Bem.

Lembramos ainda que se você está nessa fase e já tem um plano de previdência, pode aumentar a quantia investida mensalmente, se o seu orçamento permitir. Agora, se você ainda não tem plano, então, está na hora de começar a investir em um!

Olho na aposentadoria

A partir dos 50 anos o foco na aposentadoria aumenta. Por isso, quem está nessa fase e ainda não começou um planejamento para esse objetivo, tem que correr e não perder mais tempo.

Mais uma vez, reforçamos que é possível investir no Plano Prev Pepsico. Além dele, você pode investir em produtos como Tesouro Direto e outros investimentos atrelados ao IPCA.

Se a sua aposentadoria tiver sido planejada nas fases anteriores, ótimo. Continue investindo uma parte da renda nesse objetivo e aproveite para também investir pensando em sonhos que ainda não realizou. Por exemplo, por que não poupar para fazer uma viagem com a família?

Seja qual for a fase da vida, quem trabalha na PepsiCo ainda pode contar com um apoio adicional – a Ethimos Investimentos. Se você está em dúvida sobre a melhor maneira de investir, um(a) assessor(a) é a pessoa mais indicada. Esse tipo de profissional tem um olhar mais técnico e abrangente para as oportunidades e mudanças do mercado financeiro e saberá indicar estratégias para proteger e ampliar o seu patrimônio. Nesse caso, você pode entrar em contato com:

Lucas Brigato
(19) 99755-8055
lucas.brigato@ethimos.com.br
www.ethimosinvestimentos.com.br

Existem diversas metas que podem ser traçadas. Tudo depende da sua situação financeira, momento de vida e do que você já conquistou até agora. Como comentamos no início, não existe nenhuma regra, mas é sempre bom ter consciência da importância em pensar no futuro.

Isso não significa que você não deva aproveitar o dinheiro para realizar sonhos. Pelo contrário, investindo com sabedoria é possível voar bem alto. É para ajudar você a cuidar do seu dinheiro que todos os meses publicamos conteúdos aqui no Investir Bem. Acesse e confira nossos materiais!

Continue sua jornada nesta trilha! Leia mais:

O conteúdo do Programa Investir Bem é dedicado exclusivamente à propósitos educativos. As informações aqui disponibilizadas não devem ser entendidas como recomendações específicas de investimento nem garantia de rentabilidade.

Este site não é compatível com o navegador

Microsoft Internet Explorer

Por favor copie o link abaixo e utilize um outro navegador

https://investirbem.prevpepsico.com.br