Veja ações que você pode adotar, bem como alguns hábitos que não deve deixar de lado, para que a vida de aposentado seja muito prazerosa.
Muito se fala sobre como planejar as finanças para a aposentadoria. Nesse sentido, são vários os artigos na internet que dão dicas sobre como poupar dinheiro para aproveitar melhor essa nova fase da vida.
Mas e quando falta pouco tempo para se aposentar, como a pessoa deve se preparar? Para abordarmos esse assunto, compartilhamos aqui algumas dicas de ações que você pode adotar, bem como alguns hábitos que não deve deixar de lado, para que a vida de aposentado seja muito prazerosa.
Confira a seguir:
A verdade é que toda pessoa aposentada precisa continuar adotando o mesmo comportamento de quando tinha uma vida profissional ativa: gastar menos do que ganha.
Isso pode ser um pouco complicado principalmente no começo, pois como se veem com mais tempo livre para aproveitar, muitos aposentados acabam tendo gastos elevados com o lazer.
Sabemos que ocupar o tempo e a cabeça é ótimo, especialmente depois de ter passado anos trabalhando, mas é preciso lembrar que as contas continuam vindo durante a aposentadoria.
Isso nos leva à segunda dica:
Quando uma pessoa se aposenta, ela passa a receber mensalmente uma quantidade menor de dinheiro. Por conta disso, a maioria dos(as) aposentados(as) precisa rever o orçamento e reformulá-lo para que ele se adeque ao novo momento da vida.
O ideal é que isso seja feito antes mesmo da aposentadoria. Assim, o processo de transição de uma etapa para outra da vida será mais tranquilo financeiramente falando.
Contudo, caso isso não tenha sido feito, nunca é tarde para começar. Para colocar em prática a remodelagem do orçamento, liste todas as entradas e saídas que você possui.
Em seguida, veja se é preciso fazer cortes, lembrando sempre da máxima de que o seu padrão de vida deve caber no seu bolso!
Se precisar de ajuda, veja aqui como reduzir despesas variáveis.
Emergências acontecem em todos os momentos da vida, por isso na aposentadoria não podemos nos descuidar da reserva financeira. Aqui temos três situações.
Na primeira, a pessoa que vai se aposentar já possui uma reserva de emergência. Nesse caso, tudo que ela precisa fazer é lembrar de que esse dinheiro deve ser usado apenas para imprevistos.
Na segunda, a reserva ainda está sendo criada, o que já é ótimo também. Para quem se enquadra nesse grupo, é importante indicar, no orçamento, o aporte mensal destinado para essa reserva.
Na terceira situação, o(a) aposentado(a) não tem nenhum dinheiro guardado para imprevistos. Como nunca é tarde para começar, quando for remodelar o orçamento, verifique o quanto pode ser poupado mês a mês para ser usado nos momentos de emergências.
Se você está para se aposentar e contribui para o Plano Prev Pepsico, contará com um dinheiro a mais para aproveitar a sua nova fase. Com toda certeza, saber que há essa reserva torna a aposentadoria ainda mais leve, não é mesmo?
Com um bom controle financeiro, você pode utilizar o dinheiro poupado no plano de previdência fechada da Pepsico para os mais diversos objetivos. Afinal, você merece!
Gostou dessas dicas? Para mais conteúdos como este, fique de olho no Investir Bem.
O conteúdo do Programa Investir Bem é dedicado exclusivamente à propósitos educativos. As informações aqui disponibilizadas não devem ser entendidas como recomendações específicas de investimento nem garantia de rentabilidade.